2023 ficará marcado para sempre na memória do torcedor do Fortaleza por diferentes motivos. Para além das conquistas históricas dentro das quatro linhas, como o pentacampeonato estadual e o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, o Leão também não mediu esforços para se consolidar ainda mais entre os protagonistas do futebol nacional e, para isso, realizou a maior venda e a maior compra de toda a história do clube.
Primeiro, o Tricolor de Aço encaminhou a venda do atacante Moisés ao futebol mexicano por um valor recorde de R$ 24,5 milhões. Em seguida, tratou de analisar o mercado de transferências internacional em busca de um substituto à altura de um dos principais destaques da chamada “Era Vojvoda” e, nesse contexto, o jovem argentino Imanol Machuca chegou ao Pici. O habilidoso camisa 39 que custou R$ 12,5 milhões aos cofres do Fortaleza, a maior aquisição de 105 anos de existência do clube.
Apesar de ter disputado a sua primeira temporada no futebol brasileiro, Machuca não obteve um desempenho ruim mesmo com pouco tempo de adaptação e sem ter realizado a pré-temporada junto ao elenco que iniciou 2023 à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda. O jogador argentino entrou em campo em 22 partidas (nem todos como titular) e marcou dois gols, ficando atrás da melhor fase da carreira do atacante Guilherme, o grande artilheiro do Leão em competições internacionais.
2024, no entanto, promete ser diferente para Imanol Machuca. Mais adaptado ao futebol brasileiro e com a realização da pré-temporada sob o comando de “El Jefe” Vojvoda, as expectativas não podem ser diferentes se olharmos para o talento e o investimento realizado para trazer o melhor driblador do Campeonato Argentino para o Fortaleza. O camisa 39 do Tricolor de Aço ainda tem muito a provar em sua passagem pelo Pici, mas é apenas uma questão de tempo até que encontre a sua melhor forma e venha a encher os olhos do torcedor.

ÚLTIMA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Com a contratação de Imanol Machuca junto ao Unión Santa Fé, o Leão garantiu o seu quinto reforço na atual janela de transferências. O argentino se junto ao atacante Marinho, ex-Flamengo, o lateral-esquerdo Escobar, ex-UD Ibiza, da Espanha, o zagueiro Tobias Figueiredo, ex-Hull City, da Inglaterra, e o volante Pedro Augusto, ex-Tondela, de Portugal.
Os cinco novos jogadores do Fortaleza para a disputa do mata-mata da Copa Sul-Americana e sequência da Série A do Campeonato Brasileiro são considerados “oportunidades de mercado” e “reforços pontuais” para o elenco de atletas à disposição da comissão técnica de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.








