Sou Fortaleza

OPINIÃO: Não foi por acaso

fortaleza-guilherme
Foto: João Moura.

Após a classificação do Fortaleza à final da Copa Sul-Americana na noite da última terça-feira, 3, contra o Corinthians, o torcedor tricolor se encontra em estado de êxtase. Para quem há alguns anos atrás somente sonhava em sair da Série C do Campeonato Brasileiro, chegar a uma decisão continental é inimaginável, quase algo onírico. Porém, é importante ponderar que o triunfo de ontem não foi por acaso.

O feito do Fortaleza representa o triunfo do profissionalismo e das boas práticas de gestão. Muitas vezes, o futebol é um esporte injusto, no sentido de o melhor time não vencer. Não é o caso. Ano a ano, o Tricolor cresce, dentro e fora de campo. Os resultados são apenas consequência dessa evolução.

Alguns nomes podem ser destacados nesta história mágica: Marcelo Paz, gestor brilhante e revolucionário; Juan Pablo Vojvoda, técnico quebrador de tabus históricos; Tinga, um dos maiores ídolos na nossa história, decisivo em momentos-chave. Porém, o que mais impressiona é a solidez de um projeto nunca antes visto no futebol do estado.

Às vezes, caímos no simplismo de acreditar que o futebol se decide pela sorte. Não é verdade. A sorte tem, sim, sua relevância. No entanto, ela é bem menor do que se imagina. O que guia o esporte é o trabalho. Estamos de parabéns, independente do resultado da final. Somos um exemplo para o país inteiro. Hoje, todos olham para nós com admiração. Pouco a pouco, vamos por mais!

Leão está na final da Copa Sul-Americana 2023. Foto: Mateus Lotif.

ÚLTIMA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Com a contratação de Imanol Machuca junto ao Unión Santa Fé, o Leão garantiu o seu quinto reforço na atual janela de transferências. O argentino se junto ao atacante Marinho, ex-Flamengo, o lateral-esquerdo Escobar, ex-UD Ibiza, da Espanha, o zagueiro Tobias Figueiredo, ex-Hull City, da Inglaterra, e o volante Pedro Augusto, ex-Tondela, de Portugal.

Os cinco novos jogadores do Fortaleza para a disputa do mata-mata da Copa Sul-Americana e sequência da Série A do Campeonato Brasileiro são considerados “oportunidades de mercado” e “reforços pontuais” para o elenco de atletas à disposição da comissão técnica de “El JefeJuan Pablo Vojvoda.

fortaleza-machuca
Imanol Machuca se tornou a maior contratação da história do Leão. Foto: Mateus Lotif.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.