Para além de mais uma importante vitória do Fortaleza em sua campanha na Série A do Campeonato Brasileiro 2023, a partida contra a equipe do Coritiba, pela 21ª rodada, ficou marcada negativamente por cânticos homofóbicos contra torcedores do rival, Ceará, registrados nas arquibancadas do Estádio Presidente Vargas.
Apesar dos gritos de cunho preconceituoso ocorrerem frequentemente e há anos como provações entre as principais organizadas de Fortaleza e Ceará, o ocorrido repercutiu de forma significativa nas redes sociais e virou tema de denúncia pela imprensa cearense e membros de grupos da torcida do próprio Leão que defendem os direitos LGBTQIA+. Diante disso, o Presidente do clube, Marcelo Paz, veio a público e se pronunciou oficialmente sobre a polêmica .
“Se tem uma coisa no Fortaleza que a gente não pode nunca deixar como válida é a frase ‘sempre foi assim’. A forma de fazer crioterapia no Fortaleza, aquele trabalho pós-jogos de recuperação de jogadores tinha uma maneira de fazer e nós mudamos. A fachada do Fortaleza tinha uma forma de ser e nós mudamos, nem sempre foi assim. Evoluímos. A sala de troféus, como é que era?! Como ficou?! Imagina se a gente guarda isso para o que sempre foi assim”, afirmou o mandatário do Tricolor de Aço.
Nos últimos dias, o rival, Ceará, foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) a pagar uma multa de R$ 40 mil pelos cânticos homofóbicos proferidos por membros da torcida do clube durante a partida contra o Vila Nova, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com cada vez mais rigidez no combate ao preconceito no futebol, o Presidente do Fortaleza não conteve sua sinceridade ao expressar seu repúdio.
“O ‘sempre foi assim’ é uma crença limitante e o que vale para a estrutura também vale para comportamento. Então, nós repudiamos, veementemente, os cânticos homofóbicos feitos por parte de nossa torcida. As relações do Fortaleza sempre foram pautadas por respeito e a credibilidade que nós conquistamos ajudou a ter esse respeito e a fazer com que o clube cresça cada vez mais. Não temos compromisso com o erro. E nem adianta argumentar que sempre foi assim, porque se sempre foi assim, sempre foi errado”, concluiu Marcelo Paz.

FORTALEZA VENCE CORITIBA E SEGUE VIVO NA DISPUTA POR VAGA NA LIBERTADORES 2024
O Fortaleza entrou em campo na noite do último domingo, 27, em mais um compromisso válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. No estádio Presidente Vargas, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda exerceu toda a sua superioridade técnica e venceu o Coritiba pelo placar de 3 a 1, com gols marcados por Lucero, duas vezes, e Marinho. Com o resultado, o Tricolor do Pici se mantém na primeira página da tabela de classificação da principal competição do futebol nacional com 32 pontos somados e segue avançando em busca da tão sonhada vaga para a Libertadores 2024.
Apesar de ter sofrido alguns sustos durante os 90 minutos, o Fortaleza venceu a equipe do Coxa com autoridade. Jogando em casa, o Leão tomou a iniciativa das ações ofensivas da partida desde o apito inicial e não teve grandes dificuldades para encaminhar mais uma vitória no Brasileirão em noite inspirada de “El Gato” Lucero. Para além do desempenho dos atletas comandados por Vojvoda, Robson, atacante do Coritiba que também teve passagem pelo Pici, ficou marcado como um dos personagens da partida. O camisa 30 cometeu um pênalti a favor do Leão no primeiro tempo e ainda despediçou uma cobrança pelo clube paranaense na reta final do jogo.
CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DO DUELO ENTRE FORTALEZA E CORITIBA

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.