Fortaleza encara Bahia em duelo entre Tricolores de Aço pelo Nordestão 2023; veja retrospecto

Foto: Fábio Lima/O POVO

O Fortaleza entra em campo diante da equipe do Bahia na noite desta terça-feira, 14, às 21h30, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela Copa do Nordeste. Após duas derrotas consecutivas neste início de 2023, a equipe de Juan Pablo Vojvoda deve utilizar o que possui de melhor para conquistar a primeira vitória fora de casa da atual temporada e afastar de vez os questionamentos sobre o desempenho do clube.

Em toda história, o confronto entre Tricolores de Aço protagonizado por Fortaleza e Bahia possui 42 partidas oficiais. O clube baiano é o maior vencedor da clássico regional, com 14 vitórias, mas o Leão não está distante. Ao contrário, o clube do Pici venceu o Esquadrão em 12 oportunidades e pode se aproximar ainda mais em caso de triunfo no primeiro encontro entre os gigantes do futebol nordestino da temporada.

Fortaleza e Bahia também somam 14 empates em partidas oficiais. Além disso, o confronto registra o total de 115 gols entre as equipes, 63 marcados pelo Esquadrão e 52 anotados pelo Tricolor do Pici. Entretanto, nos últimos cinco jogos disputados, já sob o comando técnico de Vojvoda, o Leão leva a melhor: são três vitórias contra apenas uma de seu adversário, além do empate na semifinal da Copa do Nordeste de 2021, quando o clube baiano venceu nos pênaltis e acabou se consagrando campeão daquela edição.

ÚLTIMOS CONFRONTOS ENTRE FORTALEZA E BAHIA

Fortaleza 3 x 1 Bahia (Copa do Nordeste 2022)

Fortaleza 2 x 1 Bahia (Brasileirão 2021)

Bahia 4 x 2 Fortaleza (Brasileirão 2021)

Fortaleza (2) 0 x 0 (4) Bahia (Copa do Nordeste 2021)

Fortaleza 2 x 1 Bahia (Copa do Nordeste 2021)

Duelo entre Tricolores de Aço. Foto: Fábio Lima/O Povo

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Para além das dez contratações realizadas neste primeiro momento da temporada, o Tricolor segue trabalhando para definir a situação de jogadores que não integram o planejamento traçado por Juan Pablo Vojvoda e sua comissão técnica. Entre os nomes que estavam na lista de negociáveis do Leão, o atacante Gustavo Coutinho acertou sua saída do clube e irá defender a camisa do Atlético-GO em 2023.

Conforme informado anteriormente, o “camisa 9” do Leão já havia encaminhado o acordo de empréstimo junto ao Dragão Goiano até dezembro deste ano, mas ainda restavam pendências burocráticas a serem resolvidas. Apesar do anúncio oficial ainda não ter sido divulgado, Gustavo Coutinho já realizou exames médicos, conheceu seus novos companheiros e as instalações do Atlético-GO. Além disso, o atacante participou das primeiras atividades preparatórias visando a disputa da atual edição do Campeonato Goiano.

Após um breve período de observação promovido pela comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda, foi determinado que Coutinho não seria aproveitado pelo Leão na atual temporada. O centroavante nem sequer entrou em campo nas oito partidas disputadas pelo clube do Pici em 2023 e a concorrência no ataque do Tricolor do Aço é grande. O jogador de 24 anos não conseguiu se sobressair na disputa por posição com atletas mais experientes, como é o caso de Thiago Galhardo, Silvio Romero e Juan Martín Lucero.

Coutinho chegou a passar por um período de testes no Tricolor, mas não agradou a comissão técnica. Foto: Leonardo Moreira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Em seus 104 anos de história, o Fortaleza contou com a passagem de inúmeros atletas que marcaram época enquanto defenderam a camisa vermelha, azul e branca do Tricolor de Aço. Muitos torcedores do Leão lembram de estarem presentes na Arena Castelão e gritar “Pio, Pio, Pio, Pio” antes das cobranças de falta do ex-volante do clube do Pici. Aos 35 anos, o jogador mostra que ainda mantém a precisão em seu pé direito.

Atualmente, o meio-campista ex-Fortaleza defende a equipe do Fluminense do Piauí e, na última vitória do clube nordestino, Pio marcou mais um dos seus clássicos golaços em cobranças de falta. Aos 17 minutos do primeiro tempo, o volante não deu chances para o goleiro adversário e balançou as redes no triunfo por 3 a 0 sobre o Comercial pelo Campeonato Piauiense 2023.

Francisco Hércules de Araújo, o Pio, é natural de Fortaleza, mas iniciou sua trajetória nos gramados nas categorias de base do Corinthians. O meio-campista também possui passagem por diversos clubes do futebol nordestino, como o próprio rival, Ceará, Icasa, ABC e CSA. Além disso, também entrou em campo na Europa pela equipe do Gil Vicente, de Portugal.

Pio já foi uma das principais referências no meio-campo do Leão. Foto: ASCOM FEC.