Sou Fortaleza

Marcelo Paz ‘bate martelo’ sobre SAF no Fortaleza: “Tivemos propostas”

Fortaleza anuncia acordo com jovem camisa 10 por três temporadas
Foto: Fabiane de Paula

Apesar de não ser o caso do Fortaleza até o final de 2022, nos últimos anos, tornou-se comum o termo “SAF” no futebol brasileiro. Para alguns grandes clubes do futebol nacional, a adoção deste modelo de gestão baseado em investimentos de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) surgiu como uma forma de arcar com dívidas e, além disso, impulsionar seus orçamentos. O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, não descartou a adesão do sistema no Tricolor do Pici.

Por meio de entrevista concedida nas últimas semanas a um projeto colaborativo e especial do Bora Leão, Razão Tricolor e Glória & Tradição, o presidente do Fortaleza revelou que a proposta é analisada com cautela, mas que, no final das contas, quem irá decidir é o torcedor tricolor.

“Já tivemos propostas. Já teve grupo que chegou e queria fazer proposta. Mas a gente não pode iniciar uma negociação sem ter um amplo leque de observação, de entender, de ouvir, quais são as práticas do mercado, e no final quem vai decidir são vocês torcedores. Se o Fortaleza vai virar SAF, se vai vender ações, quantos percentuais das ações vai vender”, afirmou o presidente do Leão.

Em 2022, mesmo sem integrar o modelo de SAF em sua gestão, o Fortaleza levantou as taças  do Campeonato Cearense e  Copa do Nordeste. Além disso, conseguiu uma oitava posição na Série A do Campeonato Brasileiro e, assim, classificou-se às oitavas da Libertadores pelo segundo ano consecutivo.

Fortaleza pode adotar novo modelo de negócios para 2023
Tricolor do Pici na conquista do tetracampeonato cearense. Foto: Brenno Rebouças/O POVO.

Fortaleza pode adotar novo modelo de negócios para 2023
Leão teve um ano de 2022 bastante vitorioso. Foto: Mateus Lotif.

Vai e vem do mercado de transferências do Leão

Após a reapresentação do Fortaleza visando a temporada de 2023, a diretoria do clube busca intensificar os trabalhos para suprir as necessidades do elenco comandado por Juan Pablo Vojvoda antes do início do Campeonato Cearense, em janeiro. Com objetivo de oferecer um novo “camisa 10” para o treinador argentino, o Leão foi fortemente vinculado ao nome de Luan, do Corinthians. 

Nos últimos dias, alguns veículos de notícias de São Paulo relataram o interesse do Fortaleza na contratação de Luan, meia que brilhou com a camisa do Grêmio e está, atualmente, no Corinthians. No entanto, o jornalista Jorge Nicola entrou em contato diretamente com o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, que afirmou que o Tricolor do Pici não tem interesse em novos reforços no momento.