Sou Fortaleza

Fortaleza derrota Caucaia e segue avançando em busca do título do Campeonato Cearense de 2023

Fortaleza
Foto: Mateus Lotif

O Fortaleza entrou em campo na noite desta quarta-feira, 18, diante da equipe do Caucaia, em duelo válido pela segunda rodada do Campeonato Cearense de 2023. A partida foi realizada novamente no Estádio Presidente Vargas e o Tricolor de Aço venceu seu adversário pelo placar de 1 a 0. O Leão segue avançando em busca do tão sonhado pentacampeonato estadual.

O Fortaleza confirmou mais uma vez o seu favoritismo na maior competição de clubes de futebol do estado. O técnico Juan Pablo Vojvoda decidiu entrar em campo com uma equipe quase totalmente diferente daquela que conquistou a primeira vitória da temporada, promovendo a estreia de jogadores como o goleiro João Ricardo e os laterais Dudu e Bruno Pacheco. Além disso, o treinador argentino deu oportunidade para o jovem Sammuel iniciar a partida e mostrar serviço.

O Fortaleza teve amplo domínio do jogo, apesar da falta de entrosamento explícita e natural do período de início de temporada. No primeiro tempo, o zagueiro Titi abriu o placar para o Tricolor do Pici após confusão na grande área do Caucaia. O Leão teve as melhores oportunidades da partida, mas acabou desperdiçando inúmeras chances de ampliar a vantagem, esbarrando em finalizações erradas, decisões precipitadas e um grande número de impedimentos. O Caucaia chegou a causar sustos ao gol do defendido pelo novo camisa 1 do clube, mas nada que impedisse a conquista de mais três pontos no “Manjadinho”.

É natural que Vojvoda utilize as primeiras partidas do Fortaleza em 2023 para realizar uma série de testes e análises a respeito dos jogadores que compõem o grupo atual do Leão. A falta de ritmo e entrosamento se torna evidente, principalmente quando não há uma equipe titular bem definida. Entre os aspectos negativos do jogo, o zagueiro Brítez teve que deixar a partida antes do final do primeiro tempo por conta de uma lesão.

Leão mantém 100% de aproveitamento no “Manjadinho”. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Após a estreia do Fortaleza na temporada de 2023, o Departamento de Futebol do clube do Pici vem intensificando o processo de saídas e chegadas de jogadores com base no planejamento do técnico Juan Pablo Vojvoda. Na tarde desta quarta-feira, 18, o Leão anunciou mais uma saída para 2023: o meio-campista Luiz Henrique.

Por meio de nota oficial, o Fortaleza comunicou um novo empréstimo para o jogador de 23 anos, que não faz parte do grupo de jogadores que irão disputar as cinco importantes competições do Leão na temporada: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Série A do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Luiz Henrique irá vestir a camisa do Botafogo-SP até o final de 2023, quando seu vínculo com o Tricolor de Aço chegará ao fim, o que significa que o atleta não deve mais defender a camisa vermelha, azul e branca.

Luiz Henrique chegou ao Pici ainda na temporada 2020, quando encaminhou sua saída do Flamengo, clube que o lançou ao futebol profissional após grande desempenho nas categorias de base do Rubro-Negro. O meio-campista possui 30 jogos pelo Fortaleza, com três gols marcados e seis assistências concedidas. Em 2021 e 2022 ele foi emprestado ao Botafogo e ao Vasco da Gama, respectivamente.

Luiz Henrique não deve voltar a vestir a camisa do Leão. Foto: Leonardo Moreira.

OUTRAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Após a primeira partida do Fortaleza em 2023, o Fortaleza intensificou o processo de análise do elenco que irá compor o planejamento do técnico Juan Pablo Vojvoda na nova temporada, que promete ser das mais difíceis. Entre os atletas que integravam a lista de negociáveis, Fabrício Baiano acertou sua transferência para o Avaí.

Conforme informado anteriormente, o Fortaleza já trabalhava há algum tempo para definir a transferência de Fabrício Baiano para o Avaí. O jogador de 30 anos teve passagem apagada pelo Leão desde que foi anunciado na janela de transferências de meio de temporada e não agradou o treinador argentino do clube do Pici. O meio-campista já havia sido comunicado que não estava nos planos de Vojvoda.

Baiano chegou ao Fortaleza no dia 11 de julho de 2022, mas vestiu a camisa vermelha, azul e branca em apenas cinco oportunidade, sem gols ou assistências. O volante possui contrato válido com o Tricolor de Aço até 31 de julho de 2024, o que significa que o atleta deve retornar ao Leão após o fim de seu empréstimo junto ao Avaí para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Desempenho de Fabrício Baiano não agradou o técnico Vojvoda. Foto: Mateus Lotif.