Sou Fortaleza

Fortaleza já tem adversário da próxima fase da Libertadores definido caso avance contra Deportivo Maldonado

Foto: Biriba do Vale.

O Fortaleza irá entrar em campo na próxima quinta-feira, 2, no que promete ser um dos maiores desafios da atual temporada. A equipe de Juan Pablo Vojvoda recebe o Deportivo Maldonado, às 21h (horário de Brasília), pela Copa Libertadores da América 2023, em partida que marca o retorno da Arena Castelão como principal casa do Leão. Caso supere o clube uruguaio, o Tricolor do Pici já tem seu próximo adversário definido na busca pelo acesso à fase de grupos da maior competição de clubes de futebol da América do Sul.

O Cerro Porteño, tradicional clube do Paraguai, voltou a vencer o Curicó Unido, do Chile, nesta terça-feira, 28, pelo placar de 1 a 0, o mesmo do jogo de ida, e conquistou sua classificação para a terceira fase preliminar da Libertadores. O jovem atacante Robert Morales marcou o gol que decretou a vitória de seu time aos seis minutos do segundo tempo, em confronto disputado no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção.

Para disputar a tão sonhada decisão pela vaga na fase de grupos contra o Cerro Porteño, o Fortaleza precisa derrotar o Deportivo Maldonado por qualquer placar. O jogo de volta marcará o retorno da Arena Castelão e promete ser um dos maiores testes do Leão de Vojvoda em 2023. Se um novo empate persistir, a vaga será definida nos pênaltis, e, caso o Tricolor do´Pici seja eliminado nesta fase da da Libertadores, não terá direito de participar nem mesmo da Copa Sul-Americana, o que seria um duro golpe diante do alto investimento realizado para 2023.

A situação dos dois representantes do Brasil na chamada “Pré-Libertadores” é a mesma. O Atlético-MG também empatou o seu confronto de ida pelo placar de 0 a 0 e irá decidir o duelo de 180 minutos jogando em sua casa, no estádio Mineirão. Os dois clubes brasileiros, Fortaleza Galo, irão entrar em campo com o que têm de melhor em busca do acesso à fase de grupos da principal competição da CONMEBOL.

YouTube video
Morales marcou o gol que garantiu o clube paraguaio na próxima fase da Pré-Libertadores. Foto: Cerro Porteño.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue movimentando o mercado de transferências nacional com o objetivo de suprir todas as necessidades do elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda em 2023. Nas últimas semanas, o Leão havia avançado nas negociações pela transferência do zagueiro Nicolás Hernández, do Athletico, no entanto, o Internacional de Mano Menezes atravessou as tratativas e conseguiu acertar a contratação do jogador colombiano.

Nico Hernández, atleta de 25 anos e alvo do Fortaleza para a atual temporada, foi anunciado oficialmente na tarde desta quinta-feira, 23, como o novo reforço do Internacional. O defensor estava há duas temporadas defendendo a camisa do clube paranaense, mas não integrava mais o planejamento da atual comissão técnica do Furacão.

Canhoto, rápido e versátil, o talentoso defensor do Athletico pode atuar como zagueiro e lateral-esquerdo, exatamente o perfil que Vojvoda deseja no Fortaleza. Nico Hernández possuía contrato válido com o Furacão até 30 de junho de 2024 e chegou a disputar uma Copa Libertadores da América anteriormente. A decisão final estava nas mãos do próprio zagueiro, que optou pela transferência para o Colorado.

Desde o início do atual mercado da bola, especulava-se que o Fortaleza anunciasse a contratação de um novo zagueiro canhoto ou que atue pelo lado esquerdo do campo. No entanto, as semanas foram passando, outros setores do time foram priorizados e a temporada acabou começando sem um novo defensor central. Ainda há expectativas por um novo reforço por parte da torcida tricolor e imprensa cearense.

Nicolás Hernández é o novo reforço do Colorado para 2023. Foto: ASCOM Inter.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Desde a abertura da atual janela de transferências, o Fortaleza buscou priorizar contratações pontuais e a definição do futuro de jogadores que não integravam o planejamento da comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda para 2023. Entre os nomes negociáveis pelo Leão, David da Hora teve seu empréstimo encaminhado pelo clube do Pici para o Juventude, com o objetivo de garantir minutos em campo para o jovem atacante.

Emprestado pelo Fortaleza, o atacante David da Hora foi o principal destaque do Juventude na na última segunda-feira, 27. Em um dos principais clássicos do futebol gaúcho, contra a equipe do Caxias, o jovem atacante de 23 anos marcou os dois gols da equipe comandada pelo técnico Celso Roth no empate por 2 a 2, no estádio Centenário. O jogador entrou em campo após o intervalo, seu time perdia por 1 a 0, e marcou dois gols decisivos.

David da Hora possui vínculo com o Fortaleza até dezembro de 2025. O atleta foi contratado ainda em 2022 e chegou a fazer parte do elenco principal do Leão, mas não recebeu oportunidades para apresentar seu futebol sob o comando de Vojvoda. Até o momento, o atacante atuou em dez partidas pela equipe do Juventude, totalizando 601 minutos em campo. Os dois gols no dérbi devem render novas chances como titular ao jovem camisa 11 do clube gaúcho.

David da Hora foi o grande destaque do Juventude no clássico do futebol gaúcho entre Juventude e Caxias. Foto: Gabriel Tadiotto.