Sou Fortaleza

Adversário do Fortaleza, Cerro Porteño desembarca em solo cearense com velhos conhecidos do futebol nordestino

Foto: ASCOM Cerro Porteño.

O Fortaleza terá pela frente um dos maiores desafios até o momento atual da temporada. Na grande decisão pela vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América, o Leão de Juan Pablo Vojvoda entrará em campo contra a equipe do Cerro Porteño na próxima quinta-feira, 9, na Arena Castelão. O time do Paraguai desembarcou na manhã desta quarta-feira, 8, de olho nos primeiros 90 minutos diante do Tricolor de Aço.

Entre os jogadores do “El Ciclón” que chegaram ao Aeroporto Pinto Martins, estavam velhos conhecidos do futebol nordestino. O zagueiro Eduardo Brock, ex-rival, Ceará, e o polêmico goleiro Jean, ex-Bahia, estão relacionados para a partida de ida entre Fortaleza e Cerro Porteño. Em 2023, o clube paraguaio disputou oito jogos, com quatro vitórias conquistadas, quatro empates e nenhuma derrota. Robert Morales, talentoso atacante de 23 anos, é o artilheiro e um dos principais da equipe comandada pelo técnico Francisco Arce.

Na campanha atual pelas fases preliminares da Copa Libertadores da América 2023, o Cerro Porteño venceu a equipe do Curicó Unido, do Chile, pelo placar de 1 a 0 nos dois confrontos realizados entre os clubes na etapa anterior da competição. O Fortaleza, por outro lado, empatou por 0 a 0 com o Deportivo Maldonado, no Uruguai, e goleou seu adversário por 4 a 0 no jogo de volta, realizado em uma Arena Castelão lotada.

Clube paraguaio já desembarcou em Fortaleza. Foto: ASCOM Cerro Porteño.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Desde a abertura da atual janela de transferências, o Fortaleza movimentou o mercado da bola em busca de reforços que chegassem ao Pici para agregar qualidade ao elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Apesar de ter contratado dez atletas para 2023, o período reservado para negociações sempre pode surpreender com saídas inesperadas e propostas irrecusáveis. Nas últimas semanas, o Leão recebeu sondagens do Atlético-MG pelo artilheiro do clube, Thiago Galhardo.

De acordo com informações do renomado jornalista brasileiro Paulo Vinícius Coelho, o atual técnico do Galo, Eduardo Coudet, havia definido o camisa 91 do Fortaleza como o principal alvo para reforçar seu ataque em 2023, porém, apesar das conversas terem sido iniciadas, o acordo não avançou e sua transferência foi descartada. Galhardo e o treinador do Atlético-MG já trabalharam juntos anteriormente no Celta de Vigo, clube da primeira divisão da Espanha.

Neste início de temporada do Fortaleza, um jogador do elenco tem se destacado com a camisa vermelha, azul e branca: Thiago Galhardo. O atleta de 33 anos é o artilheiro do Tricolor do Pici em 2023. O atacante possui apenas 11 partidas disputadas até o momento, mas já igualou o mesmo número de gols do ano passado, com sete bolas na rede. Em 2022, ele precisou de 21 jogos para chegar a esta marca.

Apesar do interesse do Atlético-MG, Thiago Galhardo não deve deixar o Leão. Foto: ASCOM Fortaleza EC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

É inquestionável que o Fortaleza está vivendo uma das eras mais vitoriosas de todos os seus 104 anos de história. Algo que era impensável em temporadas anteriores, quando o maior objetivo alcançável para o clube do Pici era o acesso para a Série B, tornou-se realidade. Em 2023, o Tricolor está disputando a Copa Libertadores da América pela segunda vez consecutiva. Para além do sucesso do time profissional, o desenvolvimento das categorias de base também passou a ser priorizado pela diretoria.

Após ter conquistado a melhor campanha de sua história na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o “Clube da Garotada” segue mantendo o foco em investimentos estratégicos com o objetivo de alavancar a evolução de suas categorias de base. Nos últimos dias, o Fortaleza cumpriu todas as medidas solicitadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e conseguiu obter a renovação de seu Certificado de Clube Formador.

“A manutenção do certificado representa uma resposta positiva sobre o que é construído no dia a dia do Fortaleza. Um Clube que tem um olhar dedicado ao desenvolvimento do atleta como cidadão. Hoje, criamos uma identidade na nossa formação, sempre nos espelhando nas campanhas e modos de jogar da equipe profissional, facilitando a adaptação daquele jovem atleta. Com todo suporte cedido aos jogadores, podemos comemorar esta conquista que nos assegura, como Instituição, que esse processo seja respeitado”, declarou Irlando Gomes, Diretor das Categorias de Base do Fortaleza.

O Certificado de Clube Formador permite o registro de contratos de formação com atletas entre 14 e 20 anos e assegura o direito de assinar o primeiro acordo profissional com os jovens, além da preferência em uma eventual renovação. Apenas 35 clubes brasileiros possuem o CCF regularizado pela CBF. O documento é uma espécie de catálogo de times especializados na formação de jogadores.

Leandro Zago é responsável pelo início de um novo ciclo no Leãozinho. Foto: ASCOM Fortaleza EC.