Sou Fortaleza
torcida-fortaleza
Foto: Paulo Pinto/AFP.

URGENTE! Ministério Público suspende organizadas do Fortaleza de semifinal da Sula após briga em São Paulo

O Fortaleza empatou com o Corinthians em 1 a 1 na última terça-feira, 26, pelo primeiro jogo das semifinais da Copa Sul-Americana 2023. Apesar do futebol de alto nível apresentado pela equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda dentro das quatro linhas, o duelo acabou marcado por cenas lamentáveis protagonizadas por membros de organizadas do clube que estiveram presentes nas arquibancadas da Neo Química Arena.

Nesta quinta-feira, 28, o Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) comunicou a suspensão da Jovem Garra Tricolor (JGT) e Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) por duas partidas do clube devido ao tumulto causado pelas organizadas na partida de ida válida pela penúltima fase da Sul-Americana, em São Paulo. De acordo com apuração do Jornal O POVO, o Leão do Pici deve recorrer o quanto antes, já que a TUF é a principal responsável pela organização das festas da torcida na Arena Castelão e há um mosaico preparado para o confronto decisivo contra o Corinthians.

Diante da decisão anunciada oficialmente pelo MP-CE, as torcidas estão proibidas de levarem faixas, bandeiras, mastros e instrumentos musicais ou qualquer outro tipo de objeto que caracterize as organizadas para a Arena Castelão nos jogos contra Grêmio e Corinthians. A suspensão tem o objetivo de punir os atos inconsequentes de “torcedores” que comparecem aos estádios para gerar conflitos nas partidas do Fortaleza.

fortaleza-mosaico
TUF corre o risco de não poder realizar seu mosaico na grande decisão da semifinal da “Sula”. Foto: Lucas Emanuel.

CAPITÃO DO FORTALEZA, TINGA SE MANIFESTA SOBRE BRIGA ENTRE ORGANIZADAS

Pelas semifinais da Copa Sul-Americana, o Fortaleza tem um dos maiores desafios de seus 104 anos de existência diante do Corinthians do recém-chegado Mano Menezes. O primeiro confronto, realizado na Neo Química Arena, foi disputado na noite da última terça-feira, 26, enquanto a grande decisão está reservada para a Arena Castelão, no dia 3 de outubro, às 21h30 (horário de Brasília). Capitão do Tricolor de Aço, Tinga se manifestou sobre as cenas lamentáveis nas arquibancadas do estádio do clube paulista.

“É uma vergonha! Para o Fortaleza e para nós, jogadores, é uma vergonha. Porque as coisas estão tudo indo bem dentro de campo, fora também, na diretoria, tudo indo sempre bem, e a torcida dando um mau exemplo, ainda mais aqui, fora de casa. Eles não estão em prol do Fortaleza. Eles têm que parar com isso, porque isso não vai levar a nada. Vou falar com eles, porque é uma vergonha o que estão fazendo, porque eles têm várias lideranças que vêm sempre nos cobrar quando a gente está em um mau momento e acho que a gente tem que cobrar eles também, porque passou em rede internacional”, desabafou o camisa 2 do Fortaleza.

tinga-fortaleza
Tinga lamentou confusão entre organizadas do Leão na Neo Química Arena. Foto: Mateus Lotif.