Sou Fortaleza

“EL JEFE!” Vojvoda irá fazer história pelo Fortaleza no Clássico das Cores; entenda

fortaleza-vojvoda
Foto: Thiago Gadelha/SVM.

Após o desfecho das negociações entre Fortaleza e Juan Pablo Vojvoda que definiram a sua permanência no clube, o argentino se tornou, oficialmente, um dos técnicos mais bem pagos da elite do futebol brasileiro. O investimento, no entanto, é consequência do trabalho vitorioso das duas últimas temporadas, que chegou, inclusive, a atrair a atenção de times gigantes do cenário nacional. Prestes a disputar mais uma decisão à frente do Tricolor no próximo domingo, 19, “El Jefe” irá escrever ainda mais história.

O confronto de volta entre Fortaleza e Ferroviário pela semifinal do Campeonato Cearense 2023 será especial para Juan Pablo Vojvoda. Quando a bola rolar pelo Clássico das Cores, o treinador argentino irá completar 139 jogos oficiais no comando do Leão e será o quarto técnico com maior número de jogos à frente do clube do Pici em todos os seus 104 anos de história.

Após alcançar a marca inédita, “El Jefe” pode ir ainda mais além. Juan Pablo Vojvoda irá comandar o Fortaleza por, no mínimo, 59 partidas já garantidas na temporada de 2023. Até o fim de seu contrato com o clube do Pici, válido até o fim de 2024, o atual comandante técnico do Tricolor pode se tornar um dos maiores ídolos de todos os tempos. Para isso, terá que superar Moésio Gomes, que soma 229 jogos disputados como treinador do Tricolor de Aço.

Ao final da temporada, Vojvoda se tornará o segundo técnico com mais partidas na história do Leão. Foto: Karim Georges.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após a derrota para o Cerro Porteño e a despedida da Copa Libertadores da América, o Fortaleza não perdeu tempo e já intensificou as preparações para dar continuidade a uma temporada da melhor forma possível. Para isso, o clube do Pici voltou a analisar o mercado da bola com o objetivo reforçar o elenco comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Gabriel Barros, camisa 10 do Ituano, tem sido vinculado ao Leão nos últimos dias, mas a disputa pelo jogador promete ser das maiores.

Gabriel é bem avaliado pelo Santos de Odair Hellmann, que chegou a realizar uma oferta de empréstimo pelo jovem meio-campista, mas acabou sendo recusada pelo Ituano. O clube do interior de São Paulo possui interesse apenas na venda definitiva de sua estrela, avaliada em cerca de R$ 2 milhões. Semanas atrás, o Botafogo esteve muito próximo de acertar com o jogador de 21 anos, mas as negociações foram interrompidas após desentendimentos entre ambas partes.

O alvo do Fortaleza para 2023 foi revelado no próprio Ituano, mas possui passagem pelo Flamengo por empréstimo e foi integrado ao sub-20 do clube carioca até dezembro de 2020. Ele chegou ao Rubro-Negro como um possível “novo Gabriel Martinelli”, artilheiro do Arsenal, atual líder do Campeonato Inglês, mas não agradou a comissão técnica e retornou ao clube paulista.

gabriel-barros-fortaleza
Gabriel Barros é um dos destaques do Paulistão 2023. Foto: Cris Mattos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Apesar da eliminação na Libertadores, o Fortaleza não faz um início de temporada ruim. Em 17 partidas disputadas até o presente momento de 2023, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda saiu de campo derrotada em apenas cinco ocasiões, além de dois empates. Entretanto, os últimos quatro jogos disputados pelo Tricolor vem chamando a atenção da torcida e imprensa cearense de forma negativa: após mais de oito meses, o clube voltou a enfrentar uma sequência negativa.

A derrota para o Cerro Porteño por 2 a 1, em partida realizada no Estádio General Pablo Rojas, no Paraguai, fez com que o Fortaleza chegasse à marca de quatro jogos consecutivos sem vitória, o que não se repetia desde julho de 2022. O Leão perdeu para o rival, Ceará, na Copa do Nordeste, em seguida foi derrotado pelo clube paraguaio, no Castelão, na partida seguinte empatou com o Ferroviário pelo Estadual e nesta quinta-feira, 16, foi superado novamente por “El Ciclón“.

Ainda em 2022, entre 25 de junho e 13 de julho, o Fortaleza permaneceu seis partidas sem conquistar uma vitória sequer na temporada. Na ocasião, o Leão de Vojvoda sofreu quatro derrotas para Atlético-MG, Coritiba, Estudiantes-ARG e Ceará, de dois empates, diante de do mesmo Estudiantes e Palmeiras.

Fortaleza irá entrar em campo novamente na noite do próximo domingo, 19, às 18h30, contra o Ferroviário, pelo jogo de ida da semifinal do “Manjadinho“. Este promete ser o maior Clássico das Cores dos últimos anos, já que a atual equipe do Tubarão da Barra vem apresentando um grande início de temporada. Erick Pulga e Ciel são as grandes esperanças do último obstáculo do Tricolor do Pici antes conquistar a classificação para mais uma final de Campeonato Cearense.

fortaleza-cerro-porteno
Em sua partida mais recente da temporada, Leão sofreu nova derrota para o Cerro Porteño. Foto: Mateus Lotif.