Vojvoda segue fazendo história pelo Fortaleza e alcança marca expressiva entre todos os treinadores da Série A em 2023

Foto: Thiago Gadelha.

Há pouco mais de dois anos atrás, Juan Pablo Vojvoda chegava ao Fortaleza sob olhares de desconfiança da grande maioria de sua torcida, já que não conheciam o trabalho do argentino no futebol sul-americano. Desde então, iniciou-se a chamada “Era Vojvoda”, um dos períodos mais vitoriosos de toda a existência do Leão do Pici. Em 2023, o treinador segue fazendo história no comando do Tricolor de Aço e ostenta um dos melhores aproveitamentos da atual edição da Série A.

Na atual temporada, o comandante técnico do Fortaleza conquistou mais um feito expressivo em sua passagem pelo futebol brasileiro. “El Jefe” possui o quinto melhor aproveitamento entre todos os treinadores da Série A do Campeonato Brasileiro. Nas 59 partidas disputadas pelo Leão em 2023, o argentino conquistou 34 triunfos, nove empates e 16 derrotas. Com aproveitamento de 62,71%, fica atrás apenas de Abel Ferreira, Renato Gaúcho, Jorge Sampaoli e Fernando Diniz, mas todos estiveram à frente de suas equipes em menos jogos do que Vojvoda.

O trabalho do técnico de 48 anos fez com que o Fortaleza alcançasse suas duas primeiras participações da história em Copas Libertadores da América, de forma consecutiva. Para além disso, Vojvoda também se consagrou com importantes títulos estaduais e do Nordeste, e se tornou um dos principais treinadores do Brasil.

CONFIRA TOP 5 DE TREINADORES COM MELHOR APROVEITAMENTO NO BRASILEIRÃO 2023*

  1. Abel Ferreira (Palmeiras) – 67,27% de aproveitamento
  2. Renato Gaúcho (Grêmio) – 66,67% de aproveitamento
  3. Jorge Sampaoli (Flamengo) – 65,71% de aproveitamento
  4. Fernando Diniz (Fluminense) – 62,75% de aproveitamento
  5. Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza) – 62,71% de aproveitamento

*Créditos: João Vitor Paiva/SVM.

fortaleza-vojvoda
Vojvoda está entre os maiores técnico da história do Leão. Foto: Matheus Amorim.

VOJVODA SEGUE FAZENDO HISTÓRIA PELO FORTALEZA

Vojvoda é, oficialmente, o segundo técnico com maior número de jogos no comando do Fortaleza. O treinador alcançou a marca de 154 partidas à frente do Leão e superou Rogério Ceni, ex-São Paulo, e um dos principais nomes da história recente do clube do Pici.

Agora, o treinador argentino fica atrás somente de Moésio Gomes, com 229 jogos à frente do Tricolor de Aço. Após alcançar a marca, “El Jefe” pode ir ainda mais além: até o fim de seu contrato com o clube do Pici, válido até o dezembro de 2024, o atual comandante do Leão pode se tornar um dos maiores ídolos de todos os tempos.

fortaleza-vojvoda-paz
Vojvoda ao lado de Marcelo Paz após o título do pentacampeonato estadual. Foto: Lucas Emanuel.