Sou Fortaleza

“Transformou o Fortaleza…”; PVC solta o verbo em entrevista e destaca crescimento do clube desde 2017

Foto: Reprodução/SporTV.

O Fortaleza vem consolidando cada vez mais a sua imagem entre os protagonistas do futebol nacional. Nas últimas duas temporadas, o Leão alcançou as surpreendentes classificações para a Copa Libertadores da América, algo nunca visto antes em sua história. O sucesso é consequência de uma gestão de alto nível desde que Marcelo Paz assumiu a presidência do Tricolor de Aço e a repercussão se tornou cada vez mais frequente entre a imprensa brasileira. Nos últimos dias, o jornalista Paulo Vinícius Coelho declarou suas impressões sobre o crescimento do clube do Pici.

“Talvez o estado do Ceará tenha sido o que melhor aproveitou o legado da Copa do Mundo. O Castelão é o símbolo da transformação do futebol do Ceará e o Marcelo Paz ‘pegou’ o Castelão e transformou o Fortaleza a partir dessa oportunidade, mesmo que a Copa do Mundo no Brasil tenha sido em 2014 e o acesso da Série C para a Série B em 2017 e, depois, em 2018, o acesso da Série B para a Série A. O primeiro momento do Rogério Ceni foi muito importante, mas o Vojvoda é camaleônico, ele transforma o time”, declarou Paulo Vinícius Coelho, o PVC, ao Bora Leão.

Fortaleza, grande campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2018, se manteve em ascensão depois que voltou à primeira divisão do futebol nacional, especialmente após a chegada do técnico Juan Pablo Vojvoda. Na temporada de estreia do argentino, “El Jefe” terminou a Série A na quarta colocação e em 2022 conquistou o oitavo lugar após recuperação histórica na competição. Atualmente, o Tricolor do Pici é o atual campeão do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste e está na disputa pela vaga na fase de grupos da Libertadores 2023.

Da Série C, em 2017, à Copa Libertadores da América, em 2022 e 2023. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Desde a abertura da atual janela de transferências, o Fortaleza movimentou o mercado da bola em busca de reforços que chegassem ao Pici para agregar qualidade ao elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Apesar de ter contratado dez atletas para 2023, o período reservado para negociações sempre pode surpreender com saídas inesperadas e propostas irrecusáveis. Nas últimas semanas, o Leão recebeu sondagens do Atlético-MG pelo artilheiro do clube, Thiago Galhardo.

De acordo com informações do renomado jornalista brasileiro Paulo Vinícius Coelho, o atual técnico do Galo, Eduardo Coudet, havia definido o camisa 91 do Fortaleza como o principal alvo para reforçar seu ataque em 2023, porém, apesar das conversas terem sido iniciadas, o acordo não avançou e sua transferência foi descartada. Galhardo e o treinador do Atlético-MG já trabalharam juntos anteriormente no Celta de Vigo, clube da primeira divisão da Espanha.

Neste início de temporada do Fortaleza, um jogador do elenco tem se destacado com a camisa vermelha, azul e branca: Thiago Galhardo. O atleta de 33 anos é o artilheiro do Tricolor do Pici em 2023. O atacante possui apenas 11 partidas disputadas até o momento, mas já igualou o mesmo número de gols do ano passado, com sete bolas na rede. Em 2022, ele precisou de 21 jogos para chegar a esta marca.

Apesar do interesse do Atlético-MG, Thiago Galhardo não deve deixar o Leão. Foto: ASCOM Fortaleza EC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Atual campeão, o Fortaleza entra em campo pelo Campeonato Cearense 2023 com o objetivo de conquistar um pentacampeonato estadual inédito em sua história. Para além do título, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda recebeu um novo incentivo para a disputa da grande final do principal torneio de clubes de futebol do estado. A Zenir declarou que irá oferecer uma premiação inédita para os times que protagonizarem a decisão.

José Alves de Oliveira, o proprietário da Zenir, patrocinadora oficial do Fortaleza, anunciou na última segunda segunda-feira, 6, por meio das redes sociais da empresa cearense, que os jogadores das equipes finalistas do Campeonato Cearense serão presenteados com televisões. Os campeões serão presenteados com TVs de 43 polegadas, enquanto os vice-campeões receberão aparelhos de 32 polegadas. Além do Leão, Ceará, Ferroviário e Iguatu também são patrocinados pela instituição.

Ainda em 2021, o Fortaleza anunciou a parceria master com uma das maiores empresas cearenses de móveis e eletrodomésticos, a Zenir, até o final de 2026. O acerto se tornou o maior patrocínio da história do Tricolor do Pici e do futebol cearense e, desde então, a marca se mantém estampada no espaço principal da camisa vermelha, azul e branca. As semifinais do “Manjadinho” serão realizadas nos dias 12, 18 e 19 de março e a grande final está marcada para os dias 1 e 8 de abril.

Jogadores do Tricolor receberão televisões caso se consagrem como pentacampeões do Estadual. Imagem: ASCOM Fortaleza EC.