Na noite do último sábado, 4, o Fortaleza sofreu sua primeira derrota na temporada e na Copa do Nordeste 2023. Além de perder o 100% de aproveitamento, o Leão de Vojvoda viu a sua sequência de 19 partidas de invencibilidade no Nordestão chegar ao fim após a vitória do ABC pelo placar de 2 a 0, em partida realizada no estádio Frasqueirão.
O atual campeão do Nordeste venceu a última edição do torneio de forma invicta. Antes deste sábado, a última vez em que o Fortaleza havia sido derrotado na competição foi no dia 23 de março de 2021, quando o Tricolor do Pici foi derrotado pelo Santa Cruz, na Arena Castelão, por 1 a 0. No entanto, isso não abalou a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, que viria a conquistar 13 vitórias e seis empates em sequência, além de levantar a taça da maior competição regional de clubes do futebol brasileiro.
A primeira derrota na atual edição da Copa do Nordeste faz com que o Fortaleza permaneça com seis pontos. A equipe venceu o Campinense e o Sergipe nos dois compromissos anteriores e é líder do Grupo A. O ABC, por sua vez, ocupa agora a vice-liderança do Grupo B e adquiriu confiança após uma das maiores vitórias da temporada. Na próxima rodada, o Fortaleza entra em campo contra a equipe do Bahia, enquanto o ABC tem confronto marcado diante do Sampaio Corrêa.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
O Fortaleza segue movimentando o mercado de transferências nacional em busca da qualificação máxima do grupo de jogadores que estará a disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda no que promete ser uma das temporadas mais difíceis da história do Leão desde que voltou à elite do futebol nacional. Após a rescisão contratual de Bernardi, o Tricolor de Aço agiu rápido e está a detalhes de anunciar oficialmente o meia Calebe, do Atlético-MG, como seu novo “camisa 10”.
As negociações estão avançadas e as diretorias de Fortaleza e Atlético-MG devem definir a transferência por, aproximadamente R$ 6 milhões. De acordo com informações de alguns veículos da imprensa de Minas Gerais, o Leão irá exercer a compra de 50% dos direitos econômicos do jogador, enquanto o Galo irá manter 20% e o São Paulo o restante da porcentagem referente ao jogador de 22 anos.
Embora tenha disputado uma Copinha pelo Atlético-MG e disputado o primeiro jogo como profissional pelo clube mineiro, Calebe é uma revelação do São Paulo. O meia chegou em Minas Gerais em 2019, comprado pelo Alvinegro por cerca de 500 mil reais. Desde então, consagrou-se campeão da Série A e da Copa do Brasil de 2021. O jovem meio-campista surge como uma reposição após as saídas de Lucas Lima, Matheus Vargas e Otero.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
O Fortaleza teve que lidar com polêmicas, ameaças e incertezas durante as negociações pela contratação de seu novo camisa 9, “El Gato” Lucero. O Colo-Colo, ex-clube do atacante, fez jogo duro até onde foi possível, mas nada impediu que o Leão anunciasse o jogador de forma oficial e definitiva, mesmo diante da insistência do clube chileno em manter o discurso de que irá recorrer à FIFA e meios jurídicos.
De acordo com o jornal AS Chile, muito antes do interesse do Fortaleza no atacante, o Colo-Colo não havia pago a primeira parte do valor da transferência do argentino, acordado em duas parcelas de 450 mil dólares. Dessa forma, caso a situação realmente for para julgamento na FIFA, este será a grande “carta na manga” de Lucero e seus representantes para defender seus interesses na justiça.
Em dezembro de 2022, o gigante da América do Sul havia anunciado que havia exercido oficialmente a compra do atual jogador do Fortaleza e que o novo contrato seria válido até o final de 2025. Ainda segundo a apuração do AS, é um consenso entre ambas as partes que a realização do pagamento não ocorreu. Porém, há um desacordo. A diretoria do Colo-Colo afirma que toda a situação foi resolvida antes mesmo do início da atual temporada, no entanto, o staff de Lucero garante que nenhum contrato foi assinado com a suposta duração alegada pelo clube chileno.
O Tricolor de Aço anunciou Juan Martín Lucero no dia 13 de janeiro e “El Gato” assinou contrato com o Fortaleza por três temporadas. O clube fez a aquisição de 100% dos direitos econômicos do atacante e estava preparado para enfrentar quaisquer multas ou punições resultantes das negociações, mesmo agindo dentro da normalidade jurídica desde o início. A diretoria do Colo-Colo não descarta insistir no processo nos próximos anos.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.