Sou Fortaleza

Fortaleza embarca rumo ao Uruguai para estreia na Libertadores 2023; veja logística de viagem

Foto: Mateus Lotif.

Fortaleza embarcou nesta segunda-feira, 20, rumo a um de seus jogos mais importantes da temporada, sua estreia na Copa Libertadores da América. O Tricolor de Aço deu início à sua viagem para o Uruguai, onde entrará em campo contra a equipe do Deportivo Maldonado, na próxima quinta-feira, 23, às 21h, no Estádio Domingo Burgueño Miguel.

Para a estreia na maior competição de clubes de futebol da América do Sul, o Fortaleza já tem definida a sua logística de viagem. A delegação embarcou nesta segunda-feira, 20, para a cidade de São Paulo e irá treinar no CT do Corinthians. Na próxima terça-feira, 21 o Leão realizará um voo fretado para Montevidéu e, em seguida seguirá para Maldonado. Na quinta-feira, 23, o Tricolor do Pici entra em campo diante do Deportivo Maldonado e, após a final da partida, viajará na madrugada da sexta-feira, 24, de volta para a capital paulista. Por fim, retorna à cidade de Fortaleza em voo comercial.

Para o confronto de ida contra o Deportivo Maldonado, o Fortaleza já possui cinco desfalques confirmados. Os atacantes Moisés e Pedro Rocha, em processo de tratamento de contusões graves e que os afastarão dos gramados por meses, e o meia Lucas Crispim, com lesão constatada em sua coxa. Além disso, Yago Pikachu e Emanuel Brítez estão suspensos por terem sido expulsos em partidas anteriores nas competições da CONMEBOL.

Tricolor de Aço irá disputar a Libertadores pela segunda vez em sua história. Foto: Juan Mabromata/AFP.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue agitando o mercado da bola em busca de qualificar cada vez mais o elenco de jogadores para a disputa da atual temporada. Para isso, o Leão também precisa resolver situações indefinidas de atletas que não integram o planejamento da comissão técnica liderada por Juan Pablo Vojvoda, como é o caso do “camisa 9” Gustavo Coutinho. O atacante de 24 anos foi oficialmente anunciado como novo reforço do Atlético-GO para 2023.

Conforme noticiado anteriormente, o Fortaleza havia encaminhado o acordo pelo empréstimo de Gustavo Coutinho ao Dragão Goiano e o atacante já treinava com seus novos companheiros, além de ter realizado exames médicos e conhecido as instalações do clube. No entanto, ainda faltava o anúncio oficial, que veio na tarde desta quinta-feira, 16.

Após um breve período de observação promovido pela comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda, foi determinado que Coutinho não seria aproveitado pelo Fortaleza na atual temporada. O centroavante nem sequer entrou em campo nas oito partidas disputadas pelo clube do Pici em 2023 e a concorrência no ataque do Tricolor do Aço é grande. O jogador de 24 anos não conseguiu se sobressair na disputa por posição com atletas mais experientes, como é o caso de Thiago Galhardo, Silvio Romero e Juan Martín Lucero.

Por meio de nota oficial, o Leão desejou sucesso ao atacante em seu novo empréstimo. Coutinho tem contrato com o Fortaleza até o final de 2024, o que significa que caso o Atlético-GO não se interesse pela sua compra em definitivo, o jogador deve retornar ao Pici para mais uma reapresentação. Gustavo é cria das categorias de base do Tricolor de Aço.

Gustavo Coutinho não será aproveitado pelo Leão em 2023. Foto: Mateus Lotif.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Com gols de Lucero, Pikachu e Thiago Galhardo, o Fortaleza venceu a equipe do CSA na noite da última sexta-feira, 17, em partida válida pela quarta rodada da Copa do Nordeste 2023. Apesar da vitória por 3 a 0 do Leão, o jogo foi marcado negativamente pela acusação de ofensas racistas de alguns torcedores do clube do Pici à dois atletas do Azulão. O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, pronunciou-se oficialmente sobre o episódio.

“O assunto chegou até mim, especificamente, ainda durante o jogo, no intervalo. De imediato, a gente pediu que apurasse. Fomos falar com o comandante da polícia, com a arbitragem, para mostrar que o Fortaleza jamais será omisso nesse time de situação. Jamais vai tolerar, achar normal, achar que é comum. Futebol não é ambiente para isso. Não é ambiente para desrespeito, racismo, descriminação, qualquer coisa que vá ferir a dignidade humana, que vá chatear ou agredir alguém”, declarou o principal Executivo do Fortaleza.

Thales e Douglas, jogadores do CSA, afirmaram que um grupo de torcedores do Fortaleza presentes no estádio Presidente Vargas gritaram repetidamente que eles tinham “cabelo de vassoura”. O clube de Alagoas divulgou nota oficial declarando que repudia a situação e que um boletim de ocorrência foi realizado assim que o jogo foi encerrado. Dirigentes do Leão trabalharam em conjunto com a Polícia Militar no processo de identificação dos infratores. Todos foram ao setor em que os atletas alegaram ter recebido as ofensas, mas não conseguiram encontrar os responsáveis pelo ato deplorável.

Fortaleza sempre foi um clube que repugna atos racistas. Foto: Matheus Amorim.