Sou Fortaleza

“Zagueiro de Libertadores”; Fortaleza avança em negociações por xerife colombiano de 25 anos

Foto: Juan Mabromata/AFP

O Fortaleza segue trabalhando para suprir todas as necessidades do elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Conforme foi noticiado anteriormente, o Tricolor do Pici demonstrou interesse na contratação do zagueiro Nicolás Hernández. Agora, ao que tudo indica, o Leão avançou nas tratativas junto ao Athletico-PR e o jogador está cada vez mais próximo de vestir a camisa vermelha, azul e branca em 2023.

De acordo com informações da GOAL, o “xerife” colombiano de 25 anos foi liberado pela diretoria do Furacão para discutir as possibilidades de acerto com o Fortaleza. Inicialmente, a demanda salarial do zagueiro foi considerada elevada, mas a negociação não foi interrompida e todas as partes envolvidas estão determinadas a concretizar o empréstimo de Hernández até o final da atual temporada.

Canhoto, rápido e versátil, o talentoso defensor do Athletico pode atuar como zagueiro e lateral-esquerdo, exatamente o perfil que Vojvoda deseja no Fortaleza. Nico Hernández possui contrato válido com o clube paranaense até 30 de junho de 2024 e também acumula passagens por Real Santander, Santa Fe e Atlético Nacional. O atleta já disputou a Copa Libertadores da América anteriormente e chegou a ser muito bem avaliado no Furacão antes de perder espaço na equipe titular.

Desde o início do atual mercado da bola, especulava-se que o Fortaleza anunciasse a contratação de um novo zagueiro canhoto ou que atue pelo lado esquerdo do campo. No entanto, as semanas foram passando, outros setores do time foram priorizados e a temporada acabou começando sem um novo defensor central. O jogador colombiano seria a grande solução para o setor defensivo de Vojvoda.

Nicolás Hernández pode se tornar zagueiro do Leão em 2023. Foto: Gustavo Oliveira.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza vem fazendo da atual janela de transferências uma das mais ativas em seus 104 anos de história. O Leão do Pici já realizou dez contratações para 2023, mas continua a procura de novos jogadores que possam acrescentar qualidade à equipe que disputará Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Libertadores da América.

De acordo com informações do jornalista Felipe Silva, do iG Esporte, ainda em dezembro de 2022, o Fortaleza realizou sondagens para analisar a situação do atacante Marinho no Flamengo, porém, as negociações não avançaram. O atacante, que também possui passagem pelo rival, Ceará, surgiria como mais uma oportunidade de mercado para o Leão, já que está sem espaço no Rubro-Negro.

O interesse do Fortaleza na contratação de Marinho confirma, mais uma vez, a estratégia do clube em seus movimentos no mercado de transferências. O atacante já possui familiaridade com a cidade e o futebol cearense, o que diminui consideravelmente os riscos de um “novo Renato Kayzer”, contratação mais cara da história do Tricolor de Aço, mas que não se adaptou no Pici. O atleta do Flamengo chegou a receber o prêmio de melhor jogador da Copa Libertadores 2020, quando foi vice-campeão em sua passagem pelo Santos.

Em baixa no Flamengo, Marinho segue com futuro indefinido. Foto: Gilvan de Souza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza entrou em campo na última terça-feira diante do Bahia, em partida realizada na Arena Fonte Nova. Contra um dos adversários mais duros da Copa do Nordeste, o Leão não se intimidou jogando fora de casa e aplicou o placar de 3 a 0 sobre o Esquadrão. A vitória significou muito mais do que apenas mais três pontos somados, o Tricolor do Pici não vencia o Esquadrão em Salvador desde 1982.

Naquele ano, o Fortaleza disputava o antigo Torneio dos Campeões e a sua última vitória contra a equipe do Bahia foi pelo placar de 1 a 0. Após essa vitória no clássico entre Tricolores de Aço, 15 partidas foram disputadas entre os gigantes do Nordeste nos domínios do Esquadrão, com nove triunfos do time baiano e seis empates.

Em 2023, no entanto, história foi escrita pela equipe comandada pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. Após duas derrotas consecutivas na atual temporada, o Fortaleza se reergueu contra o Esquadrão e colocou um fim ao tabu de mais de 40 anos sem uma vitória sequer nos domínios do Bahia. Thiago Galhardo, Romarinho e Marcelo Benevenuto foram os autores dos gols do Leão.

Ao todo, o confronto entre Tricolores de Aço protagonizado por Fortaleza e Bahia possui 42 partidas oficiais. O clube baiano é o maior vencedor da clássico regional, com 14 vitórias, mas o Leão não está distante. Ao contrário, o último triunfo do time do Pici fez com que a vantagem fosse reduzida para apenas um jogo.

Após a vitória, o Fortaleza volta a entrar em campo diante da equipe do CSA, na próxima sexta-feira, 17, novamente pelo Nordestão. Esta será a última partida do Tricolor antes de estrear na Copa Libertadores da América contra o Deportivo Maldonado-URU, com o objetivo de conquistar a tão sonhada classificação para a fase de grupos da competição internacional.

Galhardo abriu o placar para o Leão na Arena Fonte Nova. Foto: Mateus Lotif.