Sou Fortaleza

Fortaleza e Ceará se unem para impedir torcida única no Clássico-Rei

Clássico-Rei
Foto: João Moura

Fortaleza e Ceará se uniram e apresentaram proposta para impedir que o primeiro Clássico-Rei de 2023 seja realizado com torcida única. A reunião referente à polêmica situação foi realizada na tarde desta terça-feira, 31, na sede da Federação Cearense de Futebol. Na ocasião, representantes da FCF e da Polícia Militar estiveram presentes.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Defesa do Desporto e do Torcedor (NUDTOR), solicitou que a Federação Cearense de Futebol (FCF) definisse a realização do primeiro clássico entre Fortaleza e Ceará de 2023 com torcida única. Como o Alvinegro possui o mando de campo, apenas a torcida do rival poderia ter acesso ao estádio Presidente Vargas. Entretanto, os dois principais clubes do estado não são favoráveis à decisão.

A diretoria do rival, Ceará apresentou o plano estratégico para a realização da partida e a Polícia Militar (PM) requisitou 48 horas para a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS-CE) analisar a proposta e decretar um veredito. O clube de Porangabussu sugeriu a utilização de tapumes para torcidas não se encontrarem do lado de fora do estádio Presidente Vargas e o cancelamento da venda de ingressos no dia do Clássico-Rei.

Como uma forma de priorizar a segurança do torcedor, a medida seria uma forma de antecipar possíveis conflitos e cenas de violência entre as torcidas. Além disso, o MPCE requisitou que a capacidade máxima do primeiro Clássico-Rei da temporada seja de 15 mil espectadores. Novas atualizações surgirão nos próximos dias.

Torcida do Leão faz parte do espetáculo. Foto: Thiago Gadelha/SVM.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza vem intensificando os trabalhos para a definição dos jogadores que irão compor o grupo treinado pela comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda para 2023. Entre os novos reforços do Leão para a atual temporada, o camisa 9 Juan Martin Lucero teve seu novo contrato publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e já está apto para estrear com a camisa vermelha, azul e branca.

Na manhã desta terça-feira, 31, “El Gato” foi regularizado no futebol brasileiro após a polêmica envolvendo o Fortaleza e seu ex-clube, Colo-Colo. A FIFA analisou a situação e permitiu que o atacante argentino pudesse defender a camisa do Leão sem quaisquer punições ou consequências, apesar da insistência do gigante do Chile. Como já vem participando dos treinamentos comandados pela comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda, espera-se que Lucero entre em campo diante da equipe do Atlético-CE, em partida válida pelo Campeonato Cearense 2023.

O Tricolor de Aço anunciou Juan Martín Lucero no dia 13 de janeiro e “El Gato” assinou contrato com o Fortaleza por três temporadas. O clube fez a aquisição de 100% dos direitos econômicos do atacante e estava preparado para enfrentar quaisquer multas ou punições resultantes das negociações, mesmo agindo dentro da normalidade jurídica desde o início. A diretoria do Colo-Colo não descarta insistir no processo nos próximos anos.

As expectativas estão grandes para a estreia do novo camisa 9 do Leão. Foto: Matheus Amorim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza entrará em campo na Copa Libertadores da América pela segunda vez em sua história e vem se preparando para conquistar seu grande objetivo na competição: avançar para a fase de grupos da principal competição de clubes de futebol da América do Sul. No entanto, para a estreia do Leão diante do Deportivo Maldonado-URU, o técnico Juan Pablo Vojvoda contará com três desfalques já confirmados.

O zagueiro Emanuel Brítez irá desfalcar o Fortaleza no jogo diante do clube uruguaio pelas fases preliminares da Libertadores. Ele foi expulso na derrota por 2 a 1 do Unión de Santa Fe, seu antigo clube, para o Nacional-URU na Copa Sul-Americana de 2022. O “xerife” argentino do Leão não poderá atuar em nenhuma das partidas contra o Deportivo Maldonado.

Já o artilheiro do Fortaleza na última temporada, Yago Pikachu, também não estará disponível para a estreia do Leão na Libertadores por conta do cartão vermelho recebido no confronto contra o Estudiantes, em sua última partida pelo Tricolor do Pici antes de se transferir ao futebol japonês. O ala-direito cumprirá dois jogos de punição e não enfrentará o clube do Uruguai.

Moisés sofreu séria contusão na primeira partida do Fortaleza na temporada de 2023. Uma fratura no quinto metatarso foi constatada e o tratamento cirúrgico foi definido como a melhor forma de se tratar o problema. A cirurgia de Moisés foi realizada com sucesso e o craque do Leão está bem e se recuperando. O atacante deve retornar somente somente em abril.

Os jogos do Fortaleza contra o Deportivo Maldonado serão realizados nos dias 23 de fevereiro, no Uruguai, e 2 de março, na Arena Castelão. A expectativa é que o Tricolor de Aço avance para a próxima fase da Pré-Libertadores, quando irá definir sua tão sonhada participação na fase de grupos da competição.

Fortaleza na Liberta
Leão em sua primeira participação da história na Libertadores. Foto: Bruno Oliveira.