O Fortaleza entrou em campo na noite da última terça-feira, 27, apenas para cumprir tabela na Copa Sul-Americana 2023. Já classificado para as oitavas de final com uma rodada de antecedência, a equipe tricolor visitou o Palestino-CHI no estádio El Teniente e venceu os donos da casa pelo placar de 2 a 1, com gols de Lucas Crispim e Juan Martín “El Gato” Lucero, encerrando sua participação na fase de grupos do torneio internacional.
Após a classificação histórica, o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda garantiu o primeiro lugar do Grupo H, com 15 pontos somados em seis partidas disputadas, e aguarda apenas pelo sorteio de seu próximo adversário na Sul-Americana, que será definido na quarta-feira, 5, às 13h (horário de Brasília), na sede oficial da CONMEBOL, em Luque, no Paraguai. Antes disso, porém, o Leão precisa esperar pelo resultado dos “playoffs”, etapa em que os segundos colocados da “Sula” enfrentam as equipes eliminadas na terceira posição da Libertadores.
Com o encerramento da primeira fase da Sul-Americana e da Libertadores na noite da última quinta-feira, 29, todos as equipes classificadas já estão definidas. Os oito líderes de seus respectivos grupos serão colocados no Pote 1, enquanto as equipes que avançarem da etapa anterior estarão no Pote 2. Os jogos estão previstos para serem disputados nas semanas dos dias 19 (ida) e 26 (volta) de julho.
CONFIRA OS CONFRONTOS DOS PLAYOFSS DA COPA SUL-AMERICANA 2023
Estudiantes de La Plata-ARG x Barcelona de Guayaquil-EQU
Audax Italiano-CHI x Ñublense-CHI
Botafogo x Patronato-ARG
América-MG x Colo Colo-CHI
Tigre-ARG x Libertad-PAR
Universitario-PER x Corinthians
Emelec-EQU x Sporting Cristal-PER
San Lorenzo-ARG x Independiente Medellin-COL

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Após o Fortaleza ter anunciado oficialmente a contratação de Marinho, o clube do Pici segue trabalhando nos bastidores para encaminhar ainda mais reforços para o elenco de atletas à disposição do comandante técnico Juan Pablo Vojvoda na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Conforme informado anteriormente, o Tricolor de Aço iniciou as negociações pelo atacante Lucas Braga, do Santos, e parece estar disposto a propor alternativas à multa rescisória do jogador de 26 anos.
De acordo com informações do portal Diário do Peixe, o Fortaleza formalizou uma proposta nos últimos dias pela transferência de Lucas Braga, mas os valores não alcançaram as demandas da diretoria do Santos. Diante disso, o Leão ofereceu uma lista de jogadores que poderiam ser envolvidos com o objetivo de fechar o acordo, mas os nomes não agradaram o Peixe. A recente contusão do atacante do clube paulista fez com que as tratativas esfriassem, mas não há nada completamente descartado por nenhuma das partes.
Alvo do Fortaleza, Lucas Braga possui contrato válido com o Santos até 30 de abril de 2026 e o gigante do futebol brasileiro detém 80% dos direitos econômicos do jogador. As negociações ainda estão em andamento, porém, o investimento de 5 milhões de dólares, cerca de R$ 24 milhões na cotação atual, exigido pelo Peixe não parece realístico dentro das estratégias do Tricolor do Pici no mercado da bola. O clube paulista, porém, não vê o atacante como inegociável.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Cada vez mais próximo da reabertura da janela de transferências de julho, o Fortaleza já encaminhou as duas primeiras contratações que irão reforçar o elenco tricolor na disputa da Copa Sul-Americana e Série A do Brasileirão: o atacante Marinho e do lateral-esquerdo Gonzalo Escobar. O mercado, no entanto, também pode ocasionar saídas inesperadas, a exemplo do zagueiro Brayan Ceballos, que atraiu o interesse do América de Cáli-COL e pode deixar o Pici ainda em 2023.
De acordo com informações do jornalista colombiano Pipe Sierra, o zagueiro de 22 anos tem negociações avançadas com o tradicional clube da Colômbia e, ao que tudo indica, Ceballos está próximo de um acerto por um contrato de empréstimo válido por uma temporada com opção de compra fixada. O defensor do Fortaleza, portanto, se tornaria mais um reforço para a equipe comandada pelo técnico costa-riquenho Alexandre Guimarães.
Com cada vez menos oportunidades na equipe titular de “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda, Ceballos não deve ter sua saída dificultada pelo Fortaleza, já que o defensor colombiano não conseguiu apresentar um futebol consistentes com a camisa vermelha, azul e branca. Caso a transferência do zagueiro seja confirmada, a expectativa é que o Bernardo Schappo, contratado pelo Leão no início da atual temporada, receba minutos em campo, já que sequer estreou pelo clube do Pici.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.