Sou Fortaleza

OPINIÃO: Sonhar com os pés no chão

fortaleza-vojvoda
Foto: Aurelio Alves.

O torcedor do Fortaleza que diz não estar empolgado com com o momento do clube nas quartas de final da Copa Sul-Americana provavelmente está mentindo ou sendo contido. A possibilidade de um título internacional para quem há alguns anos nunca havia nem disputado essas competições se mostra fantástico. Porém, deixar que essa animação tire nossos pés do chão pode ser perigoso.

O Fortaleza tem crescido numa velocidade fora da curva. Sabemos disso: não é comum um clube sair da Série C para avançar em torneios continentais no espaço de poucos anos. Com raras exceções, os clubes que conseguem esses feitos disputam esses campeonatos há décadas.

Há alguns exemplos parecidos com nosso contexto de ascensão no continente: Independiente del Valle, Defensa y Justicia… trabalhos que driblam a falta de investimentos robustos para escreverem seus nomes nas páginas da história vencendo uma Sul-Americana.

O Fortaleza pode conseguir isso. Entretanto, há de se lembrar que é difícil. Há grandes e tradicionais adversários no páreo. Corinthians, São Paulo, Estudiantes e LDU tem outra cancha no futebol sul-americano. Sonhemos, porque merecemos, mas não percamos a humildade nem tiremos os pés do chão.

fortaleza-sul-americana
Leão segue avançando na Copa Sul-Americana 2023. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Com a contratação de Imanol Machuca junto ao Unión Santa Fé, o Leão garantiu o seu quinto reforço na atual janela de transferências. O argentino se junto ao atacante Marinho, ex-Flamengo, o lateral-esquerdo Escobar, ex-UD Ibiza, da Espanha, o zagueiro Tobias Figueiredo, ex-Hull City, da Inglaterra, e o volante Pedro Augusto, ex-Tondela, de Portugal.

Os cinco novos jogadores do Fortaleza para a disputa do mata-mata da Copa Sul-Americana e sequência da Série A do Campeonato Brasileiro são considerados “oportunidades de mercado” e “reforços pontuais” para o elenco de atletas à disposição da comissão técnica de “El JefeJuan Pablo Vojvoda.

fortaleza-reforços
Marinho e Gonzalo Escobar foram as duas primeiras contratações do Leão para 2023. Fotos: ASCOM Fortaleza EC.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.