Sou Fortaleza
Foto: Mateus Lotif.

Após vitória sobre América-MG, Fortaleza iguala campanha de 2021 e mira G4 da Série A; veja números

Em sua quinta temporada consecutiva na elite do futebol nacional, o Fortaleza segue avançando na Série A em busca de “voos mais altos” entre os chamados “gigantes” do Campeonato Brasileiro. Em 2023, o Tricolor do Pici já igualou sua campanha histórica de 2021, a primeira do técnico Juan Pablo Vojvoda no comando do Leão, e não deve poupar esforços para manter o alto nível e conquistar mais uma classificação para a Copa Libertadores da América.

No G6 do Brasileirão com 42 pontos somados e em uma sequência de quatro partidas sem saber o que é derrotado por seus adversários, o Fortaleza possui chances concretas de repetir o feito histórico da edição de 2021 da Primeira Divisão. Principalmente com a união do grupo cultivada pelo grupo, além de uma mentalidade consolidada com foco total em cada compromisso disputado na temporada. Assim, o Leão já encaminhou mais um tabu quebrado, pois nenhum outro clube nordestino conseguiu permanecer na elite do futebol nacional por seis anos consecutivos.

Em 2023, o Tricolor do Pici possui os mesmos 42 pontos conquistados na temporada histórica de 2021 e ainda restam 12 partidas em sua trajetória no Campeonato Brasileiro. Na primeira experiência de “El JefeVojvoda no país, a equipe tricolor somou 16 de 36 possíveis em um mesmo recorte da competição. Finalista da Copa Sul-Americana com méritos, não parece impossível idealizar que o Leão consiga manter atuações consistente e alcançar até mesmo uma pontuação maior ao final da Série A.

Leão encaminha seu sexto ano consecutivo na elite do futebol brasileiro. Foto: Mateus Lotif.

FORTALEZA NA COPA SUL-AMERICANA

Após as eliminações de Corinthians, São Paulo e Botafogo, o Fortaleza é o representante do Brasil na atual edição da segunda maior competição da CONMEBOL. Em sua segunda experiência na Copa Sul-Americana, o Leão já superou sua campanha anterior, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni, e agora mira o seu primeiro título internacional de 104 anos de história.

Em sua campanha atual na Sul-Americana, o Fortaleza se tornou o primeiro clube nordestino a chegar à decisão de uma competição internacional e será o representante do Brasil na última fase do torneio. Anteriormente, as melhores campanhas dos gigantes do Nordeste foram encerradas nas quartas de final, com Bahia (2018 e 2020), Sport (2017) e Ceará (2022) se despedindo antes de alcançarem a penúltima fase dos certames continentais que disputaram.

fortaleza-sul-americana
Leão mantém vivo o sonho de seu primeiro título internacional. Foto: Mateus Lotif.