Sou Fortaleza

Primeiro clássico entre Fortaleza e Ceará de 2023 contará com protocolo de segurança especial

Foto: Lucas Emanuel/AGIF

Depois da grande polêmica gerada pela possibilidade do primeiro duelo entre Fortaleza e Ceará ser realizado com torcida única, as diretorias dos dois principais clubes do estado conseguiram reverter a situação e o primeiro Clássico-Rei de 2023 terá as duas maiores torcidas do estado. Os rivais entram em campo nesta terça-feira, 7, às 21h25 do horário de Brasília, no estádio Presidente Vargas, pelo Campeonato Cearense.

No dia da realização da partida, 300 seguranças, 20 bombeiros civis, três médicos, seis enfermeiros, três ambulâncias, 16 policiais civis, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e demais órgão estarão preparados para atender quaisquer necessidades referentes ao Clássico-Rei. Além disso, a Polícia Militar irá prontificar 423 agentes, 240 na área externa e 183 na área interna do estádio Presidente Vargas.

O torcedor das duas equipes pode sair livremente até os 30 minutos do segundo tempo. Porém, caso a partida termine empatada, os alvinegros serão os primeiros a deixar o PV. Em caso de vitória de algum dos times, a torcida vencedora terá que aguardar dentro do estádio por até, no máximo, 1h. Por motivos de segurança, não será permitida a venda de bebidas alcóolicas nas proximidades do local do jogo.

No dia do confronto, não serão disponibilizadas vendas no PV e a torcida do Alvinegro terá acesso ao estádio pela Avenida Marechal Deodoro, enquanto o torcedor do Leão fará sua entrada pela Avenida dos Expedicionários. Como uma forma de priorizar a segurança do torcedor, a medida seria uma forma de antecipar possíveis conflitos e cenas de violência entre as torcidas, ingressos não serão disponibilizados nas bilheterias da praça esportiva no dia do jogo.

O Campeonato Cearense de 2023 tem todos os elementos necessários para ser ser uma das maiores edições dos últimos tempos. O Fortaleza entrará em campo não apenas para defender o título de campeão pela quarta vez consecutiva, mas para acrescentar à sua vitoriosa história um pentacampeonato inédito, algo que o rival, Ceará, pretende impedir de todas as formas possíveis.

Clássico-Rei
Leão e Alvinegro se uniram contra o Clássico-Rei de torcida única. Foto: João Moura.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após o anúncio da rescisão contratual do meio-campista Christian Bernardi devido a problemas de saúde, o tão esperado “camisa 10” do Fortaleza ainda está em processo de definição pelo Departamento de Futebol do clube, que vem trabalhando para procurar uma solução para uma das principais necessidades do elenco de Juan Pablo Vojvoda. Bruno Zapelli, meia do Belgrano, decidiu permanecer no clube argentino e recebeu um novo contrato com aumento salarial significativo.

De acordo com o jornalista César Luis Merlo, o clube argentino estendeu o vínculo com com o clube argentino por mais um ano, até 2025, e recebeu uma melhoria substancial em seu salário. Segundo a apuração de Merlo, o Belgrano decidiu agir rápido para garantir a permanência de Zapelli depois do forte interesse do Fortaleza, principalmente, e da sondagem do Vasco da Gama.

Na última temporada pelo Belgrano, o alvo do Fortaleza para a posição de “camisa 10” disputou 37 partidas, marcou dois gols e concedeu três assistências. Os valores eram considerados altos e o modelo de investimento seria semelhante ao realizado na contratação de Valentín Depietri, que também veio da Primera B Nacional e possuía potencial para evolução.

Zapelli
Bruno Zapelli era o principal alvo do Fortaleza para a posição de “camisa 10”. Foto: César Luis Merlo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza conheceu sua primeira derrota em 2023 ao visitar o ABC no estádio Frasqueirão, em Natal, pela Copa do Nordeste. Para além do desempenho questionável de seu elenco de jogadores, o técnico do Leão, Juan Pablo Vojvoda, revelou que é natural que o clube do Pici enfrente adversários dispostos a “jogar a vida” e entregar tudo dentro de campo, principalmente após o Tricolor de Aço ter consolidado sua imagem como uma das principais equipes do futebol nacional e, por isso, cobrou atenção.

“Na Copa do Nordeste, vamos encontrar estes campos quando jogarmos fora de casa contra estes tipo de adversários (de muita raça e entrega). O Fortaleza conquistou um lugar no futebol nordestino e brasileiro em que todos os adversários irão querer jogar a vida contra a gente e temos que saber disso e garantir o nosso lugar, porque conquistamos e é preciso sustentá-lo”, decretou o técnico do Fortaleza.

A derrota por 2 a 0 para o ABC na atual edição do Nordestão faz com que o Fortaleza permaneça com seis pontos. A equipe venceu o Campinense e o Sergipe nos dois compromissos anteriores e é líder do Grupo A, ao lado do Sport. O clube do Rio Grande do Norte, por sua vez, ocupa a vice-liderança do Grupo B e adquiriu confiança após uma de suas maiores vitórias da temporada. Na próxima rodada, o Fortaleza entra em campo contra a equipe do Bahia, na Arena Fonte Nova, enquanto o ABC tem confronto marcado diante do Sampaio Corrêa.

Fortaleza
Atual campeão, Tricolor de Aço segue avançando em busca da defesa de seu título. Foto: Mateus Lotif.