A CONMEBOL realizou a cerimônia de sorteio dos confrontos das oitavas da Copa Sul-Americana 2023 e o Fortaleza pôde conhecer seu próximo adversário no mata-mata do torneio. Nesta quarta-feira, 5, foram definidas as oito partidas que irão definir as equipes classificadas para as quartas de final de uma das principais competições de futebol da América do Sul.
Pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana 2023, o Fortaleza entrará em campo diante do vencedor do confronto entre Tigre-ARG e Libertad-PAR, válido pelos playoffs da competição. O Leão de Vojvoda irá disputar os primeiros 90 minutos do mata-mata fora de casa, na Argentina ou Paraguai, enquanto a decisão ficará reservada para a Arena Castelão. De acordo com o calendário preliminar da CONMEBOL, as partidas devem ser realizadas nos dias 2 (ida) e 9 (volta) de agosto e os horários devem ser anunciados posteriormente pela Confederação.
Além do Fortaleza, a atual edição da “Sula” conta com a presença de América-MG, Botafogo, Bragantino, Goiás e São Paulo como os representantes do futebol brasileiro nas oitavas de final. Em sua segunda experiência na competição continental, o Leão já superou sua última campanha, em 2020, ainda sob o comando do técnico Rogério Ceni, e busca chegar à tão sonhada final pela primeira vez em sua história.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Após o Fortaleza ter anunciado oficialmente as contratações de Marinho e Gonzalo Escobar, o clube do Pici segue em busca de novos reforços para o grupo de atletas à disposição do comandante técnico Juan Pablo Vojvoda. Conforme informado anteriormente, o Leão deu início aos contatos com o Santos para avaliar uma possível transferência do atacante Lucas Braga, de 26 anos, porém, ao que tudo indica, a concorrência pelo jogador promete ser das maiores.
De acordo com informações do UOL, o Chicago Fire, da Major League Soccer (MLS), o principal campeonato dos Estados Unidos, entrou na disputa pela contratação de Lucas Braga e chegou a formalizar uma proposta de empréstimo com opção de compra fixada ao Peixe. Ainda não há detalhes sobre os valores envolvidos nas tratativas entre o clube norte-americano e o Santos, mas uma decisão final sobre o futuro do jogador deve ser tomada nos próximos dias.
O Fortaleza formalizou uma proposta nos últimos dias pela transferência de Lucas Braga, mas os valores não alcançaram as demandas da diretoria do Santos. Diante disso, o Leão ofereceu uma lista de jogadores que poderiam ser envolvidos com o objetivo de fechar o acordo, mas os nomes não agradaram o clube paulista. A recente contusão do atacante fez com que as tratativas esfriassem, mas não há nada completamente descartado por nenhuma das partes.
Alvo do Fortaleza, Lucas Braga possui contrato válido com o Santos até 30 de abril de 2026 e o gigante do futebol brasileiro detém 80% dos direitos econômicos do jogador. As negociações ainda estão em andamento, porém, o investimento de 5 milhões de dólares, cerca de R$ 24 milhões na cotação atual, exigido pelo Peixe não parece realístico dentro das estratégias do Tricolor do Pici no mercado da bola. Vasco e Botafogo também demonstraram interesse no atacante no início da temporada, mas nada avançou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Ídolo e capitão do Fortaleza, Tinga está entre os melhores de sua posição na atual edição da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar das frequentes críticas da torcida tricolor, o defensor se tornou o único representante do clube do Pici na seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata 2023. Após 13 rodadas disputadas na elite do futebol nacional, o desempenho do jogador de 29 anos garantiu seu lugar entres os principais laterais-direitos do Brasil.
Titular absoluto da equipe comandada por “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda, Tinga está à frente de laterais renomados do futebol brasileiro como Fagner, Marcos Rocha e Mariano. Além do capitão do Fortaleza, compõem a seleção da Bola de Prata: o goleiro Lucas Perri (Botafogo); os zagueiros Adryelson e Victor Cuesta (Botafogo); o lateral-esquerdo Joaquín Piquerez (Palmeiras); os meio campistas Villasanti (Grêmio), Lucas Evangelista (Bragantino), Gerson (Flamengo) e Eduardo (Botafogo); os atacantes Tiquinho Soares (Botafogo) e Luis Suárez (Grêmio). O técnico é Renato Gaúcho, do Grêmio.
O Prêmio ESPN Bola de Prata é uma honraria anual que enaltece os melhores jogadores e técnicos do futebol brasileiro com base no somatório das médias de cada uma das rodadas do Brasileirão. Desde 2017, a pontuação é composta por 40% de estatísticas geradas pelo algoritmo da própria ESPN e 60% de notas de jornalistas selecionados. Caso mantenha o nível de atuação até o fim da Série A, Tinga pode se tornar o grande representante do Fortaleza na 54ª cerimônia da tradicional premiação do esporte nacional.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.