O Fortaleza derrotou o Atlético-MG por 2 a 1 em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023, na noite deste sábado. No primeiro tempo, em que ambas as equipes se estudaram cuidadosamente, o Fortaleza permitiu que o Atlético ditasse o ritmo em campo e tivesse maior dominância em campo. Apesar de não representar uma ameaça significativa, a estratégia atual do Fortaleza sob o comando do técnico Juan Pablo Vojvoda envolve uma abordagem mais medida e estudada na primeira etapa, preparando o terreno para um desempenho mais forte no segundo tempo. E foi exatamente o que aconteceu. No segundo tempo, o Fortaleza voltou com mais determinação, com o jovem meio-campista Hercules realizando uma atuação incrível.
Foi em uma jogada bem executada que o Fortaleza abriu o placar. Após controlar a bola no meio-campo, Tinga a passou para Galhardo, que recebeu pela direita e cruzou para a pequena área. Jemerson desviou involuntariamente a bola com um toque, fazendo-a chegar à cabeça de Pochettino, que marcou, abrindo o placar em 1 a 0 para o Leão. Logo em seguida, o Fortaleza se tornou mais dinâmico no ataque e, após falta sofrida por Thiago Galhardo, Bruno Pacheco cruzou a bola na área, onde Titi cabeceou para Tinga finalizar de dentro da área penal.
Saravia, do Atlético-MG, recebeu um cartão vermelho por impedir uma oportunidade de gol como último defensor. Alan Kardec, que retornava de lesão, descontou para o Atlético, mas o placar final permaneceu em 2 a 1 a favor do Leão do Pici. O Fortaleza agora se prepara para mais um compromisso internacional, pela Copa Sul-Americana, na qual já está classificado para a próxima fase, e enfrenta o Palestino, no Chile, pela última rodada da fase de grupos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Oito meses após a grave lesão que afastou o atacante do Fortaleza dos gramados ainda durante o seu empréstimo para o futebol coreano, Renato Kayzer está cada vez mais próximo de entrar em campo e a previsão é que seu retorno ao futebol ocorra no segundo semestre de 2023. Em reta final de recuperação pós-cirurgia, o atacante de 27 anos irá utilizar as instalações do Atlético-GO, seu ex-clube, para voltar às condições físicas ideais.
Entretanto, o atacante pode acabar encaminhando seu futuro durante sua estadia em Goiás. De acordo com informações do Jornal O POVO, caso haja interesse da parte do Atlético-GO em contar com o futebol de Renato Kayzer para a sequência da Série B do Brasileirão, o Fortaleza não deve dificultar o acordo por um empréstimo junto ao Dragão, principalmente pela boa relação entre os Presidentes Marcelo Paz e Adson Batista. O antigo camisa 79 do Leão do Pici ainda possui contrato válido com o clube até dezembro de 2025.
Defendendo a camisa do Fortaleza, em 2022, Renato Kayzer disputou 23 jogos, marcou três gols e serviu duas assistências. Ele foi contratado junto ao Athletico-PR sob grandes expectativas e com status de reforço mais caro da história do futebol cearense, mas não conseguiu se adaptar ao Pici. A falta de minutos em campo com “El Jefe” Vojvoda causou bastante insatisfação ao atacante, que teria manifestado seu descontentamento mais de uma vez, desgastando a relação entre atleta, comissão técnica e diretoria.
VOCÊ VIU? Fortaleza é comunicado, Torres acerta rescisão com Atlético-GO e aguarda pela definição de seu futuro
Cada vez mais próximo da reabertura do mercado da bola, o Fortaleza e os demais clubes do futebol brasileiro seguem intensificando o trabalho de análise nos bastidores para encaminhar a contratação de novos reforços para a sequência da temporada e definir a situação de jogadores que não serão aproveitados em 2023. Emprestado pelo Leão no início da temporada, o atacante Igor Torres não conseguiu se firmar na equipe titular do Atlético-GO e aguarda pela definição de seu futuro.
De acordo com informações do jornalista Felipe André, Torres, que pertence ao Fortaleza mas estava cedido ao Atlético-GO por meio de empréstimo para a disputa da atual edição da Série B do Campeonato Brasileiro, não faz parte do planejamento do técnico Alberto Valentim para o restante da temporada e, diante disso, sua rescisão contratual foi acertada junto ao Dragão.
O atacante de 23 anos, porém, não deve retornar ao Fortaleza. Após encerrar sua passagem pelo clube goiano, Torres despertou o interesse da Ponte Preta e a equipe comandada pelo técnico Felipe Moreira já iniciou as negociações com o objetivo de garantir a contratação do atacante para reforçar o seu setor ofensivo. A Macaca aguarda apenas pela reabertura do mercado de transferências para definir o acordo pelo jogador.
Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.