O Fortaleza entra em campo na noite desta quinta-feira, 2, às 21h (horário de Brasília), em sua grande decisão contra o Deportivo Maldonado, pelo jogo de volta da segunda etapa preliminar da Copa Libertadores da América. Em busca da classificação para a fase de grupos da maior competição de clubes de futebol da América do Sul, o Leão de Juan Pablo Vojvoda precisa da vitória de qualquer forma.
O comandante técnico argentino do Fortaleza decidiu iniciar a partida com a seguinte escalação: Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules, Calebe e Pochettino; Romarinho e Thiago Galhardo. Ao que tudo indica, o Leão deve enfrentar o Deportivo Maldonado em um 4-4-2 mais ofensivo, com dois meias de criação. A principal novidade do time é a ausência de Lucas Esteves até mesmo do banco de reservas, por motivos de contusão muscular.
Para disputar a tão sonhada decisão pela vaga na fase de grupos contra o Cerro Porteño, que venceu seu confronto e já está definido como o próximo adversário do Fortaleza, caso avance, é necessário que o Leão derrote o Deportivo Maldonado na Arena Castelão. Se um novo empate persistir, a vaga será definida nos pênaltis, e, caso o Tricolor do´Pici seja eliminado nesta fase da da Libertadores, não terá direito de participar nem mesmo da Copa Sul-Americana. A partida irá definir o destino da equipe de Vojvoda na temporada.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
Ainda em 2022, o Fortaleza havia intensificado os trabalhos na atual janela de transferências para contar com o futebol do até então “camisa 10” do Atlético-GO, Wellington Rato. Após semanas de negociações, a situação acabou se tornando mais uma das novelas do futebol brasileiro, pois o jogador estava indeciso quanto à sua transferência para o Leão ou São Paulo. Diante disso, mesmo após ter formalizado proposta, o Tricolor do Pici anunciou que estava interrompendo as tratativas.
O ex-alvo do Fortaleza no mercado da bola, foi, portanto, anunciado no São Paulo de Rogério Ceni, conforme seu desejo desde o início, e vem se destacando neste início de temporada. No entanto, por meio de entrevista concedida à Rádio Bandeirantes de Goiânia, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, revelou que o clube paulista ainda não efetuou o pagamento pelo meia e não descartou “buscar outras alternativas” para resolver a situação.
O Leão do Pici ofereceu R$ 5 milhões à vista ao Dragão e propôs contrato de três anos a Wellington Rato. Em outra entrevista concedida anteriormente à BandNews Goiânia, o presidente do Rubro-Negro Goiano confirmou que a melhor proposta recebida foi apresentada pelo Fortaleza. O valor final da transferência do meio-campista foi de R$ 5 milhões parcelados. A decisão de se transferir para o clube paulista foi tomada pelo próprio atleta.
Ainda não há detalhes do que Adson Batista quis dizer com “outras alternativas”, mas é possível que o Atlético-GO procure meios jurídicos para resolver a questão que acabou gerando polêmica entre os torcedores nas redes sociais. Apesar de ídolo, a relação de Rogério Ceni com a diretoria do São Paulo está bastante desgastada, principalmente pelo alto padrão exigido pelo treinador diante das dívidas acumuladas do gigante do futebol brasileiro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
O Fortaleza entra em campo na noite desta quinta-feira, 2, pelo que promete ser um de seus maiores desafios de toda a temporada. Na Arena Castelão, o Leão de Juan Pablo Vojvoda irá receber a equipe do Deportivo Maldonado às 21h, no horário de Brasília, pela grande decisão da segunda fase preliminar da Copa Libertadores da América 2023. O presidente do clube uruguaio, Sebastian Tejera, concedeu entrevista exclusiva ao Sou Fortaleza, através do jornalista Jean Dantas, e revelou como o Tricolor do Pici se tornou referência para seu time no futebol sul-americano.
“Sem dúvidas, sim (é referência). O Fortaleza começou sua carreira internacional (na Libertadores) no ano passado e repetiu (na atual temporada). Não é pouco para um time que não está entre os maiores (do futebol brasileiro) jogar duas competições em seguida, há mérito. Nosso objetivo para o ano que vem é voltar. Que seja para uma Copa Libertadores, mas, voltar a jogar uma competição da CONMEBOL. Mas, sim, há questões (do Fortaleza) a serem observadas e consideradas em nossos objetivos para continuar jogando neste nível e no nível sul-americano”, afirmou o Presidente do Deportivo Maldonado, Sebastian Tejera.
O Deportivo Maldonado foi o primeiro clube do Uruguai a incorporar o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), em 2009. Desde então, a gestão deu início aos processos de investimentos em categorias de base para, no futuro, montar um elenco de jogadores que consiga competir a nível profissional. Dez anos depois, a equipe uruguaia alcançou o acesso para a primeira divisão do país.
Três anos após integrar a elite do futebol uruguaio, o clube de Maldonado conquistou, pela primeira vez em sua história, a classificação para a Libertadores após encerrar o Campeonato Uruguaio com a terceira melhor campanha geral. Sebastian Tejera é um dos grandes responsáveis pela ascensão do Deportivo, dando continuidade e desenvolvimento ao projeto desde que assumiu o principal cargo executivo, em janeiro de 2022.
Para disputar a tão sonhada decisão pela vaga na fase de grupos contra o Cerro Porteño, que venceu seu confronto e já está definido como o próximo adversário do Fortaleza, caso avance, é necessário que o Leão derrote o Deportivo Maldonado na Arena Castelão. Se um novo empate persistir, a vaga será definida nos pênaltis, e, caso o Tricolor do´Pici seja eliminado nesta fase da da Libertadores, não terá direito de participar nem mesmo da Copa Sul-Americana. A partida irá definir o destino da equipe de Vojvoda na temporada.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.