Sou Fortaleza

OPINIÃO: Uma derrota que nem sequer serve como parâmetro

Fortaleza
Foto: Mateus Lotif.

Em sua primeira experiência da história na altitude boliviana, o Fortaleza não resistiu às condições adversas de Potosí e acabou derrotado por 4 a 1 pelo Nacional. Apesar do placar elástico, o resultado não reflete a qualidade técnica dos dois times e muito menos serve como parâmetro para análise de desempenhos de um Leão que vinha de invencibilidade de 11 partidas na atual temporada.

Naturalmente, a estratégia de Juan Pablo Vojvoda ao utilizar Pedro Augusto como zagueiro central falhou, já que o jogador falhou nos dois primeiros gols sofridos no primeiro tempo. No entanto, a utilização do 3-5-2 na altitude era a decisão correta, principalmente pela necessidade de preservar a estâmina de Bruno Pacheco e Pikachu, os alas do Leão diante do Nacional Potosí. É preciso destacar, todavia, que a performance individual de todos os jogadores foram afetadas drasticamente.

Leão não conseguiu se impor na altitude boliviana.
Foto: Jorge Bernal.

Mesmo sofrendo pressão de uma equipe totalmente acostumada com uma das maiores altitudes do futebol mundial, o Fortaleza criou suas chances para empatar e até mesmo sair com a vitória na Bolívia, mas chega a ser desumano cobrar uma performance de alto nível de um elenco que contava com a grande maioria dos atletas adoecidos pelo clima, deslocamento e viagem, conforme revelou Pedro Rocha em entrevista pós-jogo.

Ademais, não há espaço para a narrativa que muitos criaram de que a derrota do Leão é “alarmante” por conta da fragilidade técnica e tática do adversário. Este que vos escreve discorda completamente e já justificou com os argumentos citados anteriormente. Apesar da dificuldade, é necessário virar de vez a chave e buscar pontuar diante do Boca Juniors em La Bombonera e isso está longe de ser impossível para um time como o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda.

Fortaleza
Apesar da derrota, o Tricolor de Aço segue na liderana de seu grupo na Sul-Americana 2024.
Foto: Mateus Lotif.

ÚLTIMO MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

O Leão encaminhou a contratação de seu décimo reforço para a disputa da sexta temporada consecutiva do clube na elite do futebol brasileiro. Diretamente do Palmeiras, o atacante Breno Lopes está oficialmente fechado com o Tricolor do Pici.

Fortaleza anunciou o acordo com o Palmeiras pelo empréstimo de Breno Lopes até dezembro de 2024. Com contrato válido com o clube paulista até o fim da temporada, o atacante encerra sua passagem pelo Verdão em busca de um novo protagonismo com a camisa vermelha, azul e branca.

Breno Lopes está fechado com o Leão até o fim de 2024.
Imagem: ASCOM Fortaleza EC.

Quer receber novidades do Tricolor de Aço no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo EXCLUSIVO para notícias do Leão!

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.