Sou Fortaleza

Fortaleza e Ceará solicitaram “padrão FIFA” para primeiro Clássico-Rei de 2023; veja detalhes

Clássico-Rei
Foto: Anuário do Ceará

Fortaleza e Ceará são protagonistas de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro e, apesar do recente rebaixamento do Alvinegro para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, ambos os clubes seguem crescendo e ganhando destaque no cenário nacional e internacional. Diante disso, é natural que as condições de jogo do Clássico-Rei também recebam preparativos para que o espetáculo seja voltado apenas para o futebol apresentado pelas duas principais equipes do estado.

A Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol (FCF) confirmou que, a pedido de Fortaleza e Ceará, a arbitragem do primeiro Clássico-Rei de 2023 será inteiramente composta por árbitros da FIFA. Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, foi apontado como o grande responsável pelo apito inicial e final do duelo entre Leão e Alvinegro válido pelo Campeonato Cearense.

A partida entre Ceará e Fortaleza é válida pela quinta e última rodada da fase de grupos do “Manjadinho“. Os dois times já estão classificados e têm vagas garantidas nas lideranças de seus respectivos grupos. A atual edição do principal campeonato de clubes do futebol cearense será marcada pela grande disputa pelo título de maior campeão estadual. O Tricolor de Aço avança em busca do inédito pentacampeonato, feito que o rival pretende impedir de todas as formas possíveis.

CONFIRA A ARBITRAGEM COMPLETA PARA O PRIMEIRO CLÁSSICO-REI DE 2023

Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA) – SC
Árbitro Assistente 1: Bruno Boschilia (FIFA) – PR
Árbitro Assistente 2: Bruno Raphael Pires (FIFA) – GO
Quarto Árbitro: Charly Wendy Straub Deretti (FIFA) – SC

Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, foi apontado como o grande responsável pela arbitragem do primeiro Clássico-Rei de 2023. Foto: César Greco.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue crescendo no cenário do futebol nacional e internacional desde que Marcelo Paz assumiu a presidência do clube. Depois de ter conquistado a classificação para a Copa Libertadores da América por duas temporadas consecutivas, o time passou a ter ainda mais reconhecimento pelo projeto de alto nível que o Tricolor de Aço vem consolidando. Diante disso, devido a problemas com a regularização de Andrey Santos na Inglaterra, o Chelsea pode acabar sendo obrigado a emprestar o jogador ao Leão.

De acordo com o jornalista Bruno Andrade, o ex-jogador do Vasco, Andrey Santos, ainda não possui o chamado “work permit” (licença de trabalho) para entrar em campo pelo gigante da Premier League. O Chelsea acredita que a participação do volante no Sul-Americano Sub-20 pode servir como requisito para atingir a “pontuação” necessária para que o jovem seja regularizado, mas há grandes chances de isso não ocorrer. A situação obrigaria os “Blues” a emprestar o jogador para o futebol brasileiro, já que a janela de transferências internacional está fechada.

Ainda segundo a apuração do jornalista, o time de Londres tem intenção de ceder o meio-campista por empréstimo somente para clubes que participam da Copa Libertadores da América em 2023. Fortaleza e Atlético-MG, na fase preliminar, e Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo e Athletico, na fase de grupos, são os possíveis destinos de Andrey caso o atleta não consiga resolver as questões burocráticas apenas pela presença no Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20.

Apesar da forte concorrência de gigantes do futebol brasileiro, no Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda, Andrey teria a oportunidade de apresentar seu futebol como titular absoluto, diferente das outras equipes participantes da Libertadores em 2023. Este pode acabar se tornando, inclusive, o fator-chave para o empréstimo do jovem meio-campista do Chelsea ao Leão do Pici.

Andrey Santos pode acabar atuando pelo Fortaleza em 2023. Foto: Chelsea FC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza vem se preparando para dar continuidade à temporada de 2023 com um elenco mais qualificado e robusto para enfrentar o duro calendário do futebol brasileiro. Em sete partidas disputadas pelo Leão na atual temporada, com seis vitórias e uma derrota, o técnico Juan Pablo Vojvoda não utilizou apenas dois de seus atletas e buscou fornecer ritmo e condicionamento ao grupo até a definição da equipe titular.

Do elenco, apenas dois jogadores ainda não entraram em campo pelo Fortaleza, os goleiros Luan Polli e Kennedy. Havia expectativas para que o atacante Gustavo Coutinho também participasse das primeiras partidas do Leão na atual temporada, mas tudo indica que o jogador deve estar de saída do clube do Pici. Além disso, a jovem promessa do Leãozinho, Amorim, foi convocado para participar dos treinamentos comandados por Vojvoda, mas o “camisa 10” ainda não fez sua estreia no futebol profissional.

É muito provável que o treinador argentino do Fortaleza siga promovendo rodízios entre os jogadores de seu elenco não apenas neste início de temporada, mas também quando o Leão iniciar sua trajetória nas outras importantes competições de 2023 como Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e, sobretudo, a Série A do Campeonato Brasileiro.

O próximo compromisso do Leão na temporada será contra o rival, Ceará. Foto: Kid Júnior/SVM.