Sou Fortaleza

“Alvo de Coudet”; Fortaleza recebe investida de Atlético-MG por artilheiro do clube em 2023

Foto: Pedro Souza.

Desde a abertura da atual janela de transferências, o Fortaleza movimentou o mercado da bola em busca de reforços que chegassem ao Pici para agregar qualidade ao elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Apesar de ter contratado dez atletas para 2023, o período reservado para negociações sempre pode surpreender com saídas inesperadas e propostas irrecusáveis. Nas últimas semanas, o Leão recebeu sondagens do Atlético-MG pelo artilheiro do clube, Thiago Galhardo.

De acordo com informações do renomado jornalista brasileiro Paulo Vinícius Coelho, o atual técnico do Galo, Eduardo Coudet, havia definido o camisa 91 do Fortaleza como o principal alvo para reforçar seu ataque em 2023, porém, apesar das conversas terem sido iniciadas, o acordo não avançou e sua transferência foi descartada. Galhardo e o treinador do Atlético-MG já trabalharam juntos anteriormente no Celta de Vigo, clube da primeira divisão da Espanha.

Neste início de temporada do Fortaleza, um jogador do elenco tem se destacado com a camisa vermelha, azul e branca: Thiago Galhardo. O atleta de 33 anos é o artilheiro do Tricolor do Pici em 2023. O atacante possui apenas 11 partidas disputadas até o momento, mas já igualou o mesmo número de gols do ano passado, com sete bolas na rede. Em 2022, ele precisou de 21 jogos para chegar a esta marca.

Apesar do interesse do Atlético-MG, Thiago Galhardo não deve deixar o Leão. Foto: ASCOM Fortaleza EC.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Ainda em 2022, o Fortaleza havia intensificado os trabalhos na atual janela de transferências para contar com o futebol do até então “camisa 10” do Atlético-GO, Wellington Rato. Após semanas de negociações, a situação acabou se tornando mais uma das novelas do futebol brasileiro, pois o jogador estava indeciso quanto à sua transferência para o Leão ou São Paulo. Diante disso, mesmo após ter formalizado proposta, o Tricolor do Pici anunciou que estava interrompendo as tratativas.

O ex-alvo do Fortaleza no mercado da bola, foi, portanto, anunciado no São Paulo de Rogério Ceni, conforme seu desejo desde o início, e vem se destacando neste início de temporada. No entanto, por meio de entrevista concedida à Rádio Bandeirantes de Goiânia, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, revelou que o clube paulista ainda não efetuou o pagamento pelo meia e não descartou “buscar outras alternativas” para resolver a situação.

O Leão do Pici ofereceu R$ 5 milhões à vista ao Dragão e propôs contrato de três anos a Wellington Rato. Em outra entrevista concedida anteriormente à BandNews Goiânia, o presidente do Rubro-Negro Goiano confirmou que a melhor proposta recebida foi apresentada pelo Fortaleza. O valor final da transferência do meio-campista foi de R$ 5 milhões parcelados. A decisão de se transferir para o clube paulista foi tomada pelo próprio atleta.

Ainda não há detalhes do que Adson Batista quis dizer com “outras alternativas”, mas é possível que o Atlético-GO procure meios jurídicos para resolver a questão que acabou gerando polêmica entre os torcedores nas redes sociais. Apesar de ídolo, a relação de Rogério Ceni com a diretoria do São Paulo está bastante desgastada, principalmente pelo alto padrão exigido pelo treinador diante das dívidas acumuladas do gigante do futebol brasileiro.

Rato é um dos principais destaques do São Paulo em 2023. Foto: Rubens Chiri.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Após um longo período reservado para sua manutenção, o Fortaleza enfim voltou a entrar em campo na Arena Castelão. O estádio foi entregue na manhã da última terça-feira, 28, pelo Governador do Estado, Elmano de Freitas, e sua vice, Jade Romero, os políticos foram os responsáveis pela apresentação do novo espaço, que conta com melhorias e, sobretudo, um gramado completamente renovado para receber partidas oficiais. 

No entanto, após a partida contra o Deportivo Maldonado pela grande decisão da segunda fase preliminar da Copa Libertadores da América 2023, jogadores do Fortaleza não fizeram nenhum elogio ao novo “tapete” do Castelão. Ao contrário, quando questionado, o artilheiro do Tricolor do Pici na atual temporada, Thiago Galhardo, pontuou diversas questões sobre o gramado.

Nós treinamos de um jeito e foi nos apresentado para o jogo de uma outra forma, um pouco mais baixo. Tem muita areia ainda, é um lugar onde nós nos sentimos muito bem, diante do nosso torcedor, mas eu acho que pelo tempo que teve para poder se preparar, poderia ter se preparado melhor. Nos falaram que em trinta dias vão entregar da forma como a gente espera e deseja, torço para que isso aconteça. Não é uma reclamação, é uma constatação. Eu acho que pode melhorar para que possa ter menos areia e que a bola possa rolar e não quicar tanto, como tem acontecido”, afirmou o camisa 91 do Fortaleza, em entrevista coletiva pós-jogo.

Outro atacante que marcou na última quinta-feira, 2, Guilherme, também concedeu breve entrevista ao Esporte O Povo e declarou sua opinião sobre o novo gramado da principal praça esportivo do estado. Mais retraído, o jogador de 27 anos não quis se comprometer, mas protagonizou lance em que arrancou uma quantidade considerável de terra do Castelão em uma oportunidade clara de gol, momentos antes de balançar as redes pela primeira vez com a camisa do Leão.

Não é um gramado perfeito. Eu também nunca tinha jogado aqui. Foi o meu primeiro jogo. Então, eu não sei como era ano passado. Independente do gramado ou não, a gente colocou a bola no chão e o importante foi a classificação”, declarou o atacante que chegou ao Pici por empréstimo, até o final de 2023.

A reforma do Castelão foi iniciada em novembro de 2022 sob responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Para além do gramado do estádio, reformas nos banheiros, vestiários, iluminação e telões foram priorizadas, mas os espaços reservados para os torcedores, principalmente os populares, ainda continuam a ser negligenciados pelos órgãos responsáveis.

Galhardo não hesitou ao falar sobre o estado do gramado da Arena Castelão. Foto: Reprodução/TV Leão.