Após um longo período reservado para sua manutenção, o Fortaleza enfim voltará a jogar na Arena Castelão. O estádio foi entregue na manhã desta terça-feira, 28, pelo Governador do Estado, Elmano de Freitas, e sua vice, Jade Romero, os políticos foram os responsáveis pela apresentação do novo espaço, que conta com melhorias e, sobretudo, um gramado completamente renovado para receber partidas oficiais. Marcelo Paz e Carlos Moraes, presidentes do Tricolor do Pici e Ceará, respectivamente, marcaram presença.
No entanto, apesar do longo período reservado para a execução das obras e melhorias no principal estádio do futebol cearense, alguns setores da Arena Castelão seguem apresentando os mesmos problemas de antes da reforma. Após a imprensa cearense ter divulgado fotos dos resultados nesta terça-feira, 28, vários torcedores de Fortaleza e Ceará expuseram suas insatisfações nas redes sociais diante da necessidade por reparos, limpeza e pinturas em diferentes locais da praça esportiva. Os tricolores acusaram “falta de vontade“, “amadorismo” e “desrespeito com o torcedor“.
A reforma do Castelão foi iniciada em novembro de 2022 sob responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Para além do gramado do estádio, reformas nos banheiros, vestiários, iluminação e telões foram priorizadas, mas os espaços reservados para os torcedores, principalmente os populares, ainda continuam a ser negligenciados pelos órgãos responsáveis. Ainda hoje, 28, o Fortaleza irá realizar seu primeiro treinamento na Arena visando o jogo de volta da Copa Libertadores da América, contra o Deportivo Maldonado.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
O Fortaleza segue movimentando o mercado de transferências nacional com o objetivo de suprir todas as necessidades do elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda em 2023. Nas últimas semanas, o Leão havia avançado nas negociações pela transferência do zagueiro Nicolás Hernández, do Athletico, no entanto, o Internacional de Mano Menezes atravessou as tratativas e conseguiu acertar a contratação do jogador colombiano.
Nico Hernández, atleta de 25 anos e alvo do Fortaleza para a atual temporada, foi anunciado oficialmente na tarde desta quinta-feira, 23, como o novo reforço do Internacional. O defensor estava há duas temporadas defendendo a camisa do clube paranaense, mas não integrava mais o planejamento da atual comissão técnica do Furacão.
Canhoto, rápido e versátil, o talentoso defensor do Athletico pode atuar como zagueiro e lateral-esquerdo, exatamente o perfil que Vojvoda deseja no Fortaleza. Nico Hernández possuía contrato válido com o Furacão até 30 de junho de 2024 e chegou a disputar uma Copa Libertadores da América anteriormente. A decisão final estava nas mãos do próprio zagueiro, que optou pela transferência para o Colorado.
Desde o início do atual mercado da bola, especulava-se que o Fortaleza anunciasse a contratação de um novo zagueiro canhoto ou que atue pelo lado esquerdo do campo. No entanto, as semanas foram passando, outros setores do time foram priorizados e a temporada acabou começando sem um novo defensor central. Ainda há expectativas por um novo reforço por parte da torcida tricolor e imprensa cearense.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
O Fortaleza não entra em campo na Arena Castelão desde o início de seu processo de reforma, ainda em novembro de 2022, quando a temporada se encerrou, após a necessidade de elevar o patamar da principal praça esportiva do estado junto ao crescimento do clube do Pici no cenário nacional. Na manhã desta terça-feira, 28, o Governador Elmano de Freitas apresentou ao Presidente do Tricolor, Marcelo Paz, o resultado da conclusão das obras. O principal executivo do Leão expressou sua opinião sobre a “nova” casa da equipe comandada por Vojvoda em 2023.
“Nos últimos anos o futebol cearense cresceu demais, isso faz bem à autoestima do nosso povo, à economia. Nós que fazemos o futebol precisamos de um palco como esse. Se fala muito do gramado, da reforma que aconteceu, mas foi restaurado muito mais do que o gramado. A gente olha o Castelão como um todo, é um palco de altíssimo nível. Eu que tenho oportunidade de rodar o país inteiro e a América do Sul, o Castelão é um dos melhores da América do Sul com toda certeza. É um orgulho para o povo cearense. Cabe a nós preservar”, declarou o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.
Nesta quarta-feira, 1, uma reunião entre a diretoria do Fortaleza e representantes da CONMEBOL será realizada para analisar as condições da Arena Castelão antes da partida entre Leão e Deportivo Maldonado, pela Copa Libertadores da América. Para o confronto decisivo de volta, o Tricolor de Aço já anunciou que contará com a presença de mais de 44 mil tricolores na noite da próxima quinta-feira, 2.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.