Sou Fortaleza

“Segunda maior”; Vitória do Fortaleza sobre Deportivo Maldonado marcou feito histórico para o clube

fortaleza-lucero
Foto: Mateus Lotif.

Em uma das melhores exibições do Fortaleza desde que o técnico Juan Pablo Vojvoda chegou ao Pici, o clube entrou em campo na Arena Castelão na noite da última quinta-feira, 2, e dominou o seu adversário, aplicando 4 a 0 no Deportivo Maldonado. Com a vitória, o Leão garantiu sua classificação para a terceira fase preliminar da Copa Libertadores da América, no que promete ser um desafio ainda maior diante do Cerro Porteño, tradicional equipe do futebol paraguaio.

Em uma Arena Castelão lotada com mais de 50 mil torcedores, o Fortaleza jogou com intensidade e determinação em busca da vitória. Com gols de Thiago Galhardo, Guilherme e “El GatoLucero, duas vezes, o Leão fez história no futebol nordestino. O 4 a 0 sobre o Deportivo Maldonado se tornou a segunda maior goleada de um clube nordestino na história da Libertadores. Apenas o placar de 5 a 0 aplicado pelo Sport no Allianza Lima, em 1988, supera o último triunfo do Tricolor de Aço.

O feito histórico expõe ao resto do Brasil a consolidação do Fortaleza como uma das principais forças do futebol nacional atualmente. Depois de deixar a Série C, conquistar o título da segunda divisão e retornar à elite do Campeonato Brasileiro, em 2019, o Tricolor do Pici segue mantendo um padrão de excelência que, inclusive, garantiu sua classificação, pelo segundo ano consecutivo, à maior competição de clubes da América do Sul.

Mesmo debaixo de chuva, Leão dominou completamente seu adversário. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Desde a abertura da atual janela de transferências, o Fortaleza movimentou o mercado da bola em busca de reforços que chegassem ao Pici para agregar qualidade ao elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Apesar de ter contratado dez atletas para 2023, o período reservado para negociações sempre pode surpreender com saídas inesperadas e propostas irrecusáveis. Nas últimas semanas, o Leão recebeu sondagens do Atlético-MG pelo artilheiro do clube, Thiago Galhardo.

De acordo com informações do renomado jornalista brasileiro Paulo Vinícius Coelho, o atual técnico do Galo, Eduardo Coudet, havia definido o camisa 91 do Fortaleza como o principal alvo para reforçar seu ataque em 2023, porém, apesar das conversas terem sido iniciadas, o acordo não avançou e sua transferência foi descartada. Galhardo e o treinador do Atlético-MG já trabalharam juntos anteriormente no Celta de Vigo, clube da primeira divisão da Espanha.

Neste início de temporada do Fortaleza, um jogador do elenco tem se destacado com a camisa vermelha, azul e branca: Thiago Galhardo. O atleta de 33 anos é o artilheiro do Tricolor do Pici em 2023. O atacante possui apenas 11 partidas disputadas até o momento, mas já igualou o mesmo número de gols do ano passado, com sete bolas na rede. Em 2022, ele precisou de 21 jogos para chegar a esta marca.

Apesar do interesse do Atlético-MG, Thiago Galhardo não deve deixar o Leão. Foto: ASCOM Fortaleza EC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza entrou em campo diante do Deportivo Maldonado pela segunda etapa preliminar da Copa Libertadores da América 2023. O Leão de Juan Pablo Vojvoda aplicou uma goleada de 4 a 0 em seu adversário para confirmar a sua classificação para a grande decisão pela vaga na fase de grupos da principal competição da CONMEBOL. Nos últimos dias, a entidade promoveu o “time da semana” do torneio e o Tricolor do Pici foi representado pelo camisa 9 Juan Martín Lucero.

Apesar de não iniciar a partida contra o Deportivo Maldonado entre os titulares, o atacante argentino foi um dos principais destaques da classificação do Fortaleza na noite da última quinta-feira, 2. “El Gato” marcou dois gols na goleada do Leão que garantiu o Tricolor de Aço na terceira fase preliminar da maior competição de clubes de futebol da América do Sul.

Fortaleza entra em campo diante do Cerro Porteño pelo que promete ser um dos maiores desafios da temporada do clube do Pici nos dias e 16 de março, ambos realizados às 21h do horário de Brasília. A partida de ida será realizada na Arena Castelão, enquanto a decisão está reservada para o Estádio General Pablo Rojas, localizado em Assunção, no Paraguai.

O “time da semana” da última fase da Copa Libertadores da América. Imagem: CONMEBOL.