Sou Fortaleza

Fortaleza encerra preparativos para decisão da Libertadores com retornos, desfalques e dúvidas; confira

fortaleza-cerro-porteno
Foto: Mateus Lotif.

O Fortaleza venceu o duelo de 180 minutos contra a equipe do Deportivo Maldonado, do Uruguai, pela Copa Libertadores da América. Agora, após avançar na principal competição da CONMEBOL, o Tricolor do Pici encara um desafio ainda mais difícil: o Cerro Porteño. O confronto decide quem ficará com a vaga na fase de grupos da maior competição de clubes de futebol da América do Sul.

Após desfalcarem o Fortaleza nos confrontos de ida e volta contra o clube uruguaio, o ala-direito Yago Pikachu e o zagueiro Emanuel Brítez finalmente poderão voltar a entrar em campo pelo clube do Pici em competições da CONMEBOL, caso o técnico Juan Pablo Vojvoda assim deseje. Os dois jogadores estavam cumprindo suspensão de dois jogos por conta de cartões vermelhos recebidos ainda em 2022.

Por outro lado, o Fortaleza não poderá contar com Moisés, Pedro Rocha e Lucas Esteves, que seguem em processo de recuperação no Departamento Médico do clube do Pici. A principal dúvida é em relação às condições de jogo do lateral-direito Dudu, pois o atleta pediu para ser substituído no Clássico-Rei após sentir um desconforto muscular na parte posterior de sua coxa. O capitão Tinga deve ser o titular no corredor direito do Leão.

Fortaleza deve encarar o Cerro Porteño na próxima quinta-feira, 9, com força máxima pela grande decisão da chamada “Pré-Libertadores“. A expectativa é que a torcida tricolor compareça em peso na confronto de ida, às 19h (horário de Brasília) na Arena Castelão. A volta será realizada no dia 16 de março, no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção.

Brítez e Pikachu Imagem: Diário do Nordeste.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Ainda em 2022, o Fortaleza havia intensificado os trabalhos na atual janela de transferências para contar com o futebol do até então “camisa 10” do Atlético-GO, Wellington Rato. Após semanas de negociações, a situação acabou se tornando mais uma das novelas do futebol brasileiro, pois o jogador estava indeciso quanto à sua transferência para o Leão ou São Paulo. Diante disso, mesmo após ter formalizado proposta, o Tricolor do Pici anunciou que estava interrompendo as tratativas.

O ex-alvo do Fortaleza no mercado da bola, foi, portanto, anunciado no São Paulo de Rogério Ceni, conforme seu desejo desde o início, e vem se destacando neste início de temporada. No entanto, por meio de entrevista concedida à Rádio Bandeirantes de Goiânia, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, revelou que o clube paulista ainda não efetuou o pagamento pelo meia e não descartou “buscar outras alternativas” para resolver a situação.

O Leão do Pici ofereceu R$ 5 milhões à vista ao Dragão e propôs contrato de três anos a Wellington Rato. Em outra entrevista concedida anteriormente à BandNews Goiânia, o presidente do Rubro-Negro Goiano confirmou que a melhor proposta recebida foi apresentada pelo Fortaleza. O valor final da transferência do meio-campista foi de R$ 5 milhões parcelados. A decisão de se transferir para o clube paulista foi tomada pelo próprio atleta.

Ainda não há detalhes do que Adson Batista quis dizer com “outras alternativas”, mas é possível que o Atlético-GO procure meios jurídicos para resolver a questão que acabou gerando polêmica entre os torcedores nas redes sociais. Apesar de ídolo, a relação de Rogério Ceni com a diretoria do São Paulo está bastante desgastada, principalmente pelo alto padrão exigido pelo treinador diante das dívidas acumuladas do gigante do futebol brasileiro.

Rato é um dos principais destaques do São Paulo em 2023. Foto: Rubens Chiri.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza recebe o Cerro Porteño às 19h da próxima quinta-feira, 9, na Arena Castelão, pela terceira e última etapa preliminar da Copa Libertadores da América. Comandado por “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda, o Tricolor do Pici entra em campo com o objetivo de conquistar a tão cobiçada vaga na fase de grupos da maior competição de clubes de futebol da América do Sul.

Em 2023, o Cerro está invicto e é o atual quarto colocado do Campeonato Paraguaio. A equipe comandada pelo técnico Francisco Arce conquistou quatro vitórias e quatro empates até o momento. Sua última partida antes do confronto contra o Fortaleza também foi diante de seu maior rival, o Olímpia, um empate em 2 a 2. O clube do Paraguai já participou da Libertadores 41 vezes e sua melhor campanha foi quando chegou às semifinais.

Entre os jogadores que integram o elenco do “El Ciclón” estão velhos conhecidos do futebol brasileiro. Nomes como o goleiro Jean, ex-Bahia, o zagueiro Eduardo Brock, ex-Ceará, o volante paraguaio Piris da Mota, ex-Flamengo e o camisa 9 Marcelo Moreno, ex-Cruzeiro. A expectativa é que o Cerro Porteño adote uma postura mais conservadora longe de seu torcedor.

Na campanha atual pelas fases preliminares da Copa Libertadores da América 2023, o Cerro Porteño venceu a equipe do Curicó Unido, do Chile, pelo placar de 1 a 0 nos dois confrontos realizados entre os clubes na etapa anterior da competição. O Fortaleza, por outro lado, empatou por 0 a 0 com o Deportivo Maldonado, no Uruguai, e goleou seu adversário por 4 a 0 no jogo de volta, realizado na Arena Castelão.

O Fortaleza deve encarar o Cerro Porteño com força máxima pela decisão da chamada “Pré-Libertadores“. O time que avançar garante a tão sonhada vaga na fase de grupos da competição, enquanto o eliminado terá o direito de disputar a Copa Sul-Americana 2023. A expectativa é que a torcida tricolor compareça em peso na confronto de ida, na Arena Castelão. A volta será realizada no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no que promete ser uma das partidas mais difíceis da atual temporada.

Fortaleza entra em campo com objetivo de levar uma boa vantagem para o jogo de volta, no Paraguai. Foto: Kid Júnior.