Sou Fortaleza

Fortaleza está entre os dez melhores clubes do futebol brasileiro, aponta ranking internacional

Fortaleza x River Plate
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O Fortaleza segue em crescente ascensão e busca cada vez mais consolidar a imagem do clube entre os protagonistas do cenário do futebol brasileiro. De acordo com o Opta Power Rankings, que promove um levantamento realizado diariamente com classificações atualizadas de diferentes clubes do mundo, o Leão está entre as dez melhores equipes da Série A do Brasileirão.

O Fortaleza ocupa a sexta posição entre os clubes brasileiros melhores posicionados no ranking internacional. No cenário mundial, o Leão é o 130º colocado, com uma pontuação de 81.4, enquanto o grande rival do estado, Ceará, soma 77.1 e aparece apenas na 14ª colocação, após o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A pontuação é atribuída pela competitividade dos campeonatos e pelos resultados conquistados pelas equipes.

Entre os brasileiros, o clube que ocupa a melhor posição é o Palmeiras, atual campeão da Supercopa do Brasil. O clube paulista possui uma pontuação de 86.9 e está em 43º no ranking mundial. Logo em seguida aparece o Flamengo, atual campeão da Libertadores. O Rubro-Negro carioca soma 84.7 pontos e está em 66º na lista mundial.

CONFIRA OS DEZ MELHORES TIMES BRASILEIROS DE ACORDO COM O OPTA POWER RANKINGS

1º Palmeiras | 86.9

2º Flamengo | 84.7

3º Internacional | 83.9

4º Fluminense | 83.5

5º Atlético-MG | 83.1

6º Fortaleza | 81.4

7º Corinthians | 81.1

8º São Paulo | 80.8

9º Athletico-PR | 80.2

10º América-MG | 80.0

Leão foi o único representante do Nordeste na Libertadores 2022. Foto: CONMEBOL.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza vem intensificando os trabalhos para a definição dos jogadores que irão compor o grupo treinado pela comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda para 2023. Entre os novos reforços do Leão para a atual temporada, o camisa 9 Juan Martin Lucero teve seu novo contrato publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e já está apto para estrear com a camisa vermelha, azul e branca.

Na manhã desta terça-feira, 31, “El Gato” foi regularizado no futebol brasileiro após a polêmica envolvendo o Fortaleza e seu ex-clube, Colo-Colo. A FIFA analisou a situação e permitiu que o atacante argentino pudesse defender a camisa do Leão sem quaisquer punições ou consequências, apesar da insistência do gigante do Chile. Como já vem participando dos treinamentos comandados pela comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda, espera-se que Lucero entre em campo diante da equipe do Atlético-CE, em partida válida pelo Campeonato Cearense 2023.

O Tricolor de Aço anunciou Juan Martín Lucero no dia 13 de janeiro e “El Gato” assinou contrato com o Fortaleza por três temporadas. O clube fez a aquisição de 100% dos direitos econômicos do atacante e estava preparado para enfrentar quaisquer multas ou punições resultantes das negociações, mesmo agindo dentro da normalidade jurídica desde o início. A diretoria do Colo-Colo não descarta insistir no processo nos próximos anos.

As expectativas estão grandes para a estreia do novo camisa 9 do Leão. Foto: Matheus Amorim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Fortaleza e Ceará se uniram e apresentaram proposta para impedir que o primeiro Clássico-Rei de 2023 seja realizado com torcida única, após o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Defesa do Desporto e do Torcedor (NUDTOR), ter solicitado à Federação Cearense de Futebol (FCF) que definisse o primeiro duelo entre os dois principais clubes do estado neste formato. O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, declarou-se contra a decisão.

“A expectativa é que a SSPDS possa rever sua recomendação. A gente não pode dar um passo atrás, um retrocesso. Não ter as duas torcidas no estádio é perder o jogo antes de começar o jogo. A gente tem capacidade de prever a segurança adequada”, declarou o principal Executivo do Fortaleza.

Como uma forma de priorizar a segurança do torcedor, a medida seria uma forma de antecipar possíveis conflitos e prevenir cenas de violência entre as torcidas. Além disso, o MPCE requisitou que a capacidade máxima do primeiro Clássico-Rei da temporada seja de 15 mil espectadores. Diante disso, Marcelo Paz relembrou a “essência do futebol cearense”.

“Que o futebol cearense não perca essa essência que é das duas torcidas fazendo festa no estádio. Quem não vem para fazer festa, que seja punido individualmente. Não podemos proibir muitas pessoas que tem boa índole, que vem para torcer”, concluiu o presidente do Tricolor de Aço.

A diretoria do rival, Ceará apresentou o plano estratégico para a realização da partida e a Polícia Militar (PM) requisitou 48 horas para a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS-CE) analisar a proposta e decretar um veredito. O clube de Porangabussu sugeriu a utilização de tapumes para torcidas não se encontrarem do lado de fora do estádio Presidente Vargas e o cancelamento da venda de ingressos no dia do Clássico-Rei.

Clássico-Rei
Fortaleza e Ceará se uniram contra Clássico-Rei de torcida única. Foto: João Moura