Sou Fortaleza

Após grave contusão, atacante do Fortaleza celebra nova etapa concluída para retorno aos gramados

Foto: Vinícius Palheta.

A vitória do Fortaleza sobre o Bahia por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, pela terceira rodada da Copa do Nordeste, foi fundamental para que a equipe de Juan Pablo Vojvoda recuperasse confiança após as duas primeiras derrotas da temporada. No entanto, nem todos os aspectos do triunfo foram positivos. O atacante Pedro Rocha sofreu uma contusão grave na reta final do confronto entre os Tricolores de Aço.

Após a partida, o Fortaleza anunciou que seu camisa 32 havia rompido o ligamento cruzado anterior de seu joelho e teria que ser submetido a processo cirúrgico o quanto antes. Nesta terça-feira, 7, Pedro Rocha publicou em suas redes sociais fotos do procedimento pré-cirúrgico e comunicou que a operação foi realizada com sucesso. O atleta também agradeceu aos médicos responsáveis pela cirurgia e ao Tricolor do Pici por todo o apoio.

A lesão é das mais complicadas para a carreira de um jogador de futebol de alto nível. Pedro Rocha não deve retornar aos gramados pelo restante da temporada, visto que o período de recuperação completa em uma situação como essa é de aproximadamente oito meses. O atacante pode até estar apto para entrar em campo antes do final do Campeonato Brasileiro 2023, mas não teria ritmo de jogo suficiente para ser utilizado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda em um dos momentos cruciais da competição.

Pedro Rocha deve trabalhar ao máximo para estar apto para entrar em campo antes do fim do Brasileirão. Foto: Leonardo Moreira.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Ainda em 2022, o Fortaleza havia intensificado os trabalhos na atual janela de transferências para contar com o futebol do até então “camisa 10” do Atlético-GO, Wellington Rato. Após semanas de negociações, a situação acabou se tornando mais uma das novelas do futebol brasileiro, pois o jogador estava indeciso quanto à sua transferência para o Leão ou São Paulo. Diante disso, mesmo após ter formalizado proposta, o Tricolor do Pici anunciou que estava interrompendo as tratativas.

O ex-alvo do Fortaleza no mercado da bola, foi, portanto, anunciado no São Paulo de Rogério Ceni, conforme seu desejo desde o início, e vem se destacando neste início de temporada. No entanto, por meio de entrevista concedida à Rádio Bandeirantes de Goiânia, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, revelou que o clube paulista ainda não efetuou o pagamento pelo meia e não descartou “buscar outras alternativas” para resolver a situação.

O Leão do Pici ofereceu R$ 5 milhões à vista ao Dragão e propôs contrato de três anos a Wellington Rato. Em outra entrevista concedida anteriormente à BandNews Goiânia, o presidente do Rubro-Negro Goiano confirmou que a melhor proposta recebida foi apresentada pelo Fortaleza. O valor final da transferência do meio-campista foi de R$ 5 milhões parcelados. A decisão de se transferir para o clube paulista foi tomada pelo próprio atleta.

Ainda não há detalhes do que Adson Batista quis dizer com “outras alternativas”, mas é possível que o Atlético-GO procure meios jurídicos para resolver a questão que acabou gerando polêmica entre os torcedores nas redes sociais. Apesar de ídolo, a relação de Rogério Ceni com a diretoria do São Paulo está bastante desgastada, principalmente pelo alto padrão exigido pelo treinador diante das dívidas acumuladas do gigante do futebol brasileiro.

Rato é um dos principais destaques do São Paulo em 2023. Foto: Rubens Chiri.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza vem consolidando cada vez mais a sua imagem entre os protagonistas do futebol nacional. Nas últimas duas temporadas, o Leão alcançou as surpreendentes classificações para a Copa Libertadores da América, algo nunca visto antes em sua história. O sucesso é consequência de uma gestão de alto nível desde que Marcelo Paz assumiu a presidência do Tricolor de Aço e a repercussão se tornou cada vez mais frequente entre a imprensa brasileira. Nos últimos dias, o jornalista Paulo Vinícius Coelho declarou suas impressões sobre o crescimento do clube do Pici.

“Talvez o estado do Ceará tenha sido o que melhor aproveitou o legado da Copa do Mundo. O Castelão é o símbolo da transformação do futebol do Ceará e o Marcelo Paz ‘pegou’ o Castelão e transformou o Fortaleza a partir dessa oportunidade, mesmo que a Copa do Mundo no Brasil tenha sido em 2014 e o acesso da Série C para a Série B em 2017 e, depois, em 2018, o acesso da Série B para a Série A. O primeiro momento do Rogério Ceni foi muito importante, mas o Vojvoda é camaleônico, ele transforma o time”, declarou Paulo Vinícius Coelho, o PVC, ao Bora Leão.

Fortaleza, grande campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2018, se manteve em ascensão depois que voltou à primeira divisão do futebol nacional, especialmente após a chegada do técnico Juan Pablo Vojvoda. Na temporada de estreia do argentino, “El Jefe” terminou a Série A na quarta colocação e em 2022 conquistou o oitavo lugar após recuperação histórica na competição. Atualmente, o Tricolor do Pici é o atual campeão do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste e está na disputa pela vaga na fase de grupos da Libertadores 2023.

Da Série C, em 2017, à Copa Libertadores da América, em 2022 e 2023. Foto: Mateus Lotif.