Sou Fortaleza

Paz se reúne com Governador do Estado e Fortaleza recebe veredito sobre condições da Arena Castelão

Foto: Douglas Filho.

Diante das obras e melhorias iniciadas na Arena Castelão ainda em 2022, o Fortaleza passou a ter o Presidente Vargas como sua casa durante as primeiras rodadas do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste. Agora, a principal praça esportiva do futebol cearense está prestes a retornar para a temporada do Tricolor do Pici. Na manhã desta terça-feira, 28, o Governador Elmano de Freitas apresentou o novo gramado do estádio para os presidentes dos dois maiores clubes do estado, Leão e Ceará.

Além do novo “tapete” do Castelão, vestiários e banheiros foram reestruturados. Aparelhos de ar-condicionado, camarotes e telões foram restaurados e a iluminação, um dos principais problemas da temporada passada, foi totalmente corrigida. Na próxima quarta-feira, 1, está marcada uma reunião com representantes da CONMEBOL para avaliar o estádio antes da realização do jogo decisivo do Fortaleza contra o Deportivo Maldonado.

O jogo de volta marcará o retorno da Arena Castelão e promete ser um dos maiores testes do Leão de Vojvoda em 2023. Se um novo empate persistir, a vaga será definida nos pênaltis, e, caso o Tricolor do´Pici seja eliminado nesta fase da da Libertadores, não terá direito de participar nem mesmo da Copa Sul-Americana, o que seria um duro golpe diante do alto investimento realizado para 2023. A grande decisão está marcada para a próxima quinta-feira, 2, às 21h (horário de Brasília).

A situação dos dois representantes do Brasil na chamada “Pré-Libertadores” é a mesma. O Atlético-MG também empatou o seu confronto de ida pelo placar de 0 a 0 e irá decidir o duelo de 180 minutos jogando em sua casa, no estádio Mineirão. Os dois clubes brasileiros, Fortaleza Galo, irão entrar em campo com o que têm de melhor em busca do acesso à fase de grupos da principal competição da CONMEBOL.

Torcida do Leão deve comparecer em peso para decisão da Libertadores. Foto: Karim Georges.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue movimentando o mercado de transferências nacional com o objetivo de suprir todas as necessidades do elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda em 2023. Nas últimas semanas, o Leão havia avançado nas negociações pela transferência do zagueiro Nicolás Hernández, do Athletico, no entanto, o Internacional de Mano Menezes atravessou as tratativas e conseguiu acertar a contratação do jogador colombiano.

Nico Hernández, atleta de 25 anos e alvo do Fortaleza para a atual temporada, foi anunciado oficialmente na tarde desta quinta-feira, 23, como o novo reforço do Internacional. O defensor estava há duas temporadas defendendo a camisa do clube paranaense, mas não integrava mais o planejamento da atual comissão técnica do Furacão.

Canhoto, rápido e versátil, o talentoso defensor do Athletico pode atuar como zagueiro e lateral-esquerdo, exatamente o perfil que Vojvoda deseja no Fortaleza. Nico Hernández possuía contrato válido com o Furacão até 30 de junho de 2024 e chegou a disputar uma Copa Libertadores da América anteriormente. A decisão final estava nas mãos do próprio zagueiro, que optou pela transferência para o Colorado.

Desde o início do atual mercado da bola, especulava-se que o Fortaleza anunciasse a contratação de um novo zagueiro canhoto ou que atue pelo lado esquerdo do campo. No entanto, as semanas foram passando, outros setores do time foram priorizados e a temporada acabou começando sem um novo defensor central. Ainda há expectativas por um novo reforço por parte da torcida tricolor e imprensa cearense.

Nicolás Hernández é o novo reforço do Colorado para 2023. Foto: ASCOM Inter.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Após o empate sem gols contra o Deportivo Maldonado, o Fortaleza venceu o Náutico pelo placar de 2 a 1 em mais uma rodada da Copa do Nordeste 2023. Com o resultado deste domingo, 26, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda está praticamente confirmada nas quartas de final da maior competição regional de clubes do futebol brasileiro. O treinador argentino se aprofundou na análise do desempenho do Tricolor de Aço.

“Eu acho que contra o CSA muitos destes jogadores (que atuaram contra o Náutico) também fizeram um bom jogo, eu considero que tivemos muito pouco tempo de recuperação. Foi uma viagem longa do Uruguai e necessitávamos desta rotação de jogadores no time porque tivemos poucas horas de descanso. Os jogadores que jogaram hoje desde o início demonstraram durante os treinos e partidas anteriores que estão lutando e jogando com uma concorrência interna muito importante”, declarou “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda.

O próximo compromisso do Fortaleza em 2023 promete ser um dos maiores desafios de toda a temporada. O Leão enfrentará o Deportivo Maldonado pela partida de volta da segunda fase preliminar da Copa Libertadores da América, às 21h (horário de Brasília) da próxima quinta-feira, 2. O jogo marcará o retorno da Arena Castelão como casa do Tricolor de Aço.

Leão vem mostrando sua soberania na Copa do Nordeste 2023. Foto: Mateus Lotif.