Sou Fortaleza
Foto: Felipe Cruz.

OPINIÃO: Ele é diferente

O Fortaleza contou com todo o talento de Calebe, seu “camisa 10” que veste a 27, para superar a equipe do Bragantino de Pedro Caixinha fora de casa, em São Paulo, e garantir a sua permanência na elite do futebol brasileiro pelo sexto ano consecutivo. Craque do jogo, o meia concedeu assistência e marcou o segundo gol da partida, consolidando-se como o principal jogador do Leão nesta reta decisiva de Série A.

Autor do gol que consagrou o Tricolor do Pici como pentacampeão cearense na primeira metade da atual temporada, Calebe tem sido decisivo desde que retomou condições físicas plenas após sua contusão mais recente. Desde o duelo contra o Cruzeiro, quando assumiu a titularidade como meia de criação da equipe de Juan Pablo Vojvoda, o meia de 23 anos se tornou o principal jogador do Leão e a grande esperança da torcida rumo à classificação para a Copa Sul-Americana 2024.

Apesar de ter sido obrigado a se afastar dos gramados e ser desfalque em inúmeras das partidas do Fortaleza na temporada, após duas sérias contusões, Calebe voltou a se destacar pelo seu alto nível técnico e dinâmica ofensiva. Impressiona o fato de o jogador não ter atuado mais vezes como “camisa 10” na primeira metade da temporada, mas a tendência é que o jovem paulista se torne cada vez mais absoluto no meio de campo de “El JefeVojvoda.

Seu antigo concorrente pela posição de meia de articulação, Tomás Pochettino, poderá receber novas oportunidades para atuar como segundo volante e entregar mais do que vem oferecendo em 2023. O argentino pode compensar a sua falta de verticalidade ofensiva com disciplina tática, intensidade, alta taxa de acerto de passes e recuperações de bola no setor à frente da linha defensiva do Leão. O fato é que o camisa 7 do Tricolor de Aço, considerado um verdadeiro “todocampista” e com números de destaque na temporada, deve se tornar o substituto imediato de Calebe em um futuro próximo.

fortaleza-calebe
Herói do pentacampeonato estadual, Calebe foi o craque do jogo contra o Bragantino. Foto: Davi Rocha.

ÚLTIMA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Com a contratação de Imanol Machuca junto ao Unión Santa Fé, o Leão garantiu o seu quinto reforço na atual janela de transferências. O argentino se junto ao atacante Marinho, ex-Flamengo, o lateral-esquerdo Escobar, ex-UD Ibiza, da Espanha, o zagueiro Tobias Figueiredo, ex-Hull City, da Inglaterra, e o volante Pedro Augusto, ex-Tondela, de Portugal.

Os cinco novos jogadores do Fortaleza para a disputa do mata-mata da Copa Sul-Americana e sequência da Série A do Campeonato Brasileiro são considerados “oportunidades de mercado” e “reforços pontuais” para o elenco de atletas à disposição da comissão técnica de “El JefeJuan Pablo Vojvoda.

fortaleza-machuca
Imanol Machuca se tornou a maior contratação da história do Leão. Foto: Mateus Lotif.