Sou Fortaleza

Estrela do Fortaleza abre o jogo sobre preparações antes da primeira partida da Libertadores: “A gente sabe…”

Fortaleza em 2023
Foto: Mateus Lotif

O Fortaleza entra em campo na noite desta quinta-feira, 23, e a partida será decisiva pelo mata-mata da Pré-Libertadores. A equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda irá enfrentar o Deportivo Maldonado-URU fora de casa, no Estádio Domingo Burgueño, em busca da tão sonhada classificação para a fase de grupos do torneio. Antes mesmo de chegar no Uruguai, o goleiro Fernando Miguel concedeu breves entrevistas aos veículos de comunicação presentes no aeroporto Pinto Martins e revelou detalhes sobre a preparação do clube do Pici para o confronto.

“É uma equipe que vem evoluindo no futebol uruguaio. Teve uma boa colocação no Campeonato do ano passado e o seu futebol é um jogo de bastante competição, isso a gente sabe, já observou. Temos bastante informações a respeito da equipe deles, mas acredito que numa partida eliminatória de dois jogos, é muito importante estarmos concentrados na nossa equipe, na postura que vamos adotar lá no Uruguai, jogando contra a equipe deles e a gente vai com convicção do trabalho que a gente vem fazendo ao longo dos últimos anos”, afirmou Fernando Miguel, o goleiro titular do Leão de Vojvoda, ao Blog do Kempes.

A exemplo do próprio Fortaleza em 2022, esta é a primeira participação da história do Deportivo Maldonado na Libertadores. O Leão entra em campo no estádio Domingo Burgueño na próxima quinta-feira, 23, às 21h, pela segunda etapa preliminar da maior competição de clubes de futebol da América do Sul. Com o objetivo de conquistar uma vaga para a fase de grupos do certame, o Tricolor de Aço precisa vencer dois adversários em partidas de ida e volta.

Para o confronto de ida contra o Deportivo Maldonado, o Fortaleza já possui cinco desfalques confirmados. Os atacantes Moisés e Pedro Rocha, em processo de tratamento de contusões graves e que os afastarão dos gramados por meses, e o meia Lucas Crispim, com lesão constatada em sua coxa. Além disso, Yago Pikachu e Emanuel Brítez estão suspensos por terem sido expulsos em partidas anteriores nas competições da CONMEBOL.

Fernando Miguel é um dos principais jogadores do Leão desde que assumiu a titularidade ainda em 2022. Foto: ASCOM Fortaleza EC.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue agitando o mercado da bola em busca de qualificar cada vez mais o elenco de jogadores para a disputa da atual temporada. Para isso, o Leão também precisa resolver situações indefinidas de atletas que não integram o planejamento da comissão técnica liderada por Juan Pablo Vojvoda, como é o caso do “camisa 9” Gustavo Coutinho. O atacante de 24 anos foi oficialmente anunciado como novo reforço do Atlético-GO para 2023.

Conforme noticiado anteriormente, o Fortaleza havia encaminhado o acordo pelo empréstimo de Gustavo Coutinho ao Dragão Goiano e o atacante já treinava com seus novos companheiros, além de ter realizado exames médicos e conhecido as instalações do clube. No entanto, ainda faltava o anúncio oficial, que veio na tarde desta quinta-feira, 16.

Após um breve período de observação promovido pela comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda, foi determinado que Coutinho não seria aproveitado pelo Fortaleza na atual temporada. O centroavante nem sequer entrou em campo nas oito partidas disputadas pelo clube do Pici em 2023 e a concorrência no ataque do Tricolor do Aço é grande. O jogador de 24 anos não conseguiu se sobressair na disputa por posição com atletas mais experientes, como é o caso de Thiago Galhardo, Silvio Romero e Juan Martín Lucero.

Por meio de nota oficial, o Leão desejou sucesso ao atacante em seu novo empréstimo. Coutinho tem contrato com o Fortaleza até o final de 2024, o que significa que caso o Atlético-GO não se interesse pela sua compra em definitivo, o jogador deve retornar ao Pici para mais uma reapresentação. Gustavo é cria das categorias de base do Tricolor de Aço.

Gustavo Coutinho não será aproveitado pelo Leão em 2023. Foto: Mateus Lotif.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza vem fazendo jus ao seu favoritismo no Campeonato Cearense e Copa do Nordeste. São oito vitórias em dez jogos disputados em 2023 e o Leão segue como o principal time a ser batido em ambas competições. Entretanto, agora o Tricolor do Pici tem como foco a disputa da vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América, em duelo de 180 minutos contra a equipe do Deportivo Maldonado-URU.

Para o jogo de ida, o principal jogador do clube uruguaio, Maximiliano Cantera, meia de 29 anos, será um importante desfalque para o Deportivo em seu confronto diante do Tricolor de Aço. O “cérebro” do time recebeu cartão vermelho ainda em 2021, quando defendia a camisa do Nacional e cumprirá a punição contra o Fortaleza.

Em 2022, o meia foi o principal jogador do Deportivo Maldonado. Maxi Cantera disputou 33 partidas e marcou 11 gols em sua última temporada pelo clube. Já em 2023, no Campeonato Uruguaio, o Deportivo conta com apenas uma vitória, diante do Plaza Colonia, no início de fevereiro, quando o meia marcou o único gol de sua equipe.

Fortaleza entra em campo diante do Deportivo Maldonado pelo Libertadores nos dias 23 de fevereiro e 2 de março, ambos com início às 21h do horário de Brasília. A partida de ida será realizada no estádio Domingo Burqueño, no Uruguai, enquanto a volta será marcada pelo retorno da Arena Castelão à temporada do Tricolor de Aço.

Maxi Cantera ficará de fora da partida de ida entre Leão e Deportivo Maldonado. Foto: 1950foto.