Sou Fortaleza

Atacante do Fortaleza tem “carta na manga” em processo contra gigante da América do Sul

Fortaleza x Colo-Colo
Foto: Kid Júnior

O Fortaleza teve que lidar com polêmicas, ameaças e incertezas durante as negociações pela contratação de seu novo camisa 9, “El Gato” Lucero. O Colo-Colo, ex-clube do atacante, fez jogo duro até onde foi possível, mas nada impediu que o Leão anunciasse o jogador de forma oficial e definitiva, mesmo diante da insistência do clube chileno em manter o discurso de que irá recorrer à FIFA e meios jurídicos.

De acordo com o jornal AS Chile, muito antes do interesse do Fortaleza no atacante, o Colo-Colo não havia pago a primeira parte do valor da transferência do argentino, acordado em duas parcelas de 450 mil dólares. Dessa forma, caso a situação realmente for para julgamento na FIFA, este será a grande “carta na manga” de Lucero e seus representantes para defender seus interesses na justiça.

Em dezembro de 2022, o gigante da América do Sul havia anunciado que havia exercido oficialmente a compra do atual jogador do Fortaleza e que o novo contrato seria válido até o final de 2025. Ainda segundo a apuração do AS, é um consenso entre ambas as partes que a realização do pagamento não ocorreu. Porém, há um desacordo. A diretoria do Colo-Colo afirma que toda a situação foi resolvida antes mesmo do início da atual temporada, no entanto, o staff de Lucero garante que nenhum contrato foi assinado com a suposta duração alegada pelo clube chileno.

O Tricolor de Aço anunciou Juan Martín Lucero no dia 13 de janeiro e “El Gato” assinou contrato com o Fortaleza por três temporadas. O clube fez a aquisição de 100% dos direitos econômicos do atacante e estava preparado para enfrentar quaisquer multas ou punições resultantes das negociações, mesmo agindo dentro da normalidade jurídica desde o início. A diretoria do Colo-Colo não descarta insistir no processo nos próximos anos.

Martín Lucero
Mesmo após ameaças do Colo-Colo, Lucero se tornou o novo atacante do Leão. Foto: ASCOM FEC.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após o anúncio da rescisão contratual do meio-campista Christian Bernardi devido a problemas de saúde, o tão esperado “camisa 10” do Fortaleza ainda está em processo de definição pelo Departamento de Futebol do clube, que vem trabalhando para procurar uma solução para uma das principais necessidades do elenco de Juan Pablo Vojvoda. Bruno Zapelli, meia do Belgrano, decidiu permanecer no clube argentino e recebeu um novo contrato com aumento salarial significativo.

De acordo com o jornalista César Luis Merlo, o clube argentino estendeu o vínculo com com o clube argentino por mais um ano, até 2025, e recebeu uma melhoria substancial em seu salário. Segundo a apuração de Merlo, o Belgrano decidiu agir rápido para garantir a permanência de Zapelli depois do forte interesse do Fortaleza, principalmente, e da sondagem do Vasco da Gama.

Na última temporada pelo Belgrano, o alvo do Fortaleza para a posição de “camisa 10” disputou 37 partidas, marcou dois gols e concedeu três assistências. Os valores eram considerados altos e o modelo de investimento seria semelhante ao realizado na contratação de Valentín Depietri, que também veio da Primera B Nacional e possuía potencial para evolução.

Zapelli
Antes de Calebe, Zapelli era o principal alvo do Leão para a posição de “camisa 10”. Foto: César Luis Merlo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Desde que assumiu o comando técnico do Fortaleza, em uma das principais apostas da gestão do atual presidente do clube, Marcelo Paz, o argentino Juan Pablo Vojvoda vem consolidando seu nome como um dos maiores treinadores dos 104 anos de história do Leão. Como característica das equipes comandadas anteriormente por “El Jefe“, o futebol ofensivo e uma proposta de jogo vertical são priorizadas e no Tricolor de Aço não foi diferente.

Apesar do rendimento abaixo do esperado da grande maioria dos jogadores do elenco do Fortaleza neste início de temporada, o clube venceu todas as seis partidas que disputou entre Campeonato Cearense e Copa do Nordeste e mantém 100% de aproveitamento em 2023, com 14 gols marcados. O número de jogadores diferentes que balançaram as redes adversárias é expressivo, apesar de Thiago Galhardo ter se isolado na artilharia do Leão neste início de ano.

Em 2023, a média do Fortaleza superior a dois gols por partida não surpreende. Ao total, foram 127 partidas de Vojvoda como treinador do Leão e, nestas, sua equipe marcou 99 vezes contra seus adversários, o que equivale a um total de 78% dos jogos, de acordo com o jornalista André Almeida.

Juan Pablo Vojvoda irá comandar o Fortaleza por, no mínimo, 59 partidas já garantidas na temporada de 2023. Nada impede que o Leão faça história e avance para as finais ou semifinais de competições como Copa do Brasil, Copa do Nordeste ou Copa Libertadores da América, o que significaria ainda mais jogos do argentino à beira do campo.

Até o fim de seu contrato com o clube do Pici, válido até dezembro de 2024, o atual comandante técnico do Tricolor pode se tornar um dos maiores ídolos de todos os tempos. Para isso, terá que superar Moésio Gomes, o técnico com mais partidas pelo Fortaleza em toda a sua história, que possui 229 jogos disputados como treinador do Tricolor de Aço.

Fortaleza avalia fazer proposta por capitão de gigante sul-americano
Ao final da temporada, Vojvoda se tornará o segundo técnico com mais partidas na história do Leão.
Foto: Karim Georges.