Sou Fortaleza

Presidente do Fortaleza quebra silêncio e dispara contra possibilidade de torcida única no Clássico-Rei: “Retrocesso”

fortaleza-marcelo-paz
Foto: Karim Georges.

Fortaleza e Ceará se uniram e apresentaram proposta para impedir que o primeiro Clássico-Rei de 2023 seja realizado com torcida única, após o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Defesa do Desporto e do Torcedor (NUDTOR), ter solicitado à Federação Cearense de Futebol (FCF) que definisse o primeiro duelo entre os dois principais clubes do estado neste formato. O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, declarou-se contra a decisão.

“A expectativa é que a SSPDS possa rever sua recomendação. A gente não pode dar um passo atrás, um retrocesso. Não ter as duas torcidas no estádio é perder o jogo antes de começar o jogo. A gente tem capacidade de prever a segurança adequada”, declarou o principal Executivo do Fortaleza.

Como uma forma de priorizar a segurança do torcedor, a medida seria uma forma de antecipar possíveis conflitos e prevenir cenas de violência entre as torcidas. Além disso, o MPCE requisitou que a capacidade máxima do primeiro Clássico-Rei da temporada seja de 15 mil espectadores. Diante disso, Marcelo Paz relembrou a “essência do futebol cearense”.

“Que o futebol cearense não perca essa essência que é das duas torcidas fazendo festa no estádio. Quem não vem para fazer festa, que seja punido individualmente. Não podemos proibir muitas pessoas que tem boa índole, que vem para torcer”, concluiu o presidente do Tricolor de Aço.

A diretoria do rival, Ceará apresentou o plano estratégico para a realização da partida e a Polícia Militar (PM) requisitou 48 horas para a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS-CE) analisar a proposta e decretar um veredito. O clube de Porangabussu sugeriu a utilização de tapumes para torcidas não se encontrarem do lado de fora do estádio Presidente Vargas e o cancelamento da venda de ingressos no dia do Clássico-Rei.

Clássico-Rei
Fortaleza e Ceará se uniram contra Clássico-Rei de torcida única. Foto: João Moura

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Depois que o Fortaleza anunciou a rescisão contratual de Christian Bernardi por conta de questões médicas, o clube do Pici foi obrigado a analisar, mais uma vez, o mercado de transferências com o objetivo de contratar um novo “camisa 10” para o elenco de jogadores que compõem o planejamento de Juan Pablo Vojvoda para 2023. Diante disso, nos últimos dias o novo nome vinculado ao Leão é Calebe, jogador de 22 anos do Atlético-MG.

O jovem meia é um pedido do treinador argentino do Fortaleza, que o avalia muito bem. Além disso, o Leão já havia se interessado pelo jogador anteriormente, mas não chegou a consultar os valores solicitados pelo Galo, como ocorreu recentemente. O possível acordo entre os clubes por Calebe gerou insatisfação por parte da torcida do clube mineiro nas redes sociais, que vem cobrando cada vez mais a diretoria por uma gestão melhor. De acordo com apuração do Globo Esporte, uma possibilidade de empréstimo está descartada, somente a venda interessa o time comandado por Eduardo Coudet.

Embora tenha disputado uma Copinha pelo Atlético-MG e disputado o primeiro jogo como profissional pelo clube mineiro, Calebe é uma revelação do São Paulo. O meia chegou em Minas Gerais em 2019, comprado pelo Alvinegro por cerca de 500 mil reais. Desde então, consagrou-se campeão da Série A e da Copa do Brasil de 2021. Nos bastidores, o Galo não tem pressa para finalizar as tratativas, até porque o “camisa 10” pode ser aproveitado pelo seu novo técnico.

Calebe pode vestir a camisa do Leão em 2023. Foto: Pedro Souza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza entrará em campo na Copa Libertadores da América pela segunda vez em sua história e vem se preparando para conquistar seu grande objetivo na competição: avançar para a fase de grupos da principal competição de clubes de futebol da América do Sul. No entanto, para a estreia do Leão diante do Deportivo Maldonado-URU, o técnico Juan Pablo Vojvoda contará com três desfalques já confirmados.

O zagueiro Emanuel Brítez irá desfalcar o Fortaleza no jogo diante do clube uruguaio pelas fases preliminares da Libertadores. Ele foi expulso na derrota por 2 a 1 do Unión de Santa Fe, seu antigo clube, para o Nacional-URU na Copa Sul-Americana de 2022. O “xerife” argentino do Leão não poderá atuar em nenhuma das partidas contra o Deportivo Maldonado.

Já o artilheiro do Fortaleza na última temporada, Yago Pikachu, também não estará disponível para a estreia do Leão na Libertadores por conta do cartão vermelho recebido no confronto contra o Estudiantes, em sua última partida pelo Tricolor do Pici antes de se transferir ao futebol japonês. O ala-direito cumprirá dois jogos de punição e não enfrentará o clube do Uruguai.

Moisés sofreu séria contusão na primeira partida do Fortaleza na temporada de 2023. Uma fratura no quinto metatarso foi constatada e o tratamento cirúrgico foi definido como a melhor forma de se tratar o problema. A cirurgia de Moisés foi realizada com sucesso e o craque do Leão está bem e se recuperando. O atacante deve retornar somente somente em abril.

Os jogos do Fortaleza contra o Deportivo Maldonado serão realizados nos dias 23 de fevereiro, no Uruguai, e 2 de março, na Arena Castelão. A expectativa é que o Tricolor de Aço avance para a próxima fase da Pré-Libertadores, quando irá definir sua tão sonhada participação na fase de grupos da competição.

Fortaleza na Liberta
Leão em sua primeira participação da história na Libertadores. Foto: Bruno Oliveira.