O Fortaleza empatou em 2 a 2 com a equipe do Botafogo na noite da última quinta-feira, 23, em mais um compromisso válido pela elite do futebol nacional. Com o resultado, o Leão chegou ao seu oitavo jogo consecutivo sem vitória na Série A, uma das piores sequências de jogos de toda a passagem do técnico Juan Pablo Vojvoda pelo Pici. O confronto que rendeu um ponto à equipe tricolor, disputado na Arena Castelão, no entanto, também marcou pontos positivos para o preocupante reta final do Brasileirão.
Mais uma vez entre os titulares do Fortaleza, Calebe fez uma de suas melhores partidas pelo Tricolor na posição em que já deveria ter sido muito mais testado em outros momentos da temporada, mesmo antes de sua contusão no jogo contra o Libertad-PAR, pela Sul-Americana. Autor de duas assistências, o camisa 27 demonstrou em campo todo o seu talento diante do Glorioso com passes verticais de qualidade, dribles incisivos e a velocidade que caracterizam o paulista de 23 anos. Pode-se destacar, também, o volante Caio Alexandre, muito participativo e com alto nível de intensidade no meio-campo, e os pontas Yago Pikachu e Guilherme, autores dos gols do empate do Fortaleza.
Por outro lado, o duelo disputado pela 29ª rodada também marcou mais uma partida ruim do sistema defensivo tricolor, principalmente o zagueiro Brítez, autor de gol contra dos mais bizarros já vistos em 2023. Titi e Pacheco também parecem estar desgastados, provavelmente sentindo a grande quantidade de jogos realizados na temporada, João Ricardo poderia ter feito sido mais efetivo e Tinga é o único que mantém atuações consistentes em seu setor. Exigido como referência no ataque do Leão, Galhardo mostrou novamente porque é melhor atuando na construção de jogadas do que finalizando dentro da grande área.
Apesar dos resultados negativos, no que diz respeito a rendimento técnico e tático, o Fortaleza se mostrou muito superior a Cruzeiro e Botafogo, mas acabou não sendo efetivo o suficiente para balançar as redes adversárias mesmo com um grande número de oportunides criadas dentro de campo. Agora, resta esperar que diante de duas das melhores equipes do Brasil, o líder Palmeiras e o Bragantino de Pedro Caixinha, o Leão mantenha o ritmo e corrija os erros necessários para voltar a rugir na Primeira Divisão.

ÚLTIMA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Com a contratação de Imanol Machuca junto ao Unión Santa Fé, o Leão garantiu o seu quinto reforço na atual janela de transferências. O argentino se junto ao atacante Marinho, ex-Flamengo, o lateral-esquerdo Escobar, ex-UD Ibiza, da Espanha, o zagueiro Tobias Figueiredo, ex-Hull City, da Inglaterra, e o volante Pedro Augusto, ex-Tondela, de Portugal.
Os cinco novos jogadores do Fortaleza para a disputa do mata-mata da Copa Sul-Americana e sequência da Série A do Campeonato Brasileiro são considerados “oportunidades de mercado” e “reforços pontuais” para o elenco de atletas à disposição da comissão técnica de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.