Sou Fortaleza

Craque do Fortaleza exalta torcida e revela “plano” para classificação na Libertadores: “Vantagem…”

fortaleza-comemora
Foto: Mateus Lotif.

Após vencer a equipe do Náutico pelo placar de 2 a 1 na partida de despedida do estádio Presidente Vargas da temporada do Fortaleza, todas as atenções estão voltadas para a grande decisão da segunda fase preliminar da Copa Libertadores da América, contra o Deportivo Maldonado, na Arena Castelão. No final da tarde desta quarta-feira, 1, o meia Tomás Pochettino foi o atleta escolhido para participar da coletiva de imprensa pré-jogo da maior competição de clubes de futebol da América do Sul.

Pochettino, um dos principais destaques do Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda em 2023, revelou suas impressões e expectativas para o que promete ser um dos maiores desafios do Tricolor do Pici em toda a temporada. Com mais de 50 mil torcedores já confirmados pela Assessoria de Comunicação do clube, o meio-campista comentou sobre o duelo de volta contra o Deportivo Maldonado.

“No ano passado, joguei contra o Fortaleza no Castelão e eu queria jogar com esses torcedores à favor e não contra, porque se via no ambiente um clima muito quente, muito lindo, com muitos gritos da torcida e isso para um jogador, obviamente, ajuda a lutar pelo clube. Queremos dar o máximo para passar de fase e há muita vontade de jogar amanhã com os torcedores à favor, como disse antes. Espera-se que tenham 55 mil pessoas já confirmadas, pelo que estão dizendo, e, obviamente, isso para um jogador de futebol e para nós, do Fortaleza, dá uma vantagem. Vamos dar o máximo para conseguir a vitória amanhã, no Castelão”, declarou o camisa 7 do Fortaleza.

O próximo compromisso do Fortaleza em 2023 promete ser um dos maiores desafios de toda a temporada. O Leão enfrentará o Deportivo Maldonado pela partida de volta da segunda fase preliminar da Copa Libertadores da América, às 21h (horário de Brasília) da próxima quinta-feira, 2. O jogo marcará o retorno da Arena Castelão como casa do Tricolor de Aço.

O Cerro Porteño, tradicional clube do Paraguai, voltou a vencer o Curicó Unido, do Chile, nesta terça-feira, 28, pelo placar de 1 a 0, o mesmo do jogo de ida, e conquistou sua classificação para a terceira fase preliminar da Libertadores.

Para disputar a tão sonhada decisão pela vaga na fase de grupos contra o Cerro Porteño, o Fortaleza precisa derrotar o Deportivo Maldonado por qualquer placar. Se um novo empate persistir, a vaga será definida nos pênaltis, e, caso o Tricolor do´Pici seja eliminado nesta fase da da Libertadores, não terá direito de participar nem mesmo da Copa Sul-Americana, o que seria um duro golpe diante do alto investimento realizado para 2023.

Pochettino
Pochettino é um dos principais jogadores do Leão em 2023. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Desde a abertura da atual janela de transferências, o Fortaleza buscou priorizar contratações pontuais e a definição do futuro de jogadores que não integravam o planejamento da comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda para 2023. Entre os nomes negociáveis pelo Leão, David da Hora teve seu empréstimo encaminhado pelo clube do Pici para o Juventude, com o objetivo de garantir minutos em campo para o jovem atacante.

Emprestado pelo Fortaleza, o atacante David da Hora foi o principal destaque do Juventude na na última segunda-feira, 27. Em um dos principais clássicos do futebol gaúcho, contra a equipe do Caxias, o jovem atacante de 23 anos marcou os dois gols da equipe comandada pelo técnico Celso Roth no empate por 2 a 2, no estádio Centenário. O jogador entrou em campo após o intervalo, seu time perdia por 1 a 0, e marcou dois gols decisivos.

David da Hora possui vínculo com o Fortaleza até dezembro de 2025. O atleta foi contratado ainda em 2022 e chegou a fazer parte do elenco principal do Leão, mas não recebeu oportunidades para apresentar seu futebol sob o comando de Vojvoda. Até o momento, o atacante atuou em dez partidas pela equipe do Juventude, totalizando 601 minutos em campo. Os dois gols no dérbi devem render novas chances como titular ao jovem camisa 11 do clube gaúcho.

David da Hora foi o grande destaque do Juventude no clássico do futebol gaúcho entre Juventude e Caxias. Foto: Gabriel Tadiotto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Diante das obras e melhorias iniciadas na Arena Castelão ainda em 2022, o Fortaleza passou a ter o Presidente Vargas como sua casa durante as primeiras rodadas do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste. Agora, a principal praça esportiva do futebol cearense está prestes a retornar para a temporada do Tricolor do Pici para o jogo de volta da Libertadores contra a equipe do Deportivo Maldonado. Durante a coletiva de imprensa da reabertura do estádio, o Governador do Estado, Elmano de Freitas decretou uma nova medida para evitar o desgaste sofrido nos últimos anos.

“Haverá um limite de jogos no Castelão. É um ponto de vista técnico. Quantidade grande de jogos dificulta a manutenção da qualidade do gramado. Precisamos estabelecer um teto de jogos e ver as alternativas de estádios. A Arena Romeirão certamente é uma delas. Mas precisamos ajustar calendário dos times com qualidade do gramado. Se não fizermos isso, teremos uma dificuldade lá na frente, isso acaba comprometendo o investimento que aqui foi feito, de mais de R$ 1,5 milhão”, afirmou o Governador do Estado do Ceará.

Além do novo gramado da Arena Castelão, vestiários e banheiros foram reestruturados. Aparelhos de ar-condicionado, camarotes e telões foram restaurados e a iluminação, um dos principais problemas da temporada passada, foi totalmente corrigida. A reforma foi iniciada em novembro de 2022 sob responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Arena Castelão passará a ter limite de jogos por temporada. Foto: Reprodução/ASCOM Fortaleza EC.