Sou Fortaleza

Leão com moral! Técnico de adversário do Fortaleza na Copa do Nordeste 2023 exalta o tricolor e comenta “Vai ser uma grande honra e um privilégio enfrentá-los”

Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

O Fortaleza enfrenta neste sábado, 4, a equipe do ABC de Natal em partida válida pela 3° rodada da Copa do Nordeste de 2023. A partida marca o primeiro duelo fora de casa do Tricolor do Pici no ano. O momento das 2 equipes é favorável a um grande jogo, o ABC de Natal ainda não perdeu no Campeonato Potiguar e detém 20 jogos de invencibilidade jogando em casa, mas na Copa do Nordeste, vem de derrota para o Sport. O Leão também segue invicto nas competições das quais participa, mantém 100% de aproveitamento e em caso de vitória, pode sacramentar o melhor início de temporada do clube nos últimos 10 anos.

Nos últimos dias, a equipe do ABC publicou um vídeo, convocando sua torcida para comparecer no estádio, já que é partida de torcida única para os torcedores potiguares. A equipe se refere ao duelo como “o jogo do ano” e pretende defender a invencibilidade dentro de casa, já que o time segue em boa fase, e está retornando para a Copa do Nordeste. Enquanto isso, o Fortaleza vem de uma campanha sólida no Brasileirão 2022, classificação para sua segunda Copa Libertadores e também segue sem perder nenhuma partida no ano de 2023.

Não é só nas arquibancadas que a atmosfera de importância reside. Em entrevista, o técnico do ABC, Fernando Marchiori, enalteceu o Leão do Pici e falou sobre a importância do duelo tão emblemático e histórico entre as duas equipes: “É um motivo de alegria para nós. Estamos retornando contra um gigante, que é o Fortaleza. Vai ser uma grande honra e um privilégio enfrentá-los. Vamos dar a vida aqui dentro para fazer um grande jogo contra eles”

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após o anúncio da rescisão contratual do meio-campista Christian Bernardi devido a problemas de saúde, o tão esperado “camisa 10” do Fortaleza ainda está em processo de definição pelo Departamento de Futebol do clube, que vem trabalhando para procurar uma solução para uma das principais necessidades do elenco de Juan Pablo Vojvoda. Bruno Zapelli, meia do Belgrano, decidiu permanecer no clube argentino e recebeu um novo contrato com aumento salarial significativo.

De acordo com o jornalista César Luis Merlo, o clube argentino estendeu o vínculo com com o clube argentino por mais um ano, até 2025, e recebeu uma melhoria substancial em seu salário. Segundo a apuração de Merlo, o Belgrano decidiu agir rápido para garantir a permanência de Zapelli depois do forte interesse do Fortaleza, principalmente, e da sondagem do Vasco da Gama.

Na última temporada pelo Belgrano, o alvo do Fortaleza para a posição de “camisa 10” disputou 37 partidas, marcou dois gols e concedeu três assistências. Os valores eram considerados altos e o modelo de investimento seria semelhante ao realizado na contratação de Valentín Depietri, que também veio da Primera B Nacional e possuía potencial para evolução.

Zapelli
Antes de Calebe, Zapelli era o principal alvo do Leão para a posição de “camisa 10”. Foto: César Luis Merlo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Desde que assumiu o comando técnico do Fortaleza, em uma das principais apostas da gestão do atual presidente do clube, Marcelo Paz, o argentino Juan Pablo Vojvoda vem consolidando seu nome como um dos maiores treinadores dos 104 anos de história do Leão. Como característica das equipes comandadas anteriormente por “El Jefe“, o futebol ofensivo e uma proposta de jogo vertical são priorizadas e no Tricolor de Aço não foi diferente.

Apesar do rendimento abaixo do esperado da grande maioria dos jogadores do elenco do Fortaleza neste início de temporada, o clube venceu todas as seis partidas que disputou entre Campeonato Cearense e Copa do Nordeste e mantém 100% de aproveitamento em 2023, com 14 gols marcados. O número de jogadores diferentes que balançaram as redes adversárias é expressivo, apesar de Thiago Galhardo ter se isolado na artilharia do Leão neste início de ano.

Em 2023, a média do Fortaleza superior a dois gols por partida não surpreende. Ao total, foram 127 partidas de Vojvoda como treinador do Leão e, nestas, sua equipe marcou 99 vezes contra seus adversários, o que equivale a um total de 78% dos jogos, de acordo com o jornalista André Almeida.

Juan Pablo Vojvoda irá comandar o Fortaleza por, no mínimo, 59 partidas já garantidas na temporada de 2023. Nada impede que o Leão faça história e avance para as finais ou semifinais de competições como Copa do Brasil, Copa do Nordeste ou Copa Libertadores da América, o que significaria ainda mais jogos do argentino à beira do campo.

Até o fim de seu contrato com o clube do Pici, válido até dezembro de 2024, o atual comandante técnico do Tricolor pode se tornar um dos maiores ídolos de todos os tempos. Para isso, terá que superar Moésio Gomes, o técnico com mais partidas pelo Fortaleza em toda a sua história, que possui 229 jogos disputados como treinador do Tricolor de Aço.

Fortaleza avalia fazer proposta por capitão de gigante sul-americano
Ao final da temporada, Vojvoda se tornará o segundo técnico com mais partidas na história do Leão.
Foto: Karim Georges.