Sou Fortaleza

“EL JEFE!” Fortaleza de Vojvoda marcou gols em quase 80% das partidas que disputou

fortaleza-vojvoda
Foto: Thiago Gadelha/SVM.

Desde que assumiu o comando técnico do Fortaleza, em uma das principais apostas da gestão do atual presidente do clube, Marcelo Paz, o argentino Juan Pablo Vojvoda vem consolidando seu nome como um dos maiores treinadores dos 104 anos de história do Leão. Como característica das equipes comandadas anteriormente por “El Jefe“, o futebol ofensivo e uma proposta de jogo vertical são priorizadas e no Tricolor de Aço não foi diferente.

Apesar do rendimento abaixo do esperado da grande maioria dos jogadores do elenco do Fortaleza neste início de temporada, o clube venceu todas as seis partidas que disputou entre Campeonato Cearense e Copa do Nordeste e mantém 100% de aproveitamento em 2023, com 14 gols marcados. O número de jogadores diferentes que balançaram as redes adversárias é expressivo, apesar de Thiago Galhardo ter se isolado na artilharia do Leão neste início de ano.

Em 2023, a média do Fortaleza superior a dois gols por partida não surpreende. Ao total, foram 127 partidas de Vojvoda como treinador do Leão e, nestas, sua equipe marcou 99 vezes contra seus adversários, o que equivale a um total de 78% dos jogos, de acordo com o jornalista André Almeida.

Juan Pablo Vojvoda irá comandar o Fortaleza por, no mínimo, 59 partidas já garantidas na temporada de 2023. Nada impede que o Leão faça história e avance para as finais ou semifinais de competições como Copa do Brasil, Copa do Nordeste ou Copa Libertadores da América, o que significaria ainda mais jogos do argentino à beira do campo.

Até o fim de seu contrato com o clube do Pici, válido até dezembro de 2024, o atual comandante técnico do Tricolor pode se tornar um dos maiores ídolos de todos os tempos. Para isso, terá que superar Moésio Gomes, o técnico com mais partidas pelo Fortaleza em toda a sua história, que possui 229 jogos disputados como treinador do Tricolor de Aço.

Fortaleza avalia fazer proposta por capitão de gigante sul-americano
Ao final da temporada, Vojvoda se tornará o segundo técnico com mais partidas na história do Leão.
Foto: Karim Georges.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue movimentando o mercado de transferências nacional em busca da qualificação máxima do grupo de jogadores que estará a disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda no que promete ser uma das temporadas mais difíceis da história do Leão desde que voltou à elite do futebol nacional. Após a rescisão contratual de Bernardi, o Tricolor de Aço agiu rápido e está a detalhes de anunciar oficialmente o meia Calebe, do Atlético-MG, como seu novo “camisa 10”.

As negociações estão avançadas e as diretorias de Fortaleza e Atlético-MG devem definir a transferência por, aproximadamente R$ 6 milhões. De acordo com informações de alguns veículos da imprensa de Minas Gerais, o Leão irá exercer a compra de 50% dos direitos econômicos do jogador, enquanto o Galo irá manter 20% e o São Paulo o restante da porcentagem referente ao jogador de 22 anos.

Embora tenha disputado uma Copinha pelo Atlético-MG e disputado o primeiro jogo como profissional pelo clube mineiro, Calebe é uma revelação do São Paulo. O meia chegou em Minas Gerais em 2019, comprado pelo Alvinegro por cerca de 500 mil reais. Desde então, consagrou-se campeão da Série A e da Copa do Brasil de 2021. O jovem meio-campista surge como uma reposição após as saídas de Lucas Lima, Matheus Vargas e Otero.

Calebe está cada vez mais próximo de ser anunciado como novo reforço do Leão. Foto: Pedro Souza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza tem como principais objetivos neste início de temporada a defesa dos títulos de campeão do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira, 3, novos detalhes das rodadas 5, 6 e 7 do Nordestão 2023 e o Fortaleza tomou conhecimento das definições do segundo Clássico-Rei do ano.

O grande dérbi entre Fortaleza e seu rival, Ceará, foi agendado para o dia 5 de março (domingo), às 18h30, no horário de Brasília, e marcará o retorno do Clássico-Rei à Arena Castelão, que já estará disponível para receber jogos oficiais após a finalização das obras que vinham sendo realizadas no estádio desde 2022.

Em relação aos próximos confrontos do Fortaleza no Nordestão 2023, além do clássico contra o Alvinegro, o Leão de Juan Pablo Vojvoda entrará em campo diante da equipe do Náutico, mas a CBF não revelou detalhes sobre a partida. O Tricolor de Aço já disputou o confronto válido pela 5ª rodada no dia 26 de janeiro, quando venceu o Sergipe por 1 a 0, em virtude do jogo de estreia do clube do Pici na Copa Libertadores da América, contra o Deportivo Maldonado.

Leão busca levantar a taça da Copa do Nordeste mais uma vez em 2023. Foto: Lucas Emanuel/CBF.