Sou Fortaleza

URGENTE! Vojvoda é acionado de última hora e Fortaleza tem novo desfalque por lesão em 2023

fortaleza-vojvoda
Foto: GettyImages.

Após duas derrotas consecutivas, o Fortaleza voltou a vencer em 2023 ao aplicar 3 a 0 no Bahia em partida válida pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Entretanto, nem todos os aspectos da vitória foram positivos. A assessoria do clube do Pici informou na tarde desta quarta-feira, 15, que o atacante Pedro Rocha sofreu uma entorse no joelho esquerdo durante o jogo e deve ser desfalcar o Leão em seus próximos compromissos da atual temporada.

Ainda de acordo com a assessoria do Fortaleza, o camisa 32 sentiu o joelho na reta final da partida contra o Esquadrão. Pedro Rocha deve realizar exames médicos o mais breve possível para uma avaliação completa, mas segue em observação do Departamento Médico do clube. No desembarque do plantel do Tricolor do Pici, na tarde desta quarta-feira, 15, o ponta-esquerda chegou à capital cearense em uma cadeira de rodas. A situação preocupa a comissão técnica.

Ainda não há novos detalhes sobre a gravidade da contusão sofrida pelo atacante do Fortaleza. No entanto, ao que tudo indica, o jogador deve ficar indisponível para a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda por um tempo considerável, principalmente se for constada algum tipo de rompimento nos ligamentos de seu joelho. Nesse caso, Pedro Rocha teria que ser submetido a um procedimento cirúrgico e ficaria afastado dos gramados por meses.

Pedro Rocha irá se juntar a Lucas Crispim no Departamento Médico do Leão. Foto: Leonardo Moreira.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza segue trabalhando para suprir todas as necessidades do elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Conforme foi noticiado anteriormente, o Tricolor do Pici demonstrou interesse na contratação do zagueiro Nicolás Hernández. Agora, ao que tudo indica, o Leão avançou nas tratativas junto ao Athletico-PR e o jogador está cada vez mais próximo de vestir a camisa vermelha, azul e branca em 2023.

De acordo com informações da GOAL, o “xerife” colombiano de 25 anos foi liberado pela diretoria do Furacão para discutir as possibilidades de acerto com o Fortaleza. Inicialmente, a demanda salarial do zagueiro foi considerada elevada, mas a negociação não foi interrompida e todas as partes envolvidas estão determinadas a concretizar o empréstimo de Hernández até o final da atual temporada.

Canhoto, rápido e versátil, o talentoso defensor do Athletico pode atuar como zagueiro e lateral-esquerdo, exatamente o perfil que Vojvoda deseja no Fortaleza. Nico Hernández possui contrato válido com o clube paranaense até 30 de junho de 2024 e também acumula passagens por Real Santander, Santa Fe e Atlético Nacional. O atleta já disputou a Copa Libertadores da América anteriormente e chegou a ser muito bem avaliado no Furacão antes de perder espaço na equipe titular.

Desde o início do atual mercado da bola, especulava-se que o Fortaleza anunciasse a contratação de um novo zagueiro canhoto ou que atue pelo lado esquerdo do campo. No entanto, as semanas foram passando, outros setores do time foram priorizados e a temporada acabou começando sem um novo defensor central. O jogador colombiano seria a grande solução para o setor defensivo de Vojvoda.

Nicolás Hernández pode se tornar zagueiro do Leão em 2023. Foto: Gustavo Oliveira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza entrou em campo na última terça-feira diante do Bahia, em partida realizada na Arena Fonte Nova. Contra um dos adversários mais duros da Copa do Nordeste, o Leão não se intimidou jogando fora de casa e aplicou o placar de 3 a 0 sobre o Esquadrão. A vitória significou muito mais do que apenas mais três pontos somados, o Tricolor do Pici não vencia o Esquadrão em Salvador desde 1982.

Naquele ano, o Fortaleza disputava o antigo Torneio dos Campeões e a sua última vitória contra a equipe do Bahia foi pelo placar de 1 a 0. Após essa vitória no clássico entre Tricolores de Aço, 15 partidas foram disputadas entre os gigantes do Nordeste nos domínios do Esquadrão, com nove triunfos do time baiano e seis empates.

Em 2023, no entanto, história foi escrita pela equipe comandada pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. Após duas derrotas consecutivas na atual temporada, o Fortaleza se reergueu contra o Esquadrão e colocou um fim ao tabu de mais de 40 anos sem uma vitória sequer nos domínios do Bahia. Thiago Galhardo, Romarinho e Marcelo Benevenuto foram os autores dos gols do Leão.

Ao todo, o confronto entre Tricolores de Aço protagonizado por Fortaleza e Bahia possui 42 partidas oficiais. O clube baiano é o maior vencedor da clássico regional, com 14 vitórias, mas o Leão não está distante. Ao contrário, o último triunfo do time do Pici fez com que a vantagem fosse reduzida para apenas um jogo.

Após a vitória, o Fortaleza volta a entrar em campo diante da equipe do CSA, na próxima sexta-feira, 17, novamente pelo Nordestão. Esta será a última partida do Tricolor antes de estrear na Copa Libertadores da América contra o Deportivo Maldonado-URU, com o objetivo de conquistar a tão sonhada classificação para a fase de grupos da competição internacional.

Galhardo abriu o placar para o Leão na Arena Fonte Nova. Foto: Mateus Lotif.