Sou Fortaleza

“Nova história a ser escrita”; Fernando Miguel solta o verbo no Fortaleza e expõe ‘mentalidade’ para enfrentar Ceará

fernando-miguel-fortaleza
Foto: Gabriel Machado/AGIF.

Após uma vitória avassaladora sobre o Ferroviário pelo placar de 4 a 0, no último sábado, 25, o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda garantiu a classificação para a semifinal da maior competição regional do futebol brasileiro com autoridade. Agora, o Tricolor de Aço encerrou os preparativos para encarar o arquirrival, Ceará, no primeiro Clássico-Rei decisivo da temporada. O goleiro Fernando Miguel participou da entrevista coletiva pré-jogo e revelou bastidores da mentalidade do grupo tricolor para o confronto diante do Alvinegro.

“O retrospecto fala da história passada. Este é um novo momento. Será uma nova história a ser escrita. Temos a consciência do trabalho feito até aqui. Por vezes encontraremos mais dificuldade, as coisas não acontecerem como esperávamos como nos clássicos anteriores e precisaremos desempenhar de forma mais eficiente. Não pode ter duvida da entrega da equipe. Tentamos jogar o melhor futebol possível. Dessa vez, a gente espera entrar com a mesma mentalidade, mas que as coisas fluam favoráveis a nós”, afirmou o camisa 12 do Fortaleza.

Atual campeão, o Fortaleza entra em campo pela Copa do Nordeste 2023 com o objetivo de não apenas defender seu título, mas se confirmar no topo do futebol nordestino pela segunda temporada consecutiva. Para isso, o Leão terá que derrotar seu maior rival, Ceará, em jogo único e decisivo na próxima quarta-feira, 29, às 21h30 (horário de Brasília), com o mando de campo da Arena Castelão ao seu favor.

fortaleza-fernando-miguel
Fernando Miguel será o goleiro titular do Leão diante do Ceará, pela semifinal do Nordestão 2023. Foto: Pedro Chaves.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após anunciar a contratação do goleiro Maurício Kozlinski, o Fortaleza segue analisando a atual janela de transferências em busca de oportunidades de mercado que possam acrescentar ainda mais qualidade ao grupo de jogadores sob o comando de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda. Nos últimos dias, o nome de Marinho foi vinculado ao Tricolor de Aço por diversos veículos de informação brasileiros, mas, ao que tudo indica o atacante não deve vestir a camisa vermelha, azul e branca em 2023.

De acordo com informações do jornalista Guilherme Silva, da Coluna do Fla, após ter recusado a proposta do Bahia, Marinho também não demonstrou interesse em vestir a camisa do Fortaleza em 2023. Segundo a apuração, o jogador está focado em recuperar espaço no Flamengo e deve seguir no clube carioca com o objetivo de garantir vaga na equipe titular de Vítor Pereira.

Em contrapartida, o jornalista cearense Mario Kempes entrou em contato com fontes internas do clube do Pici e revelou que o Fortaleza sequer concretizou o suposto interesse no atacante. Em baixa no Rubro-Negro desde que acertou sua transferência, Marinho não conseguiu se firmar como titular e vem acumulando cada vez menos minutos na atual temporada. O jogador de 32 anos entrou em campo 43 vezes com a camisa do Flamengo desde a sua chegada, marcou seis gols e distribuiu seis assistências.

Marinho não deve vestir a camisa do Leão em 2023. Foto: Gilvan de Souza

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Desde que retornou ao futebol brasileiro em 2022, após passagem pela MLS, Caio Alexandre tem sido um dos principais destaques do Fortaleza. O volante não precisou de muito tempo de adaptação para se tornar um dos homens de confiança do técnico Juan Pablo Vojvoda e, naturalmente, assumir a titularidade no meio de campo do Leão. Em 2023, o volante segue acumulando bons números e atuações pelo clube do Pici.

De acordo com números do portal Sofascore, especialista em estatísticas e dados referentes ao futebol mundial, Caio Alexandre é o volante da Série A do Campeonato Brasileiro com o maior número de assistências na atual temporada. Em 2023, o meio-campista do Fortaleza entrou em campo em campo em 16 partidas, sendo 11 destas como titular, e soma dois gols e quatro assistências.

É inquestionável que o jogador de 24 anos tem contribuído cada vez mais com gols e assistências no Fortaleza, mas sua principal característica é a distribuição de jogo precisa e qualificada, apresentando-se, muitas vezes, entre os zagueiros para dar início às construções de jogadas.

Caio Alexandre chegou ao Pici na janela de transferências do meio de temporada, ainda em 2022, e foi importante para a recuperação histórica do Fortaleza no returno da Série A, que garantiu a classificação para a Copa Libertadores da América. No final do ano passado, o volante renovou seu contrato de empréstimo com o Tricolor de Aço até dezembro de 2023, mas, desta vez, uma cláusula de compra definitiva foi inserida ao final de seu vínculo com o Vancouver Whitecaps, que deve ser exercida pelo Leão.

caio-alexandre-fortaleza
Caio Alexandre é o volante da Série A com mais assistências em 2023. Foto: Mateus Lotif.