Sou Fortaleza
fortaleza-marcelo-paz
Foto: Matheus Amorim/FEC.

“Emprestei dinheiro do meu bolso”; Paz expõe bastidores INÉDITOS do Fortaleza em seus anos de Série C

O Fortaleza vem consolidando cada vez mais a sua imagem entre os protagonistas do futebol brasileiro. Nas últimas duas temporadas, o Leão do Pici alcançou inéditas classificações para a Copa Libertadores da América, algo nunca visto antes em sua história. O sucesso é consequência de uma gestão de alto nível desde que Marcelo Paz assumiu a presidência do Tricolor de Aço, mas a trajetória até a classificação para a grande final da Sul-Americana não foi nada simples, conforme destacou um dos maiores dirigentes de todos os 105 anos de existência do clube.

“Naquela época (anos de Série C), o clube tinha um déficit estrutural muito grande. Do vestiário ao campo. Cheguei a participar de uma vaquinha para comprar material de treino, como cone e colete. Os campos não tinham drenagem. A academia, meu Deus do céu, era muito antiga. A sala de preleção, improvisada. O hotel dos jogadores, péssimo. Ao longo da caminhada, tivemos seguidos apuros financeiros, o fluxo de caixa não fechava. Eu mesmo emprestei dinheiro do meu bolso para o clube”, revelou o mandatário do Fortaleza.

A ascensão meteórica do Leão passou pelo título da Série B do Brasileirão de 2018. Foto: Jarbas Oliveira.

Em 2022, o presidente do Fortaleza viajou junto com a delegação da Seleção Brasileira para os amistosos de preparação para a Copa do Mundo do Catar, contra a Coreia do Sul e Japão, nos respectivos países, e foi bastante elogiado pelo ex-treinador do Brasil e atual técnico do Flamengo, Tite. Marcelo Paz é considerado por muitos o maior executivo que já passou pelo Pici, eternizando-se na história e, agora, prestes a assumir a posição de CEO da SAF do Leão, uma nova era do clube.

“Quando assumi, meu objetivo era apenas que o time saísse da Série C. E olha aonde chegamos: à final da Copa Sul-­Americana. O Rogério Ceni, o primeiro treinador que contratei, foi muito importante no processo de profissionalização do futebol. Ele chegou em 2018, o ano de nosso centenário. Dali por diante, começou a entrar um pouco mais de recursos e o torcedor se reaproximou do clube. Nosso orçamento anual saltou de 24 milhões para 300 milhões de reais. Por isso eu digo que o camisa 10 do Fortaleza é o salário em dia”, afirmou Marcelo Paz.

fortaleza-sul-americana
Na final da “Sula”, Leão pode conquistar seu primeiro título internacional da história diante da LDU-EQU. Foto: Mateus Lotif.

FORTALEZA ENCARA LDU PELA DECISÃO DA SULA

Com a oportunidade de conquistar seu tão sonhado primeiro título de uma competição internacional, o Tricolor de Aço pode faturar uma verdeira “bolada” milionária da CONMEBOL caso venha a se consagrar campeão da “Sula“: o Leão do Pici pode embolsar 5 milhões de dólares, aproximadamente R$ 24,6 milhões, se vencer gigante do Equador, além de fazer história ao levantar a taça mais importante já conquistada em seus 104 anos de existência.

O Fortaleza irá entrar em campo diante da LDU de Luis Zubeldía e as equipes prometem travar uma verdadeira batalha dentro das quatro linhas. O Tricolor de Aço e o “carrasco” de times brasileiros irão disputar a final da Sul-Americana no estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, no Uruguai, em jogo único, às 17h (horário de Brasília) do dia 28 de outubro.

Leão e LDU se enfrentam pela grande final da Sula. Foto: Reprodução/Lance!