Após o anúncio da venda de Moisés, a maior da história do futebol nordestino, o Fortaleza não poupou esforços para se antecipar à concorrência e anunciar o seu primeiro reforço para a próxima janela de transferências. Com aval de Vojvoda e após muita polêmica e especulações, o Tricolor de Aço acertou a contratação do atacante Marinho até 2025 e o jogador de 33 anos chega para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.
“Primeiro tenho que conhecê-lo no dia a dia. A comunicação não somente verbal, mas ver a comunicação dele dentro do campo. É um jogador de velocidade, com finalização, experiência. Temos que observar, analisar e jogar. Treino, treino, treino, até encontrar o seu lugar dentro do time. Acho que ele é um jogador que pode jogar com a gente”, revelou o treinador argentino do Fortaleza.
Marinho deve estar à disposição da comissão técnica do Fortaleza assim que a próxima janela de transferências estiver oficialmente aberta e o atacante estiver registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A expectativa, portanto, é que o ponta-direita esteja presente pelo menos no banco de reservas para o confronto diante do Athletico-PR no dia 9 de julho, na Arena Castelão, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Fortaleza oficializou o ponta-direita como seu primeiro reforço da próxima janela de transferências até 31 de dezembro de 2025 e adquiriu 100% dos direitos econômicos de Marinho junto ao Flamengo. Questionado sobre a disponibilidade do ponta-direita, o técnico Juan Pablo Vojvoda destacou que o jogador ainda está em processo de adaptação no Pici. No entanto, não deve demorar para que o jogador alagoano entre em campo com a camisa vermelha, azul e branca mesmo que sua estreia não aconteça diante do Furacão.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
De olho na próxima janela de transferências, o Fortaleza segue intensificando os trabalhos nos bastidores com o objetivo de encaminhar a contratação de reforços pontuais para o elenco de atletas à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda. Entretanto, a imprevisibilidade do mercado da bola sempre pode gerar surpresas como saídas inesperadas ou ofertas milionárias e, diante disso, o zagueiro Marcelo Benevenuto pode acabar deixando o Pici ainda em 2023.
De acordo com informações do Jornal O Povo, Marcelo Benevenuto entrou na mira de clubes da Espanha e Arábia Saudita, além de ter recebido sondagens do diferentes equipes do futebol exterior. Apesar do forte assédio pelo jogador de 27 anos, nem o zagueiro carioca e nem o Leão cogitam uma transferência no momento atual da temporada.
O camisa 5 do Fortaleza possui contrato válido com o clube do Pici até dezembro de 2026 e cerca de R$ 4,5 milhões foram desembolsados para o Botafogo durante as negociações pela aquisição de 55% dos direitos econômicos do “xerife” do Tricolor de Aço. Em 2023, Benevenuto acabou perdendo espaço na equipe titular diante do desempenho de alto nível de Emanuel Brítez, mas disputou 23 partidas e marcou um gol.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
O Fortaleza e os clubes que compõem a Liga Forte Futebol (LFF) assinaram em fevereiro um acordo de investimentos com a gestora brasileira Life Capital Partners e a norte-americana Serengeti Asset Management. A missão é dar continuidade ao projeto que visa a criação de um novo modelo para o Campeonato Brasileiro para os próximos 50 anos. Agora, ao que tudo indica, o Tricolor de Aço deve receber os primeiros frutos de mais uma parceria da gestão do Presidente Marcelo Paz.
Nesta sexta-feira, 30, o Fortaleza assinou o contrato da venda de 20% dos direitos de transmissão e comerciais para as investidoras. A reunião foi realizada em São Paulo com os presidentes de cada um dos clubes participantes. Todos os detalhes referentes ao acordo foram revisados e as assinaturas foram encaminhadas, gerando o montante milionário ao Leão.
O Fortaleza irá receber uma quantia de R$ 24 milhões pelo contrato assinado com a investidora Serengeti Asset Management, após a oficialização do acordo firmado com 24 dos 26 clubes que integram a Liga Forte Futebol. 50% da quantia será recebida em 2023, 25% em 2024 e os 25% restantes em 2025 e a receita para os clubes da LFF é distribuída em 80% para os participantes e 20% para os empresas.
A LFF busca uma distribuição mais equilibrada das receitas recebidas pelos clubes do Brasil. O principal objetivo da iniciativa é o desenvolvimento de um Campeonato Brasileiro mais justo e competitivo, tendo como referência a Premier League, da Inglaterra, onde a diferença de ganhos entre as equipes de maior e menor relevância é consideravelmente pequena. Até o momento, a Liga é formada por 26 equipes, nove da Série A e 17 da Série B.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.