Sou Fortaleza

Após campanha histórica na Copinha 2023, Fortaleza mantém foco no desenvolvimento da base: “Identidade”

Foto: Karim Georges.

É inquestionável que o Fortaleza está vivendo uma das eras mais vitoriosas de todos os seus 104 anos de história. Algo que era impensável em temporadas anteriores, quando o maior objetivo alcançável para o clube do Pici era o acesso para a Série B, tornou-se realidade. Em 2023, o Tricolor está disputando a Copa Libertadores da América pela segunda vez consecutiva. Para além do sucesso do time profissional, o desenvolvimento das categorias de base também passou a ser priorizado pela diretoria.

Após ter conquistado a melhor campanha de sua história na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o “Clube da Garotada” segue mantendo o foco em investimentos estratégicos com o objetivo de alavancar a evolução de suas categorias de base. Nos últimos dias, o Fortaleza cumpriu todas as medidas solicitadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e conseguiu obter a renovação de seu Certificado de Clube Formador.

“A manutenção do certificado representa uma resposta positiva sobre o que é construído no dia a dia do Fortaleza. Um Clube que tem um olhar dedicado ao desenvolvimento do atleta como cidadão. Hoje, criamos uma identidade na nossa formação, sempre nos espelhando nas campanhas e modos de jogar da equipe profissional, facilitando a adaptação daquele jovem atleta. Com todo suporte cedido aos jogadores, podemos comemorar esta conquista que nos assegura, como Instituição, que esse processo seja respeitado”, declarou Irlando Gomes, Diretor das Categorias de Base do Fortaleza.

O Certificado de Clube Formador permite o registro de contratos de formação com atletas entre 14 e 20 anos e assegura o direito de assinar o primeiro acordo profissional com os jovens, além da preferência em uma eventual renovação. Apenas 35 clubes brasileiros possuem o CCF regularizado pela CBF. O documento é uma espécie de catálogo de times especializados na formação de jogadores.

Leandro Zago é responsável pelo início de um novo ciclo no Leãozinho. Foto: ASCOM Fortaleza EC.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Para além dos grande investimentos realizados na equipe principal do Fortaleza, a diretoria do clube também vem priorizando o desenvolvimento de suas categorias de base conforme o desejo do técnico Juan Pablo Vojvoda em seu contrato de renovação. Nesse sentido, o Tricolor de Aço oficializou a contratação de mais um reforço para sua equipe sub-20, o meia Caio Dantas.

Após o aval de Barbieri, o jovem meio-campista de 19 anos foi contratado junto ao Vasco da Gama para reforçar o grupo de atletas treinados por Leandro Zago no sub-20 do FortalezaCaio já se despediu de seus antigos companheiros do clube carioca e foi integrado ao elenco do Leãozinho visando a disputa do Campeonato Brasileiro da categoria. O meia assinou contrato com Tricolor do Pici até maio de 2025.

“É uma sensação incrível, estou muito feliz em ter a oportunidade de representar esse clube gigante. Espero ajudar a todos do elenco com a certeza de que teremos um ano muito vitorioso”, celebrou o mais novo “camisa 10” do Leãozinho de Zago, que deve estar à disposição para o próximo compromisso do clube pelo Brasileirão sub-20, diante do Grêmio

O meia foi destaque em todas as categorias de base do Cruz-Maltino antes de chegar ao sub-20, onde não conseguiu se firmar entre os titulares e acabou sendo liberado pelo Vasco para procurar outro rumo em sua carreira. Carioca, Caio Dantas defendia o Gigante da Colina desde 2017 e chegou a defender a camisa da Seleção Brasileira sub-17 em 2019. Na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atleta disputou quatro partidas.

Caio Dantas é o novo meia do Fortaleza até maio de 2025. Foto: Daniel Ramalho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza entrou em campo diante de seu maior rival, Ceará, no segundo Clássico-Rei da atual temporada, válido pela penúltima rodada da Copa do Nordeste 2023. O Leão foi superado pelo Alvinegro pelo placar de 2 a 0, mas a principal derrota veio diretamente das arquibancadas da Arena Castelão. O estádio sofreu, mais uma vez, com atos de vandalismo de “torcedores” presentes na ocasião.

Por meio de nota oficial divulgada nesta terça-feira, 7, pela Secretaria de Esportes do Estado, que administra a Arena Castelão, o último dérbi entre Fortaleza e Ceará ficou marcado por 265 cadeiras quebradas ou danificadas, o que causou um prejuízo de R$ 122.192,40. Os dois principais times do estado serão responsáveis pelos custos.

O Fortaleza trabalhou em conjunto com os órgãos de segurança do estado para identificar parte dos responsáveis pelo tumulto, que acabaram sendo presos pelas autoridades. Como medida punitiva, o clube do Pici suspendeu a venda de ingressos para os próximas jogos das sedes das duas torcidas envolvidas na confusão e, caso algum dos “torcedores” seja sócio ativo, será expulso do programa por tempo indeterminado. O Leão também se colocou à disposição da Justiça para punir quaisquer outros responsáveis pelos atos.

Fortaleza volta a entrar em campo diante do Cerro Porteño-PAR pela decisão da chamada “Pré-Libertadores“. O time que vencer o confronto de 180 minutos confirma a vaga na fase de grupos da competição, enquanto o eliminado terá que se contentar com a Copa Sul-Americana 2023. Apesar das cenas lamentáveis do Clássico-Rei, a expectativa é que a torcida tricolor esteja presente em grande número no jogo de ida, na Arena Castelão. A partida de volta será realizada no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção.

Cenas lamentáveis ocorreram durante o Clássico-Rei da Copa do Nordeste. Foto: Thiago Gadelha/SVM.