Sou Fortaleza

Na despedida do PV, Fortaleza enfrenta Náutico em busca de assegurar a liderança do Grupo A; veja retrospecto

Foto: Marlon Costa.

Após ter empatado por 0 a 0 contra o Deportivo Maldonado no jogo de ida da Copa Libertadores da América 2023, o Fortaleza volta a sua atenção para seu próximo desafio da atual temporada. O campeão entra em campo pela Copa do Nordeste na noite deste domingo, 26, diante da equipe do Náutico, em busca de assegurar a liderança do Grupo A e confirmar seu favoritismo ao título da maior competição regional de clubes de futebol do Brasil.

Em toda a história, Fortaleza Náutico se enfrentaram em 25 partidas oficiais. O Leão é o maior vencedor da disputa entre nordestinos, com dez vitórias, mas a vantagem não é tão superior assim. O clube de Recife possui oito triunfos diante do gigante do Pici, enquanto o número de empates entre as equipes já chegam a sete.

Como visitante, o Náutico não vence o Fortaleza desde 1965, pela Taça Brasil daquele ano, competição que nem sequer existe mais. Na ocasião, o Timbu venceu o Tricolor do Pici pelo placar de 3 a 2 e, desde então, o clube pernambucano não voltou a derrotar o seu adversário da noite deste domingo, 26. Nos 11 jogos seguintes, o Leão somou sete vitórias e quatro empates, demonstrando sua superioridade. O triunfo mais recente foi em 2022, na semifinal do Nordestão, quando ganhou por 2 a 0, na Arena Castelão.

ÚLTIMOS CONFRONTOS ENTRE FORTALEZA E NÁUTICO

Fortaleza 2×0 Náutico (Copa do Nordeste 2022)

Náutico 2×2 Fortaleza (Copa do Nordeste 2022)

Náutico 0x3 Fortaleza (Copa do Nordeste 2020)

Náutico 1×3 Fortaleza (Copa do Nordeste 2019)

Náutico 2×1 Fortaleza (Copa do Brasil 2012)

Leão busca manter bom desempenho da atual temporada. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Nico Hernández, atleta de 25 anos e alvo do Fortaleza para a atual temporada, foi anunciado oficialmente na tarde desta quinta-feira, 23, como o novo reforço do Internacional. O defensor estava há duas temporadas defendendo a camisa do clube paranaense, mas não integrava mais o planejamento da atual comissão técnica do Furacão.

Canhoto, rápido e versátil, o talentoso defensor do Athletico pode atuar como zagueiro e lateral-esquerdo, exatamente o perfil que Vojvoda deseja no Fortaleza. Nico Hernández possuía contrato válido com o Furacão até 30 de junho de 2024 e chegou a disputar uma Copa Libertadores da América anteriormente. A decisão final estava nas mãos do próprio zagueiro, que optou pela transferência para o Colorado.

Desde o início do atual mercado da bola, especulava-se que o Fortaleza anunciasse a contratação de um novo zagueiro canhoto ou que atue pelo lado esquerdo do campo. No entanto, as semanas foram passando, outros setores do time foram priorizados e a temporada acabou começando sem um novo defensor central. Ainda há expectativas por um novo reforço por parte da torcida tricolor e imprensa cearense.

Nico Hernández é o novo reforço do Colorado para 2023. Foto: ASCOM Inter.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

No 2° mês de temporada do Fortaleza em 2023, duas baixas importantes já foram anotadas para o decorrer do ano. Na disputa de várias competições, como Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e o Brasileirão 2023, a maratona de jogos no calendário tricolor se torna muito puxada, o que envolve muitas partidas, e aumenta as chances de lesão dos atletas do plantel.

É o caso do atacante Moisés, que fraturou o 5° metatarso do pé direito logo no início da temporada. Na 1° partida do Campeonato Cearense, contra o Iguatu, o ponta se machucou em uma disputa de bola em uma lance de ataque. O Fortaleza não contava com uma lesão tão cedo na temporada, já que ainda tinha um calendário cheio. A lesão do atacante fez com que o clube reagisse rapidamente para procurar outro nome no mercado, o que resultou na contratação de um antigo conhecido da torcida, Júnior Santos.

Nesse meio tempo, o meia Lucas Crispim, que também já tinha sofrido com lesões, se machucou novamente, e ficou de fora de algumas partidas. Atualmente o atleta se encontra em transição física, após um estiramento na coxa direita. O atacante Pedro Rocha também desfalca o elenco do tricolor, sendo seu caso o mais grave. Na partida contra o Bahia pela Copa do Nordeste, o ponta tentou se reposicionar para dar um passe que resultou em gol, o qual foi anulado de forma equivocada, mas, no lance, o atleta acabou rompendo o Ligamento Cruzado Anterior (LCA). A previsão de volta do atleta ao gramados é de oito meses.

Moisés, na partida em que se lesionou, contra o Iguatu. Foto: Mateus Lotif.