Sou Fortaleza

Fortaleza e Deportivo Maldonado empatam sem gols no Uruguai pela Libertadores 2023

Foto: Felipe Cruz.

O Fortaleza fez sua estreia na maior competição de futebol da América do Sul na noite desta quinta-feira, 23. O Leão de Juan Pablo Vojvoda entrou em campo diante do Deportivo Maldonado pela partida de ida da segunda fase preliminar da Copa Libertadores da América e o jogo foi encerrado em 0 a 0, o primeiro empate do Tricolor do Pici na atual temporada.

O Deportivo Maldonado iniciou melhor a partida, criou as melhores oportunidades ao gol defendido por Fernando Miguel e chegou, inclusive, a balançar as redes do Fortaleza, mas o VAR reverteu a decisão de campo. O Leão teve bastante dificuldade para construir jogadas ofensivas e o meio-campo não conseguia manter a posse da bola por muito tempo. Na primeira etapa, o Tricolor do Pici sofreu pelas laterais e seu oponente teve mais posse de bola.

Após o intervalo, o Fortaleza voltou melhor, mas seguiu sendo bloqueado pela intensa marcação do clube uruguaio. O Leão apresentou mais posse de bola nos minutos iniciais, mas não conseguiu transformar isso em chances reais de gol. Calebe e Lucero entraram na partida no decorrer do segundo tempo como uma forma de potencializar o ataque do clube do Pici, mas de nada adiantou. A equipe de Vojvoda empatou pela primeira vez em 2023.

O confronto de volta está agendado para o dia 2 de março, no mesmo horário, e marcará o retorno da principal casa do Fortaleza à sua temporada. Entretanto, antes disso, o Leão tem compromisso marcado para o próximo domingo, 26, contra a equipe do Náutico, pela Copa do Nordeste 2023. Atual campeão, o Tricolor de Aço busca defender seu título diante dos gigantes do futebol nordestino.

Leão e Deportivo Maldonado empataram em 0 a 0 no Uruguai. Foto: Felipe Cruz.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue movimentando o mercado de transferências nacional com o objetivo de suprir todas as necessidades do elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda em 2023. Nas últimas semanas, o Leão havia avançado nas negociações pela transferência do zagueiro Nicolás Hernández, do Athletico, no entanto, o Internacional de Mano Menezes atravessou as tratativas e conseguiu acertar a contratação do jogador colombiano.

Nico Hernández, atleta de 25 anos e alvo do Fortaleza para a atual temporada, foi anunciado oficialmente na tarde desta quinta-feira, 23, como o novo reforço do Internacional. O defensor estava há duas temporadas defendendo a camisa do clube paranaense, mas não integrava mais o planejamento da atual comissão técnica do Furacão.

Canhoto, rápido e versátil, o talentoso defensor do Athletico pode atuar como zagueiro e lateral-esquerdo, exatamente o perfil que Vojvoda deseja no Fortaleza. Nico Hernández possuía contrato válido com o Furacão até 30 de junho de 2024 e chegou a disputar uma Copa Libertadores da América anteriormente. A decisão final estava nas mãos do próprio zagueiro, que optou pela transferência para o Colorado.

Desde o início do atual mercado da bola, especulava-se que o Fortaleza anunciasse a contratação de um novo zagueiro canhoto ou que atue pelo lado esquerdo do campo. No entanto, as semanas foram passando, outros setores do time foram priorizados e a temporada acabou começando sem um novo defensor central. Ainda há expectativas por um novo reforço por parte da torcida tricolor e imprensa cearense.

Nicolás Hernández é o novo reforço do Colorado para 2023. Foto: ASCOM Inter.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza irá fazer sua estreia na Copa Libertadores da América na noite desta quinta-feira, 23, diante da equipe do Deportivo Maldonado e não deve poupar esforços para seguir avançando e conquistar a tão sonhada vaga para a fase de grupos da competição. Recém-chegado no clube, o meia Calebe, contratação mais cara da história do Leão, comentou sobre as expectativas para o primeiro confronto da principal competição da CONMEBOL.

“Nosso grupo é forte e sabemos da importância individual no coletivo. Foi especial pra mim fazer a estreia e estou pronto pra ajudar o Leão a conquistar seus objetivos pra 2023. Já temos duas finais pela frente nessa largada da Libertadores e estamos focados nesse primeiro jogo pra sairmos com o resultado a nosso favor”, declarou Calebe, ex-jogador do Atlético-MG, em entrevista ao Globo Esporte.

O novo “camisa 10” do Fortaleza foi anunciado no início de fevereiro e ainda está se adaptando ao Pici. O jogador passou pela aprovação de Juan Pablo Vojvoda e já estava na mira do Tricolor de Aço desde a última janela de transferências. Calebe já fez sua estreia com a camisa vermelha, azul e branca na partida contra o CSA, pela Copa do Nordeste 2023, e mostrou ser uma opção de bastante qualidade para o treinador argentino.

Calebe foi anunciado como a contratação mais cara da história do Leão. Foto: Leonardo Moreira.