O Fortaleza segue avançando no Campeonato Cearense 2023 com o objetivo de defender seu título e adicionar à sua história o que seria um inédito pentacampeonato estadual. Na tarde deste domingo, 29, o Leão venceu o Barbalha pela terceira rodada da maior competição de clubes do futebol cearense, em partida realizada na Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte.
Desde o início da partida, o Fortaleza exerceu domínio sobre o adversário, com mais volume de jogo, finalizações e posse de bola. A equipe do Barbalha adotou uma postura mais reativa, apostando em saídas em contra-ataques com velocidade. O jovem meio-campista Sammuel apresentou, mais uma vez, um futebol de alto nível mesmo atuando como ponta-direita, caindo do lado direito para o centro. O camisa 26 do Leão marcou seu primeiro gol como jogador profissional e abriu o placar para o clube do Pici. O Barbalha empatou com Eduardo antes do intervalo após cobrança de pênalti causado por falha defensiva do zagueiro Habraão.
No segundo tempo, o técnico do Leão, Juan Pablo Vojvoda, colocou em campo Thiago Galhardo, Pochettino e promoveu a estreia de Júnior Santos. O Fortaleza seguiu exercendo pressão sobre seu oponente, mas parava no bloqueio do Barbalha, que fez tudo que podia para segurar o resultado. No entanto, não foi suficiente. Já nos acréscimos da etapa final, o camisa 91 serviu assistência cirúrgica para o argentino garantir mais uma vitória para o Leão e manter o 100% de aproveitamento na temporada.
O Tricolor de Aço entrará em campo novamente pelo Cearense na próxima quarta-feira, 1, em duelo contra o Atlético-CE. É natural que Vojvoda utilize as primeiras partidas do Fortaleza em 2023 para realizar uma série de testes e análises a respeito dos jogadores que compõem o grupo atual do Leão. A falta de ritmo e entrosamento se torna evidente, principalmente quando não há uma equipe titular bem definida.
O Campeonato Cearense de 2023, vulgo “Manjadinho”, promete ser uma das edições mais disputadas da história. O Fortaleza entrará em campo não apenas para defender o título de campeão, mas para adicionar à sua história o tão sonhado pentacampeonato estadual, feito que o rival, Ceará, pretende impedir de todas as formas possíveis.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
Após a rescisão contratual de Christian Bernardi, o Fortaleza foi obrigado a analisar, mais uma vez, o mercado de transferências com o objetivo de contratar um novo “camisa 10” para o elenco de jogadores integrados ao planejamento de Juan Pablo Vojvoda para a nova temporada. Diante disso, o Leão demonstrou interesse na contratação do meia Calebe, do Atlético-MG.
De acordo com informações do Diário do Nordeste, o jogador de 22 anos é um pedido de Vojvoda. Calebe é bem avaliado pelo treinador argentino, que enxerga o meio-campista como uma aquisição ideal para o seu modelo de jogo. No entanto, o Atlético-MG não tem interesse em ceder o atleta por meio de empréstimo, o que significa que o Tricolor do Pici teria que efetuar a compra do jovem “camisa 10” de forma definitiva.
Segundo apuração do Globo Esporte CE, o Fortaleza já chegou entrar em contato com a diretoria do Galo para compreender as condições de um possível acordo. O gigante do futebol brasileiro acredita que uma transferência para o Leão pode valorizar o jovem meia no mercado nacional e internacional. Calebe possui contrato válido com o clube mineiro até o final de 2024.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
Depois de muita especulação, polêmica e até mesmo ameaças, o Fortaleza poderá finalmente contar com seu novo camisa 9 para a próxima temporada. Vindo diretamente do Colo-Colo, o atacante Juan Martín Lucero acertou sua transferência para o Tricolor de Aço. A FIFA reconheceu que a negociação para transferência do atacante argentino ocorreu dentro da legalidade e o Leão não irá receber nenhum tipo de punição, apesar da insistência do gigante do futebol sul-americano.
De acordo com o jornalista César Luis Merlo, o novo atacante do Fortaleza foi habilitado pela FIFA e está regularizado para estrear com a camisa vermelha, azul e branca em 2023. O clube do Pici chegou a receber ameaças do presidente do Colo-Colo, Alfredo Stöhwing, que alegava que o contrato com Lucero não possuía multa rescisória. O staff do atleta, porém, entendia o contrário e demonstrou interesse na proposta do Leão para as próximas temporadas.
O Tricolor de Aço anunciou Juan Martín Lucero no dia 13 de janeiro e “El Gato” assinou contrato com o Fortaleza por três temporadas. O clube fez a aquisição de 100% dos direitos econômicos do atacante e estava preparado para enfrentar quaisquer multas ou punições resultantes das negociações, mesmo agindo dentro da normalidade jurídica desde o início. A diretoria do Colo-Colo não descarta insistir no processo nos próximos anos.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.