A Data FIFA nem sequer chegou ao fim, mas o Fortaleza já está em clima de decisão enquanto aguarda pelo dia 28 de outubro, a data da partida mais importante de sua história. Pela grande final da Copa Sul-Americana 2023, o Leão e a LDU-EQU irão disputar o título de campeão no estádio Domingo Burgueño, em Punta Del Este, no Uruguai. A expectativa do torcedor tricolor é que, sob o comando do maior treinador da história do clube, Juan Pablo Vojvoda, a equipe possa erguer a primeira grande conquista no futebol sul-americano.
Em busca do que seria o título mais importante em 104 anos de existência, o Fortaleza possui um retrospecto dos mais favoráveis em finais desde que o argentino chegou ao Pici. Quando há uma taça em disputa, “El Jefe” Vojvoda ostenta um aproveitamento de 100% à frente do Leão. Em quatro decisões pelo clube, entre estaduais e uma Copa do Nordeste, o comandante técnico do Tricolor de Aço se consagrou campeão em todas.
Há pouco mais de dois anos atrás, Juan Pablo Vojvoda chegava ao Fortaleza sob olhares de desconfiança da grande maioria de sua torcida, já que não conheciam o trabalho do argentino no futebol sul-americano. Desde então, iniciou-se a chamada “Era Vojvoda”, um dos períodos mais vitoriosos de toda a existência do Leão. Em 2023, o treinador segue fazendo história no comando do Gigante do Pici e, para além da classificação para a grande final da Sul-Americana, ostenta uma das melhores campanhas da atual edição da Série A.
Após as eliminações de Corinthians, São Paulo e Botafogo, o Fortaleza é o representante do Brasil na atual edição da segunda maior competição da CONMEBOL. Em sua segunda experiência na Copa Sul-Americana, o Leão já superou sua campanha anterior, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni, e agora mira o seu primeiro título internacional de 104 anos de história.
VOJVODA SEGUE FAZENDO HISTÓRIA PELO FORTALEZA
Para além de seu último feito inédito, Vojvoda já se tornou o segundo técnico com maior número de jogos no comando do Fortaleza em toda a história ao superar a marca de 154 partidas à frente do Leão. Agora, o argentino fica atrás somente de Moésio Gomes, com 229.
“El Jefe” Juan Pablo Vojvoda, portanto, pode se tornar um dos maiores ídolos de todos os tempos caso cumpra seu contrato com o Tricolor de Aço, válido até dezembro de 2024, até o fim. O argentino terá a oportunidade inédita de se isolar no topo da lista de treinadores com mais jogos no comando do Fortaleza.
Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.