O Fortaleza recebeu a equipe do CSA na noite da última sexta-feira, 17, no Estádio Presidente Vargas, em partida válida pela quarta rodada da Copa do Nordeste 2023. Apesar da vitória por 3 a 0 do Leão, o jogo foi marcado negativamente por uma denúncia de injúria racial. Dois atletas do Azulão de Alagoas denunciaram terem sido vítimas de ofensas raciais por parte de torcedores tricolores.
De acordo Thales e Douglas, jogadores do CSA, um grupo de torcedores do Fortaleza presentes no PV continuou a gritar que eles tinham “cabelo de vassoura”. O clube de Alagoas divulgou nota oficial declarando que repudia a situação e declarou que realizou boletim de ocorrência logo após o final da partida.
De acordo com informações do Blog do Kempes, os dirigentes do Fortaleza trabalharam em conjunto com a Polícia Militar com o objetivo de identificar os infratores. Os policias chegaram a ir até o setor em que os atletas alegaram ter recebido as ofensas, mas não conseguiram encontrar os responsáveis pelo ato deplorável. O Tricolor de Aço se pronunciou oficialmente.
CONFIRA A NOTA OFICIAL DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE
“Se há um clube que tem cumprido seu dever no combate ao racismo, este clube é o Fortaleza. A luta tem bastante tempo.
A instituição Fortaleza já fez campanhas contra o racismo premiadas pela criatividade e inteligência. A marca própria homenageou o Dragão do Mar em seus uniformes. A torcida do Fortaleza já fez mosaicos estampando o grito de protesto para o planeta inteiro ver. Poucos clubes tiveram esta ousadia. E, o que parece ser coragem, nós chamamos de obrigação.
Ontem, no PV, cumprimos outra vez com nosso dever. Diante dos relatos dos jogadores do nosso clube-irmão CSA, buscamos, investigamos, vasculhamos a arquibancada com diligência na procura dos autores das frases ofensivas. E embora nem polícia, nem árbitros, nem federação, nem imprensa, nem outros torcedores tenham observado as ofensas ou apontado a sua origem, continuaremos nossa busca pela identificação dos agressores.“

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
Enquanto o período reservado para transferências ainda estiver em andamento no futebol brasileiro, o Fortaleza continuará a definir situações de jogadores que não fazem parte do planejamento do técnico Juan Pablo Vojvoda para a atual temporada. Entre os nomes desta lista, o volante Ronald teve seu empréstimo para o Cuiabá oficialmente confirmado pelo Tricolor do Pici.
O volante do Fortaleza foi confirmado como novo reforço do Cuiabá para 2023. O meio-campista de 25 anos chega ao Dourado com contrato válido até dezembro deste ano. Ronald já conheceu as instalações do clube mato-grossense, passou por avaliações físicas, exames médicos e deve ficar à disposição do técnico Ivo Vieira muito em breve.
Defendendo camisa do Fortaleza, o Ronald possui 110 jogos disputados. Nestes, o volante marcou três gols e concedeu cinco assistências. Em 2022, o jogador foi bastante utilizado por Vojvoda, atuando em 41 partidas na campanha histórica que levou o Tricolor de Aço à conquista de vaga para a Copa Libertadores da América pelo segundo ano consecutivo. O atleta possui contrato com o Leão válido até dezembro de 2024 e deve retornar ao Pici após o fim de seu empréstimo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.